Beethoven compôs ao todo 32 sonatas. Estas obras constituem uma das mais maavilhosas expressões do sentir humano. Quantos não são os pianistas e estudantes que já se debruçaram, que se debruçam ou que se debruçarão no intuito de desvendá-las?! Ou quantos não são os apreciadores dessas composições?! A sonata já existia à época de Beethoven, mas as suas composições imprimiram um novo estilo, uma fundamentação nova a essa forma musical. Beethoven parece destoar daquelas características utilizadas por Mozart e Haydn na composição de sonatas. Ele imprime aspectos existenciais de sua personalidade forte nas sonatas que compõe. Ouvir as sonatas de Beethoven é uma experiência ímpar. A sonoridade parece se plasmar em nossa memória poética, produzindo efeitos que se grudam aos sentimentos. Podemos perceber este fato na Sonata ao Luar (presente neste post). O primeiro movimento é uma evocação misteriosa, triste, angustiada, mas de uma beleza solitária que nos amarra. Mesmo que não se esteja ambientado à música erudita ou clássica como queiram chamar, afirmo que ninguém permanece o mesmo ao ouvir o adagio sostenuto do primeiro movimento. É música meditativa, de uma delicadeza que chegar a nos assustar. Mas paremos por aqui e ouçamos o CD com o Kempff na condução do piano. E a próposito: aparecem neste registro as sonatas nos. 12, 13, 14 e 15. Boa apreciação!
Ludwig van Beethoven (1770-1827) - Sonata No.12 in A flat major, Op.26, Sonata No.13 in in E flat major, Op.27 no.1, Sonata No.14 in C sharp minor, Op.27 no.2 - Sonata ao Luar e Sonata No.15 in D major, Op.28 - Pastoral
Sonata No.12 in A flat major, Op.26
01. I. Andante con Variazioni
02. II. Scherzo. Allegro molto
03. III. Marcia funebre sulla morte d'un Eroe
04. IV. Allegro
Sonata No.13 in in E flat major, Op.27 no.1
05. I. Andante - Allegro - Tempo I - attacca
06. II. Allegro molto e vivace - attacca
07. III. Adagio con espressione - attacca
08. IV. Allegro vivace
Sonata No.14 in C sharp minor, Op.27 no.2 - Sonata ao Luar
09. I. Adagio sostenuto - attacca
10. II. Allegretto - attacca
11. III. Presto agitato
Sonata No.15 in D major, Op.28 - Pastoral
12. I. Allegro
13. II. Andante
14. III. Scherzo. Allegro vivace
15. IV. Rondo. Allegro, ma non troppo
Wilhelm Kempff, piano
BAIXAR AQUI
Have Joy!
*Se possível, deixe um comentário!
9 comentários:
A nº 14 é que é a "Moonlight". No título está como sendo a 13.
Este blog é fantástico. Parabéns
António, obrigado pela observação. Foi a pressa.
Saudações musicais!
Kempff é inexpugnável em se tratando de Beethoven. (em minha modesta e singela opinião)
Acredito que a música de Beethoven é resultado de uma alma iluminada, conturbada e brilhante como só ele possuía.
Abraço e uma semana musical a todos
Rodrigo, também penso que Kempff seja inigualável na condução dessas sonatas. São a melhor gravação das sonatas Beethoven que já ouvir. A arte de Beethoven era resultado dos seus altos ideais. É necessário entender a vida de Beethoven para poder se compreender suas composições - principalmente na fase de maturidade, quando descobre que estava ficando surdo. Há um documentário muito bom feito pela BBC de Londres sobre a vida de Beethoven que vale a pena ser visto. Explica muito bem esse lado passional de Ludwig. Concordo com você quando afirma que "a música de Beethoven é resuktado de uma alma iluminada, conturbada e brilhante como só ele possuía".
Saudações musicais, Rodrigo!
Claro que discutir a obra de Beethoven é algo deveras complexo e profundo, ainda mais quando abordamos seus últimos quartetos e sonatas os quais nos levam a lugares recônditos da alma.
Li algumas biografias como a de Lewis Lockwood mas meu conhecimento de Beethoven é parco. Vou procurar este documentário da BBC.
Saudações
Carlinus, por favor suba de novo esse maravilhoso álbum!
Grato desde já, parabéns pelo blog!
Reupe esse cd por favor!
Valeu
atualizem o link pf, está off
Hello! Could you please post a new link?
Postar um comentário