segunda-feira, 18 de março de 2019

Edward Elgar (1857-1934) - Symphony No. 1 in A-flat major, op.55, Symphony No. 2 in E-flat major, op.63, Cockaigne 'In London Town'. Concert Overture, op.40 etc

Seguem algumas informações daqui sobre Elgar: "No século XIX, os ingleses consolidaram uma verdadeira “Civilização do Concerto”, com iniciativas sociais que viabilizavam o acesso da população à cultura musical. Os primeiros concertos populares foram criados em Londres e em Manchester (respectivamente sob a direção de um empresário francês e um regente alemão). Os Promenade Concerts tornaram-se uma tradição na vida musical britânica (atualmente sob o controle da BBC). E inúmeros corais populares, disseminados em cidades provincianas, se orgulhavam de seus festivais, alguns ainda hoje em vigor, organizados com cantores locais e a participação de solistas e orquestras convidados. Edward Elgar foi fruto dessa efervescência cultural. Filho do organista da igreja de Worcester, nunca teve formação musical regular, mas, aos dezesseis anos já trabalhava como arranjador, violinista e regente no festival da cidade. O futuro compositor percorreria longo caminho até se livrar do estigma de músico de festivais. A consagração definitiva aconteceu em 1899, quando o célebre regente Hans Richter apresentou as Variações Enigma para um público entusiasmado. A partir dessa data, Elgar se tornaria o compositor mais agraciado da época eduardiana. Ele retomou a longa tradição inglesa dos oratórios, escreveu obras corais sobre temas nacionalistas e suas Marchas de Concerto para orquestra adquiriram o estatuto de hinos nacionais. Embora impregnado de tradição germânica (Brahms, Wagner, Richard Strauss), Elgar manteve-se original e soube reencontrar a sonoridade e o sentimento particulares à música inglesa". Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Edward Elgar (1857-1934) -

DISCO 01

01. Symphony No. 1 in A-flat major, op.55 - I. Andante nobilemente
02. II. Allegro molto
03. III. Adagio
04. IV. Lento - Allegro
05. Cockaigne 'In London Town'. Concert Overture, op.40

DISCO 02

01. Symphony No. 2 in E-flat major, op.63 - I Allegro vivace e nobilmente
02. II Larghetto
03. III Presto
04. IV Moderato e maestoso
05. Sea Pictures, op.37 - I. Sea slumber-song
06. II In haven
07. III Sabbath morning at sea
08. IV Where corals lie
09. V The swimmer

Royal Philharmonic Orchestra
Sir Charles Mackerras, regente

Você pode comprar este disco na Amazon

BAIXAR AQUI

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog vivo!

3 comentários:

Anônimo disse...

Gracias desde España!!!! Entramos en la primavera!!!!

Guilherme disse...

Parabéns pelo blog amigo, ele tem sido de alta importância para mim nesse últimos dias.
Um indicação interessante, que não sei se já está presente no acervo da página, é o álbum "Leonard Bernstein conducts Vivaldi(remastered)", o álbum é belíssimo, uma fusão de dois gênios. Desde que conheci venho ouvindo todos os dias.
Obrigado e força com esse blog magnífico!

Ivanney disse...

"Obrigadissimo" pelo site, sempre aprendo nos textos, Alguns copiei em rtf e coloquei no diretorio do "disco".

Musicos q adoro e varios q nao conhecia, o trabalhAO q vc faz ajuda a difundir boa musica neste pais tao carente de cultura.

Obrigado e Abs