sábado, 28 de junho de 2014

Ludwig van Beethoven (1770-1827) - Overture 'Coriolan'; Symphonies 5, 6, 7, 8 e 9; Ouverture 'Egmont', Ouverture 'Die ruinen von Athen', Overture 'Zur Namensfeier' e Ouverture 'Koenig Stephan' (CDs 3, 4 e 5 de 5 - final)

Concluímos com esta postagem mais um monumental registro com Beethoven. Particularmente, gostei com certa excitação dessa caixa. Chailly imprimiu mais vivacidade, mais alegria à música do mestre alemão. Em algumas sinfonias, por exemplo, alguns instrumentos me pareceram excessivamente nítidos. Claros.Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Ludwig van Beethoven (1770-1827) -

DISCO 03

Overture 'Coriolan'
01. Overture 'Coriolan'

Symphony No. 5 in C Minor, Op. 67
02. I. Allegro con brio
03. II. Andante con moto
04. III. Scherzo. Allegro
05.  IV. Allegro

Symphony No. 6 in F Major, Op. 68 _Pastoral
06. Allegro ma non troppo
07. II. Szene am Bach - Andante molto moto
08. III. Lustiges Zusammensein der Landleute - Allegro
09. IV. Gewitter-Sturm - Allegro
10. V. Hirtengesang.

DISCO 04

Ouverture 'Egmont'
01. Ouverture 'Egmont'

Symphony No. 7 in A Major, Op. 92
02. I. Poco sostenuto - Vivace
03. II. Allegretto
04. III. Presto
05. IV. Allegro con brio

Ouverture 'Die ruinen von Athen'
06. Ouverture 'Die ruinen von Athen'

Symphony No. 8 in F Major, Op. 93
05. I. Allegro vivace e con brio
06. II. Allegretto scherzando
07. III. Tempo di Menuetto
08.  IV. Allegro vivace

DISCO 05

Overture 'Zur Namensfeier'
01. Overture 'Zur Namensfeier'

Ouverture 'Koenig Stephan'
02. Ouverture 'Koenig Stephan'

Symphony No. 9 in D Minor, Op. 125 _Choral
03. I. Allegro ma non troppo, un poco maestoso
04. II. Molto vivace
05. III. Adagio molto e cantabile
06. IV. Presto - Allegro assai -

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Gewandhausorchester
Riccardo Chailly, regente

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Um comentário:

Claudiberto disse...

Ouvi a nona. O grande mérito de Chailly é tratá-la como sinfonia coral, e não como um coral acompanhado de uma sinfonia, vício de muitas versões. Além, disso, que cuidado na captação dos graves! O maestro Diogo Pacheco dizia que uma versão da nona só é boa quando os baixos "parecem cantar". Imperdível.