Um disco bastante agradável. Bom para ser escutado a qualquer momento. Traz duas obras de compositores espanhóis. A primeira delas é "Goyescas", obra esta cuja escrita se deu entre os anos de 1909 e 1911. A obra é composta por uma série de seis peças para piano solo. É inspirada na pintura e no universo de Francisco Goya, refletindo a Espanha do século XVIII por meio de uma sonoridade profunda e rica em expressividade. O compositor usou harmonias refinadas e sofisticadas ornamentações para evocar a dramaticidade da obra de Goya. É uma das obras mais bonitas e importantes do repertório pianístico da música espanhola.
Já a segunda obra do disco - "Iberia" - de Albéniz, composta entre os anos de 1905 e 1909. Trata-se de uma coleção de doze peças e é dividida em quatro cadernos; é uma verdadeira celebração à Espanha, especialmente a região da Andaluzia. O compositor mistura elementos do folclore espanhol com os sofisticados matizes do impressionismo; utiliza harmonias inovadoras, ritmos flamencos e um virtuosismo impressionante. O resultado é uma obra de grande beleza.
Quando escreveu a obra, Albéniz já se encontrava bastante debilitado. No ano em que a terminou a obra, faleceu. A música teve uma forte influência sobre os compositores franceses. Vale mencionar os nomes de Debussy e Ravel, que admiravam a abordagem harmônica de traduzir para o piano a sonoridade espanhola do compositor. Não deixe de ouvir esse bonito disco. Uma boa apreciação!
DISCO 01
01 - Goyescas - 'Los majos enamorados' - I. Los Requiebros
02 - II. Coloquio en la reja
03 - III. El fandango de Candil
04 - Quejas, o la maja y el ruisenor
05 - V. El amor y la muerte
06 - VI. Epilogo
07 - Iberia - 1er Cahier - I. Evocation
08 - II. El puerto
09 - III. El corpus Christi en Sevilla
DISCO 02
01 - Iberia - 2e cahier - IV. Rondena
02 - V. Almeria
03 - VI. Triana
04 - 3e cahier - VII. El albaicin
05 - VIII. El polo
06 - IX. Lavapies
07 - 4e cahier - X. Malaga
08 - XI. Jerez
09 - XII. Eritana
Aldo Ciccolini, piano
Você pode comprar este disco na Amazon
*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.
*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!
Nenhum comentário:
Postar um comentário