sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Carl Nielsen (1865-1931) - The Simphonies (complete)

Curiosamente, eu não conhecia, ainda, com certa intimidade, as sinfonias de Carl Nielsen. Fiquei impressionado com a qualidade do trabalho do dinamarquês. Tive a oportunidade de escutá-las hoje à tarde enquanto trabalhava. Notei um certo "crescendo", uma gradação, uma evolução no material sinfônico de Nielsen. As três primeiras estão bem próximas. Mas, em compensação, as sinfonias de número 4 e 5 são verdadeiras obras primas. A número 4, por exemplo, é de uma sofisticação orquestral inacreditável. O nível de dramaticidade nos posiciona diante de um dilema. Há cintilações da obra de Sibelius, notavelmente. Trata-se de uma obra escrita durante a Primeira Grande Guerra. Portanto, representa a crença de Nielsen na vida. É um dos trabalahos mais populares do compositor. Já a Quinta Sinfonia é, no dizer de Augustos dos Anjos, "um monstro de escuridão e rutilância"; um duelo entre as forças da ordem e do caos; o apolíneo e o dionísiaco, em menção nietzscheniana. A percussão que impele uma espécie de marcha, cria uma atmosfera de guerra, como se as forças do caos avançassem titanicamente. A insistência do instrumento de sopro é visceral, mas do outro lado há a percussão com o seu agravo. Tudo cresce e torna-se numa grande tensão. Num mundo sacudido pela Guerra (a Quinta foi composta nos anos de 1921 e 1922), pelas Revoluções, a sinfonia no. 5 parece ser uma metáfora filósofica do mundo. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Carl Nielsen (1865-1931) - The Simphonies (complete)

DISCO 01

Symphony No. 1 in G minor
01. I. Allegro Orgoglioso
02. II. Andante
03. III. Allegro Comodo
04. IV. Finale

Symphony No. 6
05. I. Tempo Giusto
06. II. Humoreske - Allegretto
07. III. Proposta Seria - Adagio
08. IV. Tema Con Variazioni - Allegro

DISCO 02

Symphony No. 2 'The Four Temperaments'
01. I. Allegro collerico
02. II. Allegro comodo e flemmatico
03. III. Andante malincolico
04. IV. Allegro sanguineo

Symphony No. 3 'Espansiva'
05. I. Allegro espansivo
06. II. Andante pastorale
07. III. Allegretto Un Poco
08. IV. Finale - Allegro

DISCO 03

Symphony No. 4 'The Inextinguishable'
01. I. Allegro
02. II. Poco Allegretto
03. III. Poco Adagio Quasi Andante
04. IV. Con Anima, Allegro

Symphony No. 5, Op. 50
05. I. Tempo Giusto
06. II. Adagio Non Troppo
07. III. Allegro
08. IV. Presto
09. V. Andante Un Poco Tranquillo
10. VI. Allegro

* Não consegui localizar esse CD na Amazon. Achei um similar na Amazon Inglesa.

San Francisco Symphony
Herbert Blomstedt, regente

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quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Schubert - Symphony No. 8 in B minor, D. 759, Ravel - Jeux d'enfants e Daphnis et Chloe Suite No. 2, Sibelius - Symphony No. 7 in C major, Op. 105

Foi por causa da Sinfonia no. 8 de Schubert, "Inacabada", que o mundo mágico da grande música se abriu para mim. É um dos trabalhos sinfônicos que mais admiro - em decorrência de uma duplicidade: (1) pelo aspecto que acabei de mencionar. Ou seja, ela está na gênese, no ponto fundador da minha trajetória de melômano. (2) pelo trabalho em si que é, simplesmente, uma das coisas mais trágicas e belas que já foram escritas. Fico pensando, sempre, que A Sinfonia no. 8 de Schubert tivesse 3 movimentos, não seria tão bela e atordoadora o quanto é. Ela é necessária do tamanho que é. Gostei imensamente desse CD. Essas gravações históricas são sempre um atrativo. Aparecem ainda no post Ravel e Sibelius. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Franz Schubert (1797-1828) -

Symphony No. 8 in B minor, D. 759
01. I. Allegro moderato
02. II. Andante con moto

Maurice Ravel (1875-1937) -

Jeux d'enfants (Children Games)
03. No. 1. Marche
04. No. 2. Berceuse
05. No. 3. Impromptu
06. No. 4. Duo
07. No. 5. Galop

Daphnis et Chloe Suite No. 2
08. I. Lever du jour
09. II. Pantomime
10. III. Danse generale

Philharmonia Orchestra
Sir Adrian Boult, regente

Jean Sibelius (1865-1857) -

Symphony No. 7 in C major, Op. 105
11. Symphony No. 7 in C major, Op. 105

Royal Philharmonic Orchestra
Sir Adrian Boult, regente

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quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Anton Bruckner (1824-1896) - Symphony No. 5 in B flat ("Tragic"; "Church of Faith"; "Pizzicato"), WAB 105

