sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Anton Bruckner (1824-1896) - Symphony No. 1 in C minor

 

Mais velho de onze filhos, Anton Bruckner nasceu em 4 de setembro de 1824 em Ansfelden, na Áustria. Tendo vivido durante o período romântico, Bruckner era mais jovem que compositores como Chopin (1810), Liszt (1811) e seu ídolo Wagner (1813) e mais velho que Brahms (1833) e Mahler (1860). A formação simples e camponesa e doses igualmente elevadas de religiosidade e insegurança formaram as características básicas de sua personalidade e marcaram sua trajetória. 

O pai de Anton era professor primário e ele próprio foi preparado para o magistério, mas estudou órgão e composição com o padrinho a partir de 1835. Dois anos depois, com a morte do pai, foi enviado para a abadia de São Floriano, próximo a Linz (entre Salzburgo e Viena), onde passou a cantar no coro – seu nome ficaria ligado para sempre a esta instituição. 

Aos 21 anos, Bruckner tornou-se mestre-escola em São Floriano, onde a essa altura já era também organista. Surgiram as primeiras composições, entre elas quatro Missas de juventude e um Réquiem. Em 1858, aos 34 anos, foi aceito como aluno por Simon Sechter, célebre professor de contraponto estabelecido em Viena. Paralelamente, teve aulas de composição e de orquestração com Otto Kitzler, que, por sua vez, era um fervoroso admirador de Wagner. Kitzler fez que seu discípulo, apenas dez anos mais novo que Wagner, conhecesse as obras do compositor, e Bruckner ficou profundamente marcado com o trabalho.

Texto completo aqui

Anton Bruckner (1824-1896) - 

01 - I. Allegro
02 - II. Adagio
03 - III. Scherzo. Lebhaft - Trio. Langsam
04 - IV. Finale. Bewegt und feurig

Orchestre de la Suisse Romande
Marek Janowski, regente 

Você pode comprar este disco na Amazon

*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!

 

Nenhum comentário: