quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Georg Philipp Telemann (1681-1767) - Suite em A menor, Concerto em F maior, Concerto em C maior e Sinfonia em F maior

Georg Philipp Telemann foi um daqueles casos geniais. Sua aptidão para aprender era impressionante. Aos dez anos já sabia tocar vários instrumentos. Um caso verdadeiramente curioso. Aos 21, assumiu a direção musical da ópera de Leipzig. Compôs em todos os estilos e formas existentes em sua época. Tornou-se respeitado. Um dos principais nomes do seu tempo. Era contemporâneo de Handel e Bach, mas o caráter de sua música era inconfundível. Seu estilo era claro, leve e de uma fluidez suave. Esse aspecto coloca a música de Telemann um pouco à frente da do seu tempo. Pode-se afirmar que ele é um daqueles que contribuíram para fazer surgir o período clássico. "Dentre seu catálogo se encontram 1.700 cantatas eclesiásticas, 27 Paixões, 6 oratórios, 17 missas, 9 óperas, canções, música instrumental, e muito mais. Como se não bastasse, escrevia ao estilo italiano, ao estilo francês (novo estilo), e ao estilo germânico, mais austero (velho estilo), do qual saíram compositores como Bach, Mozart, Beethoven e Brahms". Estima-se que Telemann tenha sido um dos compositores mais prolíficos de todos os tempos. Acredita-se que tenha escrito mais de 3.000 composições. Um assombro! Muitas dessas composições foram destruídas durante a Segunda Guerra Mundial. Uma pena! Vai aqui um pouco do estilo claro e suave desse grande músico. Bo apreciação!

Georg Philipp Telemann (1681-1767) - Suite em A menor, Concerto em F maior, Concerto em C maior e Sinfonia em F maior

Suite em A menor [30:15]
01. Ouverture
02. Les Plaisirs
03. Air a I'talien
04. Menuet 1&2
05. Rejouissance
06. Passpied
07. Polonaise

Concerto em F maior [13:44]
08. Affettuoso
09. Allegro
10. Adagio
11. Menuet 1&2

Concerto em C maior [14:47]
12. Allegretto
13. Allegro
14. Andante
15. Tempo di Minuet

Sinfonia em F maior [6:57]
16. Alla breve
17. Andante
18. Vivace

The Parley Of Instruments
Peter Holman, diretor

BAIXAR AQUI

Have Joy!

*Se possível, deixe um comentário!

2 comentários:

Murillo Missaci disse...

Carlinus, esse CD é maravilhoso, exatamente o que eu queria, parabéns pelo seu blog, é o melhor que eu vi na minha vida até hoje, conteúdo maravilhoso, e com um fim totalmente cultural. Eu fico pensando, porque tem tanta porcaria na internet, porque não existem mais pessoas que nem você, que passem cultura para as pessoas, estou admirado.

PS: eu tenho um blog sobre música clássica, eu gosto muito, o blog é novo ainda, visite: www.clas-sicos.blogspot.com

Carlinus disse...

Murillo, obrigado pela visita. Obrigado pelas palavras de afirmação. Esteja à vontade. O espaço é nosso!

Existem outros blogs que postam música clássica. O SER DA MÚSICA não é uma sumidade entre eles. Aqui no Brasil ainda um outro muito bom. Denomina-se PQP Bach.

Abraços musicais!