segunda-feira, 10 de março de 2025

George Frideric Handel (1685-1759) - Fireworks Music & Water Music

"Fireworks Music" e "Water Music" são duas das obras mais famosas e bonitas do barroco. Escritas para ocasiões reais e de celebrações públicas, as duas peças revelam a genialidade e o brilhantismo de Handel em capturar a psicologia dos encontros, dos passeios; ou seja, as pompas circunstanciais. A "Water Music" foi escrita em 1717 a pedido de Jorge I, monarca inglês. A música era executada em celebrações no rio Tâmisa. Refletia a sofisticação da corte e a ideia de um elemento integrador entre a aristocracia e o povo. A música era excessivamente elegante e dava uma ideia de fluidez.

Já a "Music for the Royal Fireworks", composta em 1749, foi encomendada pelo rei Jorge II para celebrar o fim da Guerra da Sucessão Austríaca e a assinatura do Tratado de Aachen. Além da elegância, que é um traço característico inexpugnável, sobressai-se ainda o espírito triunfante, realçado pela presença dos instrumentos de sopro e percussão. 

As duas peças refletem o ideal barroco de espetáculo e grandeza. A música se mostra como uma forma de entretenimento, mas também um meio de demonstrar poder, ordem e harmonia. Handel foi imensamente feliz, pois conseguiu unir arte, política e espetáculo. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

George Frideric Handel (1685-1759) -

Music for the Royal Fireworks, HWV 351
01. I. Overture
02. II. Bourree
03. III. La paix
04. IV. La rejouissance
05. V. Menuet I
06. V. Menuet II

Water Music: Suite No. 1 in F Major, HWV 348

07. I. Overture: Largo - Allegro
08. II. Adagio e staccato
09. III. Allegro - IV. Andante - Allegro
10. V. Passepied
11. VI. Air
12. VII. Menuet
13. VIII. Bourree
14. IX. Hornpipe
15. X. Allegro

Water Music: Suite No. 2 in D Major, HWV 349

16. I. Allegro
17. II. Alla Hornpipe

Water Music: Suite No. 3 in G Major, HWV 350
18. I. Sarabande
19. II. Rigaudon I and II

Water Music: Suite No. 2 in D Major, HWV 349
20. IV. Lentement
21. V. Bourree

Water Music: Suite No. 3 in G Major, HWV 350

22. III. Menuet I
23. III. Menuet II
24. IV. Bourree I
25. IV. Bourree II

Water Music: Suite No. 2 in D Major, HWV 349
26. III. Menuet

Capella Istropolitana
Bohdan Warchal, regente

Você pode comprar este disco na Amazon

*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!

 

Nenhum comentário: