quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Sergei Rachmaninov (1873-1943) - Symphonies 1 & 2; The Isle of the Dead Op.29, Scherzo in D minor e Vocalise Op.34 No.14 (CDs 1 e 2 de 6)

Durante muito tempo, bobamente, eu senti uma certa indisposição com a música de Rachmaninov. Acredito, hoje, que o problema não tenha sido a música, mas eu mesmo. Isso às vezes acontece com a gente. Negligenciamos ou menosprezamos determinadas realidades as quais são maiores do que nós mesmos. Dirigimos insultos; não baixamos a guarda em sinal de humildade. A vida é muito curta para não analisarmos algo com cuidado e ponderação. A maior parte do tempo emitimos jaculatórias inconsequentes e rápidas. Uma pena. Por isso, ao escutar essa caixa com a condução bem cuidada por Mariss Jansons das principais obras orquestrais (principalmente as sinfonias), fiquei com uma grande admiração por Rach. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Sergei Rachmaninov (1873-1943) - 

DISCO 01

01. Rachmaninov Symphony No.1 in D minor Op.13 - I. Grave - Allegro ma non troppo
02. Rachmaninov Symphony No.1 in D minor Op.13 - II. Allegro animato
03. Rachmaninov Symphony No.1 in D minor Op.13 - III. Larghetto
04. Rachmaninov Symphony No.1 in D minor Op.13 - IV. Allegro con fuoco
05. Rachmaninov Isle of the Dead Op.29

DISCO 02

01. Rachmaninov Symphony No.2 in E minor Op.27 - I. Largo
02. Rachmaninov Symphony No.2 in E minor Op.27 - Allegro moderato
03. Rachmaninov Symphony No.2 in E minor Op.27 - II. Allegro molto
04. Rachmaninov Symphony No.2 in E minor Op.27 - III. Adagio
05. Rachmaninov Symphony No.2 in E minor Op.27 - IV. Allegro vivace
06. Rachmaninov Scherzo in D minor
07. Rachmaninov Vocalise Op.34 No.14

Philharmonic Orchestra
Mariss Jansons, regente

Você pode comprar este disco na Amazon

BAIXAR AQUICD01
BAIXAR AQUICD02

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog vivo!

3 comentários:

Nãonada disse...

Pois é, eu já li comentários estranhos sobre compositores essenciais, como Rachmaninoff. Um dos comentários sobre Rach era que ele compunha obras românticas numa época em que o modernismo já existia. E daí? É música erudita romântica superior à de muitos compositores do romantismo. É música que não foi composta na era romântica, mas era necessária de ser composta. Rachmaninoff é um dos poucos compositores de cujas obras eu gosto na totalidade. Gosto de todas e todas são perfeitas, independente de sub-gênero musical. Rach era gênio.

Dirceu Scarparo Vargas disse...

Minha admiração por Rachmaninov começou pela trilha sonora do filme " Em Algum Lugar do Passado ', no qual tocava A Rapsódia para um Tema de Paganini. Posteriormente conheci o Concerto para Piano nº2 com S. Richter. Seguiu-se o Concerto nº3 com Horowitz. Em seguida a Sinfonia nº2 e Vocalise com André Previn. E mais adiante o Concerto para Piano nº1 com K. Zimerman e o nº4 com Michelangeli. Finalmente os Preludios com Ashkenazy.
Para mim, Rachmaninov reune virtuosismo,criatividade,romantismo e uma dinâmica sedutora. Grato e um forte abraço do Dirceu.

Barto disse...

Carlinus, muito obrigado pelo texto de humildade e grandeza! E viva o grande Rachy!