quinta-feira, 9 de abril de 2009

Pergolesi - Stabat Mater

Dando continuidade ao ciclo de postagens em comemoração à Semana Santa, segue o Stabat Mater de Pergolesi. Acerca do compositor e da obra, a Wikipédia assim afirma:


" Giovanni Battista Pergolesi (Jesi, 4 de Janeiro de 1710 – Pozzuoli, 16 de Março de 1736) foi um prolífico compositor, violinista e organista italiano do período Barroco, um dos mais importantes compositores da Opera Buffa. Pergolesi também escreveu música sacra e deixou uma das mais importantes versões do Stabat Mater (1736). Vários compositores escreveram arranjos no texto da sequência ordinária do Stabat Mater, mas a versão de Pergolesi é a mais usada de todas.

Pergolesi foi comissionado pela Confraternità dei Cavalieri di San Luigi di Palazzo (os monges da irmandade de San Luigi di Palazzo) para trocar o repertório deles que antes usava a versão do texto com a música de Alessandro Scarlatti. Nas operas, Pergolesi começou escrevendo intermezzo que seriam tocado no intervalo de ópera serias de dois atos e recebia suporte de amigos como, por exemplo, Jean-Philippe Rameau. Pergolesi também escreveu diversas árias italianas no estilo canzone, de muito bom gosto lírico.Pergolesi publicou um catálago de suas óperas, cuja edição ainda se encontra à venda, hoje em dia. A maior parte de seu trabalho estreou em Nápoles, mas L'Olimpiade foi em Roma. O restante de seu trabalho foram os mais publicados no século XVIII, e muitos foram usados por outros compositores, que fizeram arranjos sobre temas dele. Inclusive Johann Sebastian Bach que usou a base do seu Salmo , Tilge, Höchster, meine Sünden, BWV 1083. Outros gêneros de composições por Pergolesi incluem sonatas e concertos para violinos"


FONTE: AQUI


Giovanni Battista Pergolesi (1710 - 1736) - Stabat Mater


1. Stabat Mater: I. Stabat Mater

2. Stabat Mater: II. Cujus animam gementem

3. Stabat Mater: III. O Quam tristis et afflicta

4. Stabat Mater: IV. Quae moerebat et dolebat

5. Stabat Mater: V. Quis est homo

6. Stabat Mater: VI. Vidit suum dulcem Natum

7. Stabat Mater: VII. Eja, mater

8. Stabat Mater: VIII. Fac ut ardeat cor meum

9. Stabat Mater: IX. Sancta mater

10. Stabat Mater: X. Fac ut portem

11. Stabat Mater: XI. Inflammatus et accencus

12. Stabat Mater: XII. Quando corpus

13. Salve Regina: I. Salve Regina

14. Salve Regina: II. Ad te clamamus

15. Salve Regina: III. Eja ergo

16. Salve Regina: IV. Et Jesum

17. Salve Regina: V. O clemens


BAIXAR AQUI O ARQUIVO

2 comentários:

Unknown disse...

Cara onde voce conseguil essas musicas muito legais

Anônimo disse...

Stabat Mater de Pergolesi - brilhante! Magnífico! Um tesouro de valor incalculável!

Muito obrigado por compartilhar.