sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Camille Santi-Säens (1835-1921) - Samson et Dalila (opera in three acts)

Vamos à nossa ópera de sexta-feira. Hoje, postaremos a famosa ópera Sansão e Dalila, de Camille Sant-Säens. Sansão e Dalila são dois personagens bíblicos, extraídos do Antigo Testamento. Segundo o texto bíblico, Sansão era um valente guerreiro judeu. Possuía uma força descomunal. Era um nazireu, por isso tinha o cabelo e barba compridos. Sua força residia no fato de que ele não deveria cortar o cabelo. Todavia, Sansão era um estroina, um pândego, um indisciplinado. Apaixonou-se por Dalila, que pertencