2001 - Uma odisseia no espaço é um dos filmes mais revolucionários da história do cinema. Devo confessar, humildemente, que é um dos meus filmes prediletos. Quando o vi pela primeira vez, fiquei por quase uma semana pensando em suas cenas densas de significado. Todavia, penso que Kubrick não foi feliz apenas com o enredo e as cenas; a escolha da trilha sonora também foi algo de gênio. Dissociar as imagens da música, causaria um prejuízo insanável ao filme. Além de Richard Strauss e Johann Strauss, penso que a presença da música de Ligeti ajude a criar uma experiência lisérgica, com doses caleidoscópicas de reflexões assustadas. Este disco se propõe a fazer uma viagem cronológica pela música de Ligeti, da juventude às composições tardias - inclusive àquelas que fizeram parte da trilha sonora do filme. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!
[1] Invention (1948)
Fredrik Ullén piano
[2]-[7] Six Bagatelles for wind quintet (1953)
Berlin Philharmonic Wind Quintet
[8] Volumina for organ (1961–62, rev. 1966)
Hans-Ola Ericsson
[9] Lux aeterna for 16-part mixed choir a cappella (1966)
Schola Heidelberg conducted by Walter Nußbaum
[10]-[19] Ten Pieces for wind quintet (1968)
Berlin Philharmonic Wind Quintet
[20]-[25] Sonata for Solo Viola (1991–94)
Nobuko Imai viola
[26]-[28] from Études pour piano (3, 18, 17) (1985–2001)
Fredrik Ullén piano
Você pode comprar este disco na Amazon
BAIXAR AQUI
*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog vivo!
3 comentários:
Assisti ¨2001¨ aos 15 anos, pela primeira vez, e me pareceu lento e de difícil compreensão. Anos mais tarde o filme foi tomando outra dimensão. Na última vez que o vi, me deixou espantado e maravilhado ao mesmo tempo; pelas imagens, músicas, roteiro, reflexões sobre o homem, o universo, a vida, a inteligência artificial. Obra-prima realizada em 1968. Kubrick estava além do seu tempo. Nota 1000.
Grato e um forte abraço do Dirceu.
muchas gracias
Muchas, muchas gracias por su inmensa labor divulgativa. ¡Cuánto trabajo por su parte para ofrecernos estas maravillas!. Eternamente agradecido. Miguel Angel (desde España)
Postar um comentário