quarta-feira, 29 de abril de 2009

Philip Glass - Trilogia Qatsi - Koyaanisqatsi

Devo afirmar que há passionalidade nesta postagem. Não se trata da exposição de qualquer arquivo musical. Há mais do que música meramente envolvida. Trata-se de uma experiência de ordem superior, estética, poética e metafísica, a minha relação com esta obra . Afirmo isso pois pensei em postar uma obra de Bach no dia de hoje, mas ao ouvir a trilha sonora do filme Koyaanisqatsi composta por Philip Glass, eu mudei de ideia. Posso ficar ouvindo por horas e horas esta música poderosa, como fiz hoje à tarde. Queria convidar você a experimentar essa viagem de efeitos sonoros. A trilogia Qatsi (Koyaanisqatsi, Powaqqatsi e Naqoyqatsi) é um empreendimento do diretor Godfrey Reggio. O diretor fez uma reflexão profunda e pertinente sobre o dilema humano com música e imagens. Quem ficou com missão de criar a trilha sonora foi Philip Glass, músico contemporâneo, odiado por uns, admirado por outros. Devo afirmar que não possuo uma intimidade muito grande com Glass, afora a trilha sonora de Koyaanisqatsi, o primeiro dos filmes da série. Tenho alguns álbuns do compositor americano, mas ainda não tive a oportunidade de ouvir em sua integralidade. O termo Koyaanisqatsi significa "vida fora de equilíbrio", "vida que se desintegra" e foi empregado a partir do idioma Hopi, uma tribo indígena americana. Impossível ver ao filme e não se extasiar. A música está amalgamada às imagens soberbamente impressionáveis. Impossível apenas narrar com palavras. As palavras apenas dizem. É preciso ver ao filme para se impressionar e refletir a profundidade atordoante deste belessímo documentário de Reggio. Às vezes ponho o DVD do filme e fico silencioso a me embriagar com os efeitos espantosos da obra. Ouça a música e deixe-se levar por essa reflexão, principalmente a última faixa: "Prophecies".

Há algum tempo atrás escrevi um pequeno texto sobre o filme. Está AQUI.

Mais sobre Philip Glass: AQUI

Philip Glass (1937 - ) - Trilogia Qatsi - Koyaanisqatsi

01. Koyaanisqatsi 03:25
02. Organic 07:46
03. Cloudscape 04:32
04. Resource 06:39
05. Vessels 08:03
06. Pruit Igoe 07:52
07. The Grid 21:23
08. Prophecies 13:35

Você pode comprar este CD na Amazon

BAIXAR AQUI (Mega)

BAIXAR AQUI (One)

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog vivo!

5 comentários:

Celly disse...

Fiquei muito feliz ao encontrar seu blog com tantas músicas de qualidade ! descobri recentemente a obra do Philip Glass e estou apaixonada ! Obrigada por tornar nossas vidas mais ricas...um abraço !

Hotdoger disse...

Olá amigo, gostei muito do seu blog. Música de altíssima qualidade é o que precisamos no nosso Brasil.
Fiquei muito curioso em ouvir esta obra, mas não foi possível o link esta off. Gostaria de lhe pedir, se fosse possível, se você poderia repostar esse cd.
Muito Obrigado e fique com Deus.
Abraços.

Diego disse...

Que pena o link está morto! Parabéns pelo blog!

Herick disse...

obrigadão

Unknown disse...

Assisti ao filme e logo de cara me impactei com o tema de abertura. Já admirava o Philip Glass por trabalhos como a trilha de Notas sobre um Escândalo, Violin Concerto n. 2 e sobretudo seu Solo Piano e agora com Koyaanisqatsi não foi diferente. Pena que não é reverenciado devidamente, quem sabe o tempo (ingrediente místico para admiração de obras de muitos artistas) mostrará que compositor incrível o sr. Glass é.