quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Felix Mendelssohn - Violino Concerto in E minor, Op.64, Piano Trio No.1 in D minor, Op.49 e Sonata para Violino e Piano in F major

PQP andou a fazer elógios a Anne-Sophie Mutter - alguns encômios saíram até picantes, excessivamente picantes. PQP é uma figura histriônica - claro, no bom sentido! Não pude deixar de me manifestar nesse sentido. Afinal de contas, pela senhora Mutter eu nutro duas paixões: uma de ordem física e outra de ordem artística. Com relação à primeira colocação, teria a dizer que ela é simplesmente uma das minhas musas. Acho-a muito bela. Uso aqui um termo bem típico de Paulo Freire para afirmar que a "boniteza" da moça me atrai. Há outros nomes no mundo da música que chamam a atenção - e, atualmente, há muitos nomes que se destacam nesse quesito - Mullova, Jansen, Batiashvili, Grimaud, Hann, a maravilhosa da Anna Netrebko, Cecilia Bartoli e até mesmo a Julia Fischer. Estas foram as que eu conseguir lembrar. Sei lá! O fato é que o mundo da música erudita está cheio de beldades. Mas, em minha exclusividade, penso que nenhuma sobrepuje a senhora Mutter. Ela possui uma peculiaridade que me atrai. Atualmente está com 47 anos. Madura. Plena. É casada com Andre Previn, que já está na casa dos 80 anos. E em segundo lugar, Anne Sophie-Mutter é uma das mais respeitadas musicistas do mundo. Ela atingiu a maturidade. Possui rigor artístico. Em matéria de execução ao violino, ela é imbatível. Escolhi o opus 64 de Mendelssohn pela virtuosidade que a "música exige do músico". Este concerto para violino é um dos mais famosos que já foram escritos até hoje na história da música. Somente alguém com a competência da Mutter para dar-lhe o trato, o cuidado e o colorido sério e equilibrado que a música exige. Boa apreciação!

*Pequeno trecho do Op. 64 de Mendelssohn com Mutter no YOUTUBE.
*Página oficial de Anne Sophie-Mutter - AQUI.

Felix Mendelssohn (1809 - 1847) - Violino Concerto in E minor, Op.64, Piano Trio No.1 in D minor, Op.49 e Sonata para Violino e Piano in F major (1838) (without opus number)

Violino Concerto in E minor, Op.64
01. 1. Allegro molto appassionato [12:19]
02. 2. Andante [7:15]
03. 3. Allegretto non troppo - Allegro molto vivace [6:15]

Gewandhausorchester Leipzig
Kurt Masur, regente
Anne-Sophie Mutter, violino

Piano Trio No.1 in D minor, Op.49
04. 1. Molto allegro agitato [9:01]
05. 2. Andante con moto tranquillo [6:52]
06. 3. Scherzo (Leggiero e vivace) [3:38]
07. 4. Finale (Allegro assai appassionato) [8:10]

Anne-Sophie Mutter, violino
André Previn, piano
Lynn Harrell, violoncelo

Sonata para Violino e Piano in F major (1838) (without opus number)
08. 1. Allegro vivace [11:25]
09. 2. Adagio [7:14]
10. 3. Assai vivace [5:23]

Anne-Sophie Mutter, violino
André Previn, piano

BAIXAR AQUI

*Se possível, deixe um comentário!

9 comentários:

Milton Ribeiro disse...

Meu caro, mantendo seu estilo contido, PQP Bach apenas disse que COMERIA a moça!

Carlinus disse...

Que honra! Milton Ribeiro (ou PQP?) por aqui! E mais escrachado do que nunca. Não teria coragem para usar o termo supra usado pelo PQP. Seria o PQP uma alter ego do Milton Ribeiro, como aquelas almas literárias que moravam em Fernando Pessoa? Apenas uma curiosidade. Se já desconfiava disso, agora se tornou prova irrefutável.

Unknown disse...

Olha, vou dizer uma coisa, com todo respeito ao PQP BACH, mas depois que essa mulher trucidou as sonatas para violino de Beethoven nunca mais eu quiz saber de uma gravação dela. E olha que não sou gay.

___________
IvanRicardo

Carlinus disse...

Ivan, vi há alguns dias o seu comentário no PQP Bach. Percebo que você repetiu o mesmo depoimento aqui. Ainda não tive a oportunidade de ouvir as sonatas para violino de Beethoven com a senhora Mutter. Explique-me mais detalhadamente os motivos de sua indisposição para com essa alemã garba.

Saudações musicais e obrigado pelo comentário!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Prezado Carlinus,

Você não faz idéia de como eu admiro a criação artística de Beethoven. Há alguns anos que venho fazendo uma integral particular de sua obra, com a melhor versão de cada obra, de acordo com meu gosto musical. Para você ter uma noção, só das sonatas para piano, eu conheci mais de 25 ciclos diferentes.

Estou convicto de que a música de Beethoven precisa ter força, ímpeto, vigor e energia, exatamente como demonstra seus dados biográficos. A grande maioria das gravações me decepciona. No entanto, o norte-americano Stephen Kovacevich, a quem passei a nutrir grande admiração, é pra mim o melhor intérprete do compositor. Na minha opinião, a melhor versão de pelo menos 10, das 32 sonatas, saem de suas mãos.

No que se refere às sonatas para violino, não cheguei a conhecer tantas versões, no máximo umas 15, mas posso garantir que a versão Mutter/Orkis foi a mais decepcionante de todas. Basta dizer que é o ciclo mais lento que conheci, faltando-lhe precisão e expressividade, carecendo realmente do típico vigor beethoveniano. E, pra ser sincero, não senti que dominavam completamente a obra que executavam. O excesso de lentidão descaracteriza muita coisa, destrói até mesmo aquela beleza que brota do fundo da alma (que às vezes me faz até derramar uma lágrima), que me encanta na obra de Beethoven. Nas passagens mais virtuosísticas, que requerem maior técnica, e comparando com grandes versões, a diferença é notável. 6 resenhistas da Amazon reprovam completamente este ciclo. Espero que você me compreenda.

Um abraço! E parabéns pelo site!

_____________
Ivan Ricardo

Carlinus disse...

Como não compreenderia, caro Ivan!? Parabéns pelo texto. Vou procurar esta versão das sonatas de Beethoven com a Mutter.

Saudações musicais!

Anônimo disse...

O arquivo não existe. Você poderia por favor re-enviar o link? Obrigado!

Cri disse...

Can you please re-up?