Vamos a algo que foge ao entedimento do senso comum. A algo que é grande; que possui o peso de várias existências; as indagações que suplantam a eternidade - ou seja, a música de Beuckner. Bruckner, tua voz é um trovão. E o que dizer da Sinfonia no. 5, possuída por "desalinhos" existências, mas eivada por uma fé que sustenta e impele "para o alvo", em linguagem paulina. Ouvir Bruckner é ser participante de uma apoteose. É ser transfigurado por nuvens celestiais. Esta versão da Quinta com o Sinopoli é uma das melhores que já ouvi. Ela possui força, limpidez e um respeito impressionante para com a obra de Bruckner. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Anton Bruckner (1824-1896) - Symphony No. 5 in B flat ("Tragic"; "Church of Faith"; "Pizzicato"), WAB 105

01. 1. Introduction: Adagio - Allegro
02. 2. Sehr langsam
03. 3. Scherzo: Molto vivace - Trio
04. 4. Finale: Adagio - Allegro molto

Edition: Leopold Nowak

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Staatskapelle Dresden
Giuseppe Sinopoli, regente

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terça-feira, 27 de setembro de 2011

Ludwig van Beethoven (1770-1827) - Sinfonias Nos. 5, 7, 6, 8 e 9 (CDs 3, 4 e 5 - final)

Vamos aos três últimos CDs dessa caixa antológica. As gravações estão em ótimo estado. Nenhuma palavra a mais a declarar. Após ouvir, tire suas próprias conclusões. Bom deleite!

Ludwig van Beethoven (1770-1827) - Sinfonias Nos. 5, 7, 6, 8 e 9

DISCO 03

Symphony No.5 in c, Op.67
01. I. Allegro Con Brio
02. II. Andante Con Moto
03. III. Allegro
04. IV. Allegro - Presto

Symphony No.7 in A, Op.92
05. I. Poco Sostenuto - Vivace
06. II. Allegretto
07. III. Presto - Assai Meno Presto
08. IV. Allegro Con Brio

DISCO 04

Symphony No.6 in F, Op.68, 'Pastoral
01. I. Awakening Of Pleasant Feelings Upon Arriving In The Country...
02. II. Scene At The Brook (Andante Molto Mosso)
03. III. Peasant's Merrymaking (Allegro)
04. IV. Storm And Tempest (Allegro)
05. V. Shepherds' Song. Happy And Thankful Feelings After The Storm...

Wiener Philharmoniker
Wilhelm Furtwangler, regente

Symphony No.8 In F, Op.93
06. I. Allegro Vivace E Con Brio
07. II. Allegro Scherzando
08. III. Tempo Di Menuetto
09. IV. Allegro Vivace

Stockholm Philharmonic Orchestra
Wilhelm Furtwangler, regente

DISCO 03

Symphony No.9 in d, Op.125 'Choral'
01. I. Allegro Ma Non Troppo, Un Poco Maestoso
02. II. Molto Vivace - Presto
03. III. Adagio Molto E Cantabile - Andante Moderato - Adagio
04. IV. Presto - Allegro Ma Non Troppo - Allegro Assai - Presto

Bayreuth Festspiale Orchester and Chor
Wilhlem Furtwangler, regente
Elisabeth Hongen, contralto
Hans Hopf, tenor
Otto Edelman, baixo

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segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Krzysztof Penderecki (1933-) - Concerto for cello and orchestra No. 1 , Concerto for cello and orchestra No. 2 e Concerto for viola and chamber orches

Acredito que Penderecki seja um dos compositores vivos mais renomados da atualidade. Esse respeito não se deve a espectos gratuitos, mas a uma qualidade não encontrável em muitos compositores contempôraneos. Fiquei impressionado com a qualidade desse CD. Traz os dois concertos para cello e o concerto para violia e orquestra de câmera. É notável como o compositor polônes consegue produzir um tipo de música pessimista, com cintilações macabras; como se uma esponja estivesse apagando o céu; como se unhas invisíveis estivessem dilacerando os nossos ouvidos. É o que senti, por exemplo, quando estava ouvindo o concerto no. 1 para Cello. Olhe, esse é um dos melhores Cds que postei nos últimos tempos. Exige audácia e um entusiasmo blindado para quem quiser ouvi-lo. Não deixe de ouvir. Uma aboa apreciação!

Krzysztof Penderecki (1933-) - Concerto for cello and orchestra No. 1 , Concerto for cello and orchestra No. 2 e Concerto for viola and chamber orchestra

Concerto for cello and orchestra No. 1 (1967_1972)
01. Concerto for cello and orchestra No. 1

Concerto for cello and orchestra No. 2 (1982)
02. Concerto for cello and orchestra No. 2

Concerto for viola and chamber orchestra (1983)
03. Concerto for viola and chamber orchestra
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Sinfonia Varsovia
Krzysztof Penderecki, regente
Arto Noras, cello

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domingo, 25 de setembro de 2011

Dmitri Shostakovich (1906-1975) - Violin Sonata Op. 134 e Viola Sonata Op. 147

Eu ia concluir as sinfonias de Beethoven por Furtwangler, que comecei a postar a semana passada. Mas o Milton Ribeiro me fez lembrar que hoje comemoramos 105 anos do nascimento de uma das minhas paixões, Dmitri Shostakovich. E aí, eu acabei por direcionar a minha postagem. É um post para homenagear aquele que é um universo semântico; aquele conseguiu resistir a opressão por intermédio da arte. As duas sonatas aqui aprsentadas possuem ressonâncias trágicas e melancolia agonizante e tonalidades incivelmente secas, o que nos dá uma sensação de asfixia. A beleza é típica do Shosta. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Dmitri Shostakovich (1906-1975) - Violin Sonata Op. 134 e Viola Sonata Op. 147

Violin Sonata Op. 134
01. I. Andante
02. II. Allegretto
03. III. Largo

Viola Sonata Op. 147
04. I. Moderato
05. II. Allegretto
06. III. Adagio

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Kremerata Baltica
Gidon Kremer, violino e direção
Yuri Bashmet, viola
Andrei Pushkarev, percussão

Gravação ao vivo em St. Petersburgo e Moscou, em outubro de 2005

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sábado, 24 de setembro de 2011

Beethoven - Ouverture Cariolan, Poulenc - Stabat Mater, Mendelssohn - Concerto para violino e orquestra em Mi menor, Op. 64 e Ravel - La Valse

Sei. Poestei um broadcasting parecido com este há alguns dias atrás. Não faz mal. Gosto tanto dessas gravações que não vejo problema em postá-los mais de uma vez. Postei novamente pela qualidade da gravação. Essas gravações ao vivo sempre me deixam com o desejo de ouvir os aplausos no final da apresentação. Confere um charme a mais à gravação. Neste post aparecem Beethoven, Poulenc, Mendelssohn e Ravel. Ainda não conhecia o Stabat Mater de Poulenc. É curioso ouvir um Stabat Mater de um compositor da música contemporânea. O estilo me pareceu meio neoclássico. A peça possui um caráter sombrio, mas é entremeado por uma luz frouxa, lívida, o que sugere o etéreo. Possui doze movimentos e foi composto em 1950. Poulenc foi uma figura curiosa - um misto de monge medieval e poeta maldito. É a primeira vez que ele aparece por aqui. Surgem ainda o maravilhoso concerto para violino de Mendelssohn, uma das peças que mais admiro e La Valse, de Ravel. Não deixe de ouvir. A condução fica sob a batuta de Mariss Jansons.

Ludwig van Beethoven (1770-1827) -

Ouverture Cariolan
01. Ouverture Cariolan

Francis Poulenc (1899-1963) -

Stabat Mater
02. Stabat Mater Dolorosa
03. Cujus animam gementem
04. O quam tristis
05. Quae moerebat
06. Quis est homo
07. Vidit suum
08. Eja mater
09. Fac ut ardeat
10. Sancta mater
11. Fac ut portem
12. Inflammatus et accensus
13. Quando corpus

Felix Mendelssohn (1809-1847) -

Concerto para violino e orquestra em Mi menor, Op. 64
14. Allegro molto appassionato
15. Andante
16. Allegretto non troppo

Maurice Ravel (1875-1937) -

La Valse
17. La Valse

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Bavarian Radio Symphony Orchestra
Bavarian Radio Chorus
Mariss Jansons, regente
Genia Kühmeier, sopranoItálicoSarah Chang, violino

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sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Martinu (1890-1959) - Conserto for Two Pianos & Orchestra e Schnittke (1934-1998) - Conserto fo four-hands and Chamber Orchestra, Homage à Grieg etc

A música contempôranea é como uma zona perigosa. Às vezes, eu vou lá, tomo um susto e depois volto. Geralmente, os sustos são positivos. Se insisto em tornar a ir é, porque, a música que lá escuto, provoca sensações graúdas, lapsos enormes, estesias amargas e ásperas, mas não deixo de ouvir. Foi por causa dessa descrição, que resolvi postar esse excelente CD. Ele traz dois nomes importantes da música do século XX - Martinu e Schnittke. Sendo assim, convido você a penetrar comigo nessa zona com timbres e nuances singulares, mas não menos belos e satisfatórios. Uma boa apreciação!

Bohuslav Martinu (1890-1959) -
Conserto for Two Pianos & Orchestra
01. Allegro non troppo
02. Adagio
03. Allegro

Alfred Schnittke (1934-1998) -

Conserto fo four-hands and Chamber Orchestra
04. Conserto fo four-hands and Chamber Orchestra

Homage à Grieg
05. Homage à Grieg

Polyphonicher Tango
06. Polyphonicher Tango

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Radio-Philharmonie Hannover des NDR
Eiji Oue, diretor
Duo Genova & Dimitrov, piano


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quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Mily Balakirev (1837-1910) - Symphonies. 1 and 2, Russia, Tamara, Ouverture on Three Russian Themes

Mily Balakirev é um importante nome para a música russa. Sua relevância se complementa à de Mikhail Glinka, no processo de constituição da identidade do nacionalismo russo. Ele ficou mais conhecido por ter liderado o Grupo dos Cinco - Cui, Mussorgsky, Borodin, Korsakov e ele mesmo, Balakirev. Ouvindo, hoje à tarde, este CD duplo que ora posto, é impossível não reconhecer elementos muito próximos das composições de Mussorgsky. Um exemplo é o Poema Sinfônico Russo, encontrado no primeiro CD; em outros momentos, o colorido e a força marcial da orquestra que aproxima Balakirev de Rimsky-Korsakov; em outros, ainda, notamos a linguagem de Borodin; ou algo que mais tarde viria a ser trabalhado por Glazunov. Fiquei imensamente satisfeito com estes trabalhos. O CD já estava comigo há uns dois anos, mas foi somente hoje que tencionei postá-lo e ei-lo. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Mily Balakirev (1837-1910) - Symphonies. 1 and 2, Russia, Tamara, Ouverture on Three Russian Themes

DISCO 01

Symphony No. 1 in C major
01. I. Largo - Allegro vivo
02. II. Scherzo Vivo - Poco meno mosso
03. III. Andante
04. IV. Finale Allegro moderato - Tempo di Polacca

Symphonic Poem Russia
05. Symphonic Poem Russia

DISCO 02

Overture on Three Russian Themes
01. Overture on Three Russian Themes

Symphonic Poem Tamara
02. Symphonic Poem Tamara

Symphony No. 2 in D minor
03. I. Allegro ma non troppo
04. II. Scherzo alla Cosacca
05. III. Romanza Andante
06. IV. Finale Tempo di Polacca

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The Philharmonia
Yevgeny Svetlanov, regente

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quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Franz Schubert (1797-1828) - Sinfonia No. 3 em Ré maior, D.200 e Sinfonia No. 6 em Dó maior, D. 589

Schubert foi um compositor prolífico. Em sua breve vida, nunca deixou de produzir. Apesar dessa prodigalidade, a obra de Schubert não é "pequena". Muito pelo contrário; fato este que apenas atesta as suas qualidades de extraordinário compositor. Como não poderia deixar de ser, as suas sinfonias são graciosas, dignas do espírito vienense clássico. Gosto de todas as 9 sinfonias do compositor - embora eu tenha ouvido umas mais, outras menos. Mas, se fosse para eu eleger um ranking, eu dispo-las-ia assim: primeira, terceira, quarta, quinta, sexta, oitava e nona - sendo que a oitava é um dos motivos por que eu escuto música erudita. As gravações que aqui aparecem não são das melhores. São lentas. Falta uma certa dinamicidade e profundidade à interpretação. Das duas sinfonias, a número 3 possui uma luminosidade de impressionar. Mas este espírito é negligenciado por esta interpretação. Mas de qualquer forma trata-se de Schubert. Embora a gravação seja "menor", mesmo assim é bom ouvi-la. Ao fim de tudo isso existe um pouco do gênio febricitante de Schubert. Uma boa pareciação!

Franz Schubert (1797-1828) - Sinfonia No. 3 em Ré maior, D.200 e Sinfonia No. 6 em Dó maior, D. 589

Sinfonia No. 3 em Ré maior, D.200
01. Adagio maestoso - Allegro con brio
02. Allegretto
03. Menuetto: Vivace
04. Presto Vivace

Sinfonia No. 6 em Dó maior, D. 589
05. Adagio - Allegro
06. Andante
07. Scherzo: Presto
08. Allegro moderato
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Failoni Orchestra, Budapest
Michael Halász, regente

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terça-feira, 20 de setembro de 2011

Benjamin Britten (1913-1976) - Four Sea Interludes , Op. 33A e Concerto para violino em D menor, Op. 15 e Shostakovich (1906-1975) - Sinfonia # 5

A meia dúzia de visitantes do blog sabe o quanto eu estimo Benjamin Britten. O compositor foi um dos maiores nomes da música do século XX. Outro importante nome que me embala os sonhos e expectativas é Dmitri Shostakovich, o maior compositor russo no século XX. Britten e Shosta formam uma dupla sem oponentes. Vale ressltar que os dois foram grandes amigos. Estabeleceram uma relação de muito fidelidade. Sendo assim, este broadcasting é sugestivo, direcionador. A reunião de Britten e Shostakovich acaricia o meu ego. Estabelece o projeto de pessoalidade, de admiração. Satisfaz a mim. Deixa-me muito feliz nessa noite de terça-feira. Cheguei tão cansado que desabei no sofá. Após ter durmido mais de uma hora, voltei para retomar a postagem. A qualidade da gravação é execepcional. Reúne nomes como Jansons, Zimmerman e a Bavarian Radio Sinfônica Orchestra. Como é bom ouvir algo assim, minha meia dúzia de visitantes. Um abraço a todos! Boa apreciação!

Benjamin Britten (1913-1976) - Four Sea Interludes , Op. 33A
01. 1-Dawn
02. 2-Sunday Morning
03. 3-Moonlight
04. 4-Storm

Benjamin Britten (1913-1976) - Concerto para violino em D menor, Op. 15
05. I. Moderato con moto-Agitato-Tempo
06. II. Vivace-Animando-Largamente-Cadenza
07. III. Passcaglia. Andante lento

Dmtri Shostakovich (1906-1975) - Sinfonia No. 5 em Ré menor, Op. 47
08. Moderato
09. Allegretto
10. Largo
11. Allegro non troppo

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Bavarian Radio Symphony Orchestra
Mariss Jansons, regente
Frank Peter Zimmermann, violino

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segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Ludwig van Beethoven (1770-1827) - 9 Sinfonias (Nos. 1, 3, 2 e 4) - Furtwangler (CDs 1 e 2 de 5)

Como não sigo agendamentos ou programações daquilo que vou postar - embora, não me contradizendo, possua diversas coisas em minhas intenções - decidi por postar essa integral das sinfonias de Beethoven com o Furtwangler. Para aqueles pouco afeitos às gravações realizadas nas décadas de 40 ou 50 e que achem esse tipo de trabalho como anacrônico, desnecessário; de sonoridade "cinzenta", "gasta", "sem brilho", já que foram feitas em mono, posso afirmar que ouvir Beethoven ou qualquer outro compositor torna-se um desafio à percepção nessas condições. Mas, ao final, descortina-se uma experiência gratificadora. Furtwangler foi um dos maiores regentes de todos os tempos e sua ligação com Beethoven é significativa. Por isso não deixe de ouvir esse trabalhos sugeridos. Das quatro sinfonias que sairão primeiro, a número 2 é que apresenta a sonoridade mais deficiente. Trata-se de uma gravação ao vivo. As demais apresentam uma boa sonoridade, principalmente a número 4 que escuto neste instante. Uma boa apreciação!

Ludwig van Beethoven (1770-1827) - 9 Sinfonias (Nos. 1, 3, 2 e 4) - Furtwangler

DISCO 01

Sinfonia No.1 in C, Op.21
01. I. Adagio Molto - Allegro Con Brio
02. II. Andante Cantabile Con Moto
03. III. Menuetto (Allegro Molto E Vivace) & Trio
04. IV. Adagio - Allegro Molto E Vivace

Sinfonia No.3 in E flat, Op.55, 'Eroica'
05. I. Allegro Con Brio
06. II. Marcia Funebre (Adagio Assai)
07. III. Scherzo (Allegro Vivace) & Trio
08. IV. Finale (Allegro Molto - Poco Andante - Presto)

DISCO 02

Sinfonia No.2 in D, Op.36
01. I. Adagio Molto - Allegro Con Brio
02. II. Larghetto
03. III. Scherzo (Allegro) & Trio
04. IV. Allegro Molto

Sinfonia No.4 in B flat, Op.60
05. I. Adagio - Allegro Vivace
06. II. Adagio
08. III. Menuetto (Allegro Vivace) & Trio (Un Poco Meno Allegro)
08. IV. Allegro Ma Non Troppo

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Wiener Philharmoniker
Wilhelm Furtwangler, regente

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domingo, 18 de setembro de 2011

J. S. Bach, W. A. Mozart - Violin Concertos - Jascha Heifetz

Jascha Heifetz foi um dos grandes violinistas do século XX. Diria que ele se encontra naquele panteão de divindades composto por Menuhin, Oistrakh, Pearlman, Szeryng entre outros. Fico impressionado como o violino do Jascha Heifetz possui um tipo de sonoridade diferente. Não sei se possui algum relação com a época em que a música foi gravada; ou se os timbres sonoros são resultado de um instrumento especial; ou, ainda, de uma técnica própria do intérprete. Mas o fato é que torna a sonoridade especial, única. Ouvir Bach e Mozart dessa forma nos dá uma experiência de encanto. As gravações encontradas neste post são dos anos de 1951 e 1953. Enquanto trabalho nessa noite de domingo, ouço essa música doce, lamentosa, queixosa, saída do violino de Jascha Heifetz. Não deixe de ouvir. Um boa apreciação!

Johannes Sebatian Bach (1685-1750) -

Violin Concerto in A minor, BWV 1041
01. I. Allegro 00:03:45
02. II. Andante 00:06:24
03. III. Allegro assai 00:03:51

Violin Concerto in E major, BWV 1042
04. I. Allegro 00:07:32
05. II. Adagio 00:05:34
06. III. Allegro assai 00:02:42

Los Angeles Philharmonic
Alfred Wallenstein, regente

Concerto for 2 Violins in D minor, BWV 1043
7. I. Vivace 00:03:36
8. II. Largo ma non tanto 00:06:31
9. III. Allegro 00:04:46

RCA Victor Chamber Orchestra
Franz Waxman, regente

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) -

Violin Concerto No. 5 in A major, K. 219, "Turkish"
10. I. Allegro aperto - Adagio - Allegro aperto (cadenza by Joseph Joachim) 00:09:41
11. II. Adagio (cadenza by Joseph Joachim) 00:09:52
12. III. Tempo di menuetto 00:06:35

London Symphony Orchestra
Malcolm Sargent, regente

Jascha Heifetz, violino
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Richard Strauss (1864-1949) - Tod und Verklarung Op.24, Sinfonia Domestica Op.53 e Tanz Der Sieben Schleier

Tive um problema com o meu computador na útima semana. Esse fato me contrariou. Meu trabalho encalhou. Estou com algumas provas para preparar. O meu computador anterior era um LG. As configurações eram boas. Mas tive dois problemas com ele em menos de 1 mês. Por isso, decidi comprar um outro na sexta-feira. Dessa vez comprei um Dell. Espero que não venha a dar problemas tão cedo. O blog andou meio parado estes últimos dias em decorrência disso. Agora vamos à postagem. Tenho ouvido este CD do Richard Strauss desde a última sexta-feira. Gosto bastante da orquestração do Strauss. As massas sonoras são densas. Ele parece utilizar todos os recursos que a orquestra pode proporcionar. Nesse sentido ele se aproxima de Mahler, Bruckner, herdeiros do encantamento wagneriano. Para que o seu domingo se torne mais aprazível, não deixe de ouvir este CD. Uma boa apreciação!

Richard Strauss (1864-1949) - Tod und Verklarung Op.24, Sinfonia Domestica Op.53 e Tanz Der Sieben Schleier

Tod und Verklarung Op.24
01. Tod und Verklarung Op.24

Cleveland Orchestra
George Szell, regente

Sinfonia Domestica Op.53
02. Thema I, II, III
03. Scherzo
04. Adagio
05. Finale

Tanz Der Sieben Schleier
06. Tanz Der Sieben Schleier

Philadelphia Orchestra
Eugene Ormandy, regente

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quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Joseph Haydn - Trios para piano, violino, violoncelo (completos) - (CDs 7, 8 e 9 - final) - REUPAGEM

Postado, inicialmente, em arquivo único. Agora, resolvi repostar, com a divisão devida das faixas.

Postagem feita em 23/05/2009

Seguem os três últimos CDs com os trios para piano de Haydn. Os nove CDs chegam a aproximadamente 10 horas 34 minutos e 20 segundos de boa música. Como diz o outro: "Música aos borbotões!" O fato é que esses trios são belíssimos, muito agradáveis. Ouvi-los é uma experiência prazerosa. Encerro por aqui, pois começarei a postar as 12 últimas sinfonias compostas por Haydn - conhecidas como "Sinfonias Inglesas"(de 93 a 104), compostas como o nome sugere, quando o compositor esteve na Inglaterra. O dia 31 de maio está chegando, dia este em que a história registrará 200 anos da morte de Franz Joseph Haydn, figura necessária para a História da Música.

Franz Joseph Haydn (1732 -1809) - Trios para piano, violino e violoncelo

CD 7

Hob. XV:20 in B flat
Hob. XV:21 in C
Hob. XV:22 in E flat
Hob. XV:23 in D minor

CD 8

Hob. XV:24 in D
Hob. XV:25 in G
Hob. XV:26 in F sharp minor
Hob. XV:31 in E flat

CD 9

Hob. XV:30 in E flat
Hob. XV:27 in C
Hob. XV:28 in E
Hob. XV:29 in E flat

Beaux Arts Trio
Menahem Pressler, piano
Isidore Cohen, violino
Bernard Greenhouse, violoncello

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terça-feira, 13 de setembro de 2011

Robert Schumann (1809-1856) - Pollini plays Schumann

Decidi, hoje à noite, ouvi uma melodia doce, em quadros minúsculos. Os universos sinfônicos são extensos demais para esta noite. Quero retratos minúsculos. Devaneios. Por isso, desejei apreciar a música de Robert Schumann com mago do piano Maurizio Pollini. Adjetivos são dispensáveis para algo assim. Sempre penso que existe um intervalo de silêncio na música de Schumann. Essa desconfiança se confirma em Chopin, mas Schumann possui peças em que essa percepção se adensa - Kresleriana, Cenas Infantis, Cenas da Flresta, Carnaval etc. É uma linguagem carregada de sentimento e reflexão. Mas como estou bastante cansado esta noite, dispensarei os colóquios flácidos. Trabalhaei o dia todo e quase não consegui escrever esta palavra. Mas, ouçamos este baita CD com o Pollini. Uma boa apreciação!

Robert Schumann (1809-1856) - Pollini plays Schumann

DISCO 01

Davidsbündlertänze Op.6
01. I- Lebhaft
02. II- Innig
03. III- Etwas hahnbüchen
04. IV- Ungeduldig
05. V- Einfach
06. VI- Sehr rasch und sich hinein
07. VII- Nicht schnell und mit äußerst starker Empfindung
08. VIII- Frisch
09. IX- Crotchet = 126
10. X- Balladenmässig, sehr rasch
11. XI- Einfach
12. XII- Mit Humor
13. XIII- Wild und lustig
14. XIV- Zart und singend
15. XV- Frisch
16. XVI- Mit gutem Humor
17. XVII- Wie aus der Ferne
18. XVIII- Nicht schnell

Concert sans orchestre Op.14
19. I- Allegro brillante
20. II- Quasi Variazioni. Andantino de Clara Wieck
21. III- Prestissimo possible

DISCO 02

Allegro in B minor Op.8 (1831)
01. Allegro in B minor Op.8 (1831)

Kreisleriana Op.16
02. I- Äusserst bewegt
03. II- Sehr innig
04. III- Sehr aufgeregt
05. IV- Sehr langsam
06. V- Sehr lebhaft
07. VI- Sehr langsam
08. VII- Sehr rasch
09. VIII- Schnell und spielend

Gesänge der Frühe Op.133
11. I- Im ruhigen Tempo
12. II- Belebt, nicht zu rasch
13. III- Lebhaft
14. IV- Bewegt
15. V- Im anfange ruhges, im Verlauf beweg

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Maurizio Pollini, piano

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segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Gustav Mahler (1860-1911) - Sinfonia No. 6 em Lá Menor - "Trágica" e Sinfonia No. 8 in E flat major - "Sinfonia dos Mil" (CDs 7, 8 e 9 de 12)

Mais 2 sinfonias de Gustav Mahler. Surgem agora as colossais números 6 e 8. Estas duas sinfonias daria motivos para se escrever centenas de teses de doutorado pelo nível de complexidade. A Sexta, por exemplo, também chamada de "Trágica" é densa, de orquestração maciça e forte, é o resultado da angústia mahleriana frente à morte. O compositor descobrira que possuía um problema cardíaco e isso o levou a escrever este trabalho saturado de angústia. Já a número 8 é um trabalho que impressiona pelos números. Primeiro ela é conhecida como "Sinfonia dos Mil". É um trabalho em que notamos certa megalomania da parte do compositor. Ficou pronta em 1906. Um assomo de inspiração impregnou o compositor. A obra demorou apenas 3 meses para ficar pronta. Em execuções normais, chega a demorar mais de 80 minutos. Ou seja, uma hora e vinte minutos de uma viagem, baseada num poema medieval. Um coro gigantesco. Conforme informações, à primeira vez em que o trabalho foi executado, Mahler reuniu 1023 pessoas no coral. Algo impressionável. Nem mesmo Wagner pensou em algo assim! Sendo assim, não deixemos de ouvir estes dois fáusticos trabalhos! Boa apreciação!

Gustav Mahler (1860-1911) - Sinfonia No. 6 em Lá Menor - "Trágica" e Sinfonia No. 8 in E flat major - "Sinfonia dos Mil"

DISCO 07

Sinfonia No. 6 em Lá Menor - "Trágica"01. I. Allegro energico, ma non troppo
02. II. Scherzo
03. III. Andante moderato

DISCO 08

01. IV. Finale (allegro)

Chicago Symphony Orchestra
Claudio Abbado, regente

Sinfonia No. 8 in E flat major - Sinfonia dos Mil
02. Part I. Hymnus- Veni, creator spiritus

DISCO 09

01. Part II. Schluss-szene aus Faust

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Berliner Philharmoniker
Rundfunkchor Berlin Prager
Philharmonischer chor

Claudio Abbado, regente

*Maiores informações sobre solistas no último post

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Joseph Haydn - Trios para piano, violino, violoncelo - (CDs 5 e 6 de 9) - REUPAGEM

Postado, inicialmente, em arquivo único. Agora, resolvi repostar, com a divisão devida das faixas.

Postagem feita em 21/05/2009

Vão mais dois CDs da série de trios completos de Haydn. Confesso que ainda não os ouvi totalmente. Mas por aquilo que já pude apreciar, trata-se de uma espetacular interpretação desses deliciosos elementos artísticos. Haydn parecia ter uma fórmula que tornava capaz a produção de música de boa qualidade em séries frenéticas. Enquanto vivo, Haydn produziu exaustivamente. Mas por incrível que pareça as suas peças possuem uma regularidade de impressionar no que tange à qualidade. Neste instante estou ouvindo a sinfonia # 100, denominada Militar, que possui aspectos agradáveis. Postarei as 12 Sinfonias de Londres, assim que terminar esta série de trios. Por enquanto vão mais dois agradáveis CDs.

