sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Robert Schumann - Konzertstück for 4 Horns e Orquestra in F major Op. 86, Sinfonia No. 3 in E flat major Op. 97 - "Renana" e Sinf. No. 4 em D menor

Chegamos ao fim da série das sinfonias de Robert Schumann. São gravações primorosas, muito bem executadas pelo Gardiner, valorando o trabalho sinfônico de Schumann, que deve ter conferido e apreciado. O fato é que durante muito tempo, as sinfonias de Schumann tiveram muito má impressão. Dizia-se que eram mal construídas, mal orquestradas e que eram um híbrido entre a sinfonia e o poema sinfônico. Hoje, apesar do seus "defeitos" ou talvez graças a eles, aparecem como a primeira tentativa de extensão da forma para tratar integrar numa unidade coerente, os elementos mais díspares. E mais ainda, pela forma como os seus diversos movimentos dependem organicamente uns dos outros, parecem anunciar o último Sibelius. Aparecem nesta postagem, o Konzertstück para 4 Horns e Orquestra in F major Op. 86, uma obra demasiado curta, mas bastante agradável; aparece, ainda, a Sinfonia No. 3 em Mi bemol maior, Op. 97 - "Renana", uma obra pela qual possuo grande admiração. Está repleta por uma sofisticação ensolarada. O título "Renana" supõe, mais que um preciso programa musical, um testemunho de fidelidade ao Romantismo alemão, para qual a figura do Reno tinha um valor simbólico fundamental; e surge ainda a Sinfonia No. 4 em D menor, Op. 12o que já apareceu aqui na última postagem. Todavia, temos aqui a versão de 1851 feita pelo próprio Schumann. - com cinco movimentos. A primeira versão foi de 1841. Fica aqui a certeza de um notável, um excelente registro, digno da magnitude do compositor alemão. Aprecie sem moderação!

Robert Schumann (1810-1856) - Konzertstück para 4 trompas e orquestra in F major Op. 86, Sinfonia No. 3 in E flat major Op. 97 - "Renana" e Sinfonia No. 4 in D minor Op. 120 (1851 Version).

Konzertstück for 4 Horns and Orchestra in F major Op. 86*
01. I. Lebhaft
02. II. Romanze - Ziemlich langsam, doch nicht schleppend
03. III. Sehr lebhaft

Sinfonia No. 3 in E flat major Op. 97 - "Renana"
04. I. Lebhaft
05. II. Scherzo - Sehr maessig
06. III. Nicht schnell
07. IV. Feierlich
08. V. Lebhaft

Sinfonia No. 4 in D minor Op. 120 (1851 Version).
09. I. Ziemlich langsam - Lebhaft
10. II. Romanza - Ziemlich langsam
11. III. Scherzo - Lebhaft
12. IV. Etwas zurueckhaltend
13. V. Lebhaft

Orchestre Révolutionaire et Romantique
*Roger Montgomery, Gavin Edwards,
Susan Dent, Robert Maskell, horns
John Elliot Gardiner, trompas

BAIXAR AQUI

Have Joy!

*Se possível, deixe um comentário!

Nenhum comentário: