Que me perdoem a compulsão, mas quem visita o blogger O SER DA MÚSICA com regularidade, pode observar a minha paixão pela música de Beethoven. E o que dizer dos concertos para piano e orquestra escritos pelo compositor alemão? Eles possuem uma linguagem que me envolve, segredam-me coisas grandes e ocultas. É música plena, absoluta. Não wagneriana (risos!). São o resultado da genialidade do mestre. Se não estou enganado ou me trai a memória, esta é a quarta postagem desses concertos aqui no blogger - Solti-Ashkhenazy, Abbado-Pollini, Van Kempen-Kempff e agora surge o extraordinário Gilels, sendo acompanhado por Szell. É assim: cai em minhas mãos a gravação, escuto, e a posto para a devida comparação. Esta gravação com o Gilels é formidável. Não chega, em minha opinião singela, a ser melhor que a do Pollini com o Abbado. Afirmo isso por uma questão de preferência. É que sou aficcionado pelo trabalho do Maurizio. Mas fica aqui a certeza de uma gravação imponente do Emil Gilels com George Szell. Vão os primeiros quatro concertos. O concerto número 5 - "Imperador" - está num CD em separado. Um bom deleite!
Ludwig van Beethoven (1770-1827) - Concertos para piano e orquestra números 1, 2, 3 e 4
Disco 1
Concerto para piano e orquestra No. 1 em C, Op. 15
01. I - Allegro con brio
02. II - Largo
03. III - Rondo (Allegro scherzando)
Concerto para piano e orquestra No. 2 em B flat, Op. 19
04. I - Allegro con brio
05. II - Adagio
06. III - Rondo (Molto allegro)
Disco 2
Concerto para piano e orquestra No. 3 em C menor, Op. 37
01. I - Allegro con brio
02. II - Largo
03. III - Rondo (Allegro-Presto)
Concerto para piano e orquestra No. 4 em G, Op. 58
04. I - Allegro moderato
05. II - Andante con moto
06. III - Rondo Vivace
Cleveland Orchestra
George Szell, regente
Emil Gilels, piano
BAIXAR AQUI CD1
BAIXAR AQUI CD2
*Se possível, deixe um comentário!
2 comentários:
Adorei conhecer seu blog!
Além do acervo excelente, gostei de os downloads serem pelo mediafire e pelo megaupload (está cada vez mais difícil usar o rapidshare...)
Gosto muito do Gilels nas sonatas de Beethoven, vamos ver agora nos concertos...
Fique à vontade, Evandro. De fato, o rapidshare está cada vez mais díficil. Até para quem tem uma conta a coisa é complicada. Assinei uma, mas as vantagens são mínimas. É por conhecer esses problemas, que os uploads são feitos pelo mediafiere e o megaupload, que são incoparavelmente superiores. Não quero expor os visitantes do blogger à raiva.
Saudações musicais!
Postar um comentário