terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Anton Bruckner (1824-1896) - Symphony No. 9 in D Minor, WAB 109

Anton Bruckner foi um compositor bastante curioso. Sua vida foi repleta de eventos raros, o que permitiu aos inúmeros críticos criarem versões - algumas caricatas - de sua pessoa. O fato é que Bruckner foi um sujeito de personalidade incomum. A religião sempre esteve com ele. Perdeu o pai quando tinha apenas treze anos de idade. Após esse marcante episódio, foi admitido no embasbacante mosteiro de São Floriano. As paisagens eram deslumbrantes. Ladeado por uma inspiradora natureza e monumentais belezas, a alma de Bruckner recebeu essa carga cultural e religiosa que lhe seguiriam pela vida a fora. Tanto era assim que ele voltou inúmeras vezes ao local para sentir as ricas emanações espiritualizantes do lugar. Falar de Bruckner nos conduz ao grandiloquente, porquanto a sua obra está saturada de uma imponente força religiosa, realizada para proclamar a grandiosidade divina. Assim como Bach, Bruckner tinha uma tarefa: afirmar por meio de sua música os poderes indizíveis do deus cristão. A Nona Sinfonia, sua última sinfonia, aquela que ele deixou inacabada, é um dos seus documentos mais poderosos. É uma obra cuja grandiosidade mística nos envolve por completo. Ela termina com o misterioso Adagio, que traz à Terra os céus e nos coloca diante de uma linda declaração do compositor, como se ele estivesse dizendo que uma vida inteira estava ali. Temos aqui a excelente interpretação de um dos meus regentes favoritos, o russo Valéry Gergiev.

Anton Bruckner (1824-1896) -

01 - Symphony No. 9 in D Minor, WAB 109 I. Feierlich - Misterioso
02 - Symphony No. 9 in D Minor, WAB 109 II. Scherzo. Bewegt, lebhaft
03 - Symphony No. 9 in D Minor, WAB 109 III. Adagio. Langsam, feierlich

Original three-movement version

Münchner Philharmoniker
Valéry Gergiev, regente

Você pode comprar este disco na Amazon

*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog vivo!

 

6 comentários:

Zevillano disse...

click on image goes to...image, he,he, thanks 🐫 🐫 🐫

Daniel Cético disse...

Boa tarde Carlinus.
Antes de mais nada desejo a você e toda sua família um 2022 fabuloso e maravilhoso.
O está levando até a imagem do disco, e não para o arquivo compactado..
Abraços!

otáviokp disse...

Muito legal ver o retorno dos textos!

Anônimo disse...

Is the link nonfunctional?

Leonardo Prado disse...

A muito eu procurava um blog como esse pra que eu pudesse conhecer um pouco desse grandioso estilo musical. E quão surpreso fiquei ao constatar que o criador do blog é meu vizinho de cidade, e não um morador do continente Europeu! Quão ricamente é o acervo em registros digitais, que quase não acreditei no que eu acabava de descobrir: Uma mina preciosa de registros e verdadeiras obras de grandes talentos. Que mergulho mais prazeroso e quão feliz e iluminado ficou a minha alma com tamanha descoberta. Obrigadooooooo!!!....

Cadernos de Babel disse...

Olá muito importante o blogue mas esta ideia do mp3 não será (a meu ver),o melhor para a música Clássica... que tal um Flac de qualidade. Ficaria o acervo com valor superior e a música com toda a sua beleza. Obrigado.