Franz Joseph Haydn (1732 -1809) - Trios para piano, violino e violoncelo

CD 5

Hob. XV:12 in E minor
Hob. XV:13 in C minor
Hob. XV:14 in A flat
Hob. XV:16 in D

CD 6

Hob. XV:15 in G
Hob. XV:17 in F
Hob. XV:32 in G
Hob. XV:18 in A
Hob. XV:19 in G minor

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Beaux Arts Trio
Menahem Pressler, piano
Isidore Cohen, violino
Bernard Greenhouse, violoncello

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domingo, 11 de setembro de 2011

Johann Sebastian Bach (1685-1750) - 6 Partitas (Piano) - Vladimir Ashkenazy

O Grande Pai surge para embelezar e divinizar a nossa manhã de domingo. A seguir, uma sucinta explicação histórica a cerca dessas partitas tão especiais: "Em 1723, Bach já tinha estabelecido sua reputação de virtuoso tecladista quando ele foi apontado kantor da Igreja de São Tomás e diretor de música em Lípsia. Ele também era, igualmente, um compositor bem sucedido e muito hábil ao improvisar no órgão. Ele também já tinha provado que podia compor para vários estilos, de altamente complexas fugas à peças galantes como as suítes. Neste novo emprego, Bach pode ter querido impressionar os seus patrões, na ocasião, e mostrar que ele era mais do que capaz de manter a posição para qual fora chamado a assumir, pois para a comissão dos jurados na sua admissão ele apresentou uma série de trabalhos recentes que ele mesmo tinha preparado, noutrora, para alunos. Entre estes trabalhos, incluíam-se: "Invenções e Sinfonias" (1723), e "O Cravo Bem Temperado" (1722). O ocupante da cadeira que Bach iria assumir, até o último ano, era um compositor da mais alta reputação musical, Johann Kuhnau (1660-1722), este que tinha estabelecido as fundações da escola musical do cravo, na Alemanha. Bach já tinha também trabalhado com Kuhnau, em Halle, em 1716, examinando um órgão. Alem disto, o sobrinho de Kuhnau, Johann Andreas Kuhnau, era o copista das partes musicais das cantatas de Bach. Logo, era meio indicativo que Bach tinha que dar uma boa impressão aos seus novos empregadores e este legado da amizade entre os dois serviu para incentivar Bach a escrever as Seis Partitas. Era o outono de 1726, quando Bach finalmente publicou a primeira partita. Esta se seguiu com as: nº 2 e 3, em 1727, nº 4 em 1728, nº 5 e 6, em 1730. Em 1731 Bach juntou as seis e publicou mais uma vez como uma coletânea, pelo título de "Opus I". Ele poderia capitalizar mais ainda em trabalhos já preparados e publicados anteriormente e com o dinheiro dos ganhos durante as primeiras publicações investir em futuras produções.

Daqui

Johann Sebastian Bach (1685-1750) - 6 Partitas (Piano) - Vladimir Ashkenazy

DISCO 01

Partita No. 1 in B flat major. BWV 825
01. I. Praeludium
02. II. Allemande
03. III. Corrente
04. IV. Sarabande
05. V. Menuet I
06. V. Menuet II
07. VI. Giga

Partita No. 2 in C minor, BWV 826
08. I. sinfonia Garev adagio - Andante - Allegro
09. II. allemande
10. III. Courante
11. IV. Sarabende
12. V. Rondeaux
13. VI. Capriccio

Partita No. 3 in A minor. BWV 827
14. I. Fantasia
15. II. Allemande
16. III. Corrente
17. IV. Sarabande
18. V. Burlesca
19. VI. Scherzo
20. VII. Gigue

DISCO 02

Partita No. 4 in D major, BWV 828
01. I. Ouverture
02. II. Allemande
03. III. Courante
04. IV. Aria
05. V. Sarabande
06. VI. Menuet
07. VII. Gigue

Partita No. 5 in G major, BWB 829
08. I. Preambulum
09. II. Allemande
10. III. Corrente
11. IV. Sarabande
12. V. Tempo di Minuetto
13. VI. Passepied
14. VII. Gigue

Partita No. 6 in E minor, BWV 830
15. I. Toccata
16. II. Alemande
17. III. Corrente
18. IV. Air
19. V. Sarabanda
20. VI. Tempo di Gavotta
21. VII. Gigue

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Vladimir Ashkenazy, piano

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sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Alfred Schnittke (1934-1998) - Symphonic Prelude, Symphony No. 8 e For Liverpool

Confesso que ainda não possuo intimidade com a música de Alfred Schnittke. Ainda não ouvi muita coisa dele, infelizmente. Mas estou desejoso de dirimir esta ausência. Para isso, pretendo, futuramente, postar as suas 9 sinfonias, que são trabalhos elogiadíssimos. A obra de Schnittke ganhou destaque na segunda metade do século XX. É um compositor que possui uma influência marcante de Dmitri Shostakovich, principalmente nos trabalhos iniciais. Vale destaque a sua épica Sinfonia no. 1 e o Concerto Grosso No. 1. Então, apreciemos a música de Alfred Schnittke - Prelúdio Sinfônico, a Sinfonia no. 8 e a For Liverpool. Um bom desafio e deleite!

Alfred Schnittke (1934-1998) - Symphonic Prelude, Symphony No. 8 e For Liverpool

Symphonic Prelude

01. Symphonic Prelude

Symphony No. 8

02. I. Moderato
03. II. Allegro moderato
04. III. Lento
05. IV. Allegro moderato
06. V. Lento

For Liverpool
07. For Liverpool

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Norrkoping Symphony Orchestra
Lu Jia, regente

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