Geralmente posto aquilo que ouço. Mas com relação ao CD que ora posto há muito tempo que eu desejava publicizá-lo. Comprei-o há algum tempo numa dessas lojas de shopping. Confesso que não se trata de uma grande gravação como a de um Pollini, Kempff, ou Argerich. Mas Jenö Jandó, o interpréte, consegue dá conta do recado nessas três das mais signficativas sonatas de Beethoven - Waldstein, A Tempestade e O Adeus. O húngaro é um competente pianista. Consegue interpretar muito bem. Considero que vale o registro. Confira!
A Sonata Waldstein foi escrita em 1803 e 1804 e publicada no ano seguinte. Beethoven a dedicou ao Conde de Waldstein. A sonata explora extraordinariamente a sonoridade do piano, instrumento que Ludwig dominava com grande mestria. Já a Sonata a Tempestade foi composta pelo grande gênio de Bonn em 1802. Segundo certa lenda, afirma-se que Beethoven quando perguntado sobre o significado da peça, aconselhou que o interlocultor lesse A Tempestade, de Shakespeare. Por sua vez, a Sonata O Adeus (Les Adieux) foi composta em 1809. Beethoven escreveu assim no manuscrito do primeiro movimento uma explicação adicional: "O Adeus, Viena, 4 de maio de 1809, na partida de Sua Alteza Imperial o Arquiduque Rudolph" e no mvimento final: "A Chegada de Sua Alteza Imperial o venerado Arquiduque Rudolph, 30 de janeiro de 1810". Como se percebe há uma significância histórica nas peças postadas.
Ludwig Beethoven (1770-1827) - Piano Sonatas.
Sonata No. 21 in C Major Op. 53 "Waldstein"
1. Allegro con brio 10:25
2. Introduzione: Molto adagio 3:55
3. Rondo: Allegretto moderato 9:00
Sonata No. 17 in D Minor Op. 31 No. 2 "Tempest"
4. Largo - Allegro 8:56
5. Adagio 8:11
6. Allegretto 6:11
Sonata No. 26 in E Flat Major Op. 81a "Les Adieux"
7. Adagio - Allegro (Les adieux) 7:02
8. Andante expressivo (L'absence) 4:28
9. Vivacissimamente (Le retour) 5:31
Jenö Jandó, piano.
Por Carlos Antônio M. Albuquerque
Have Joy!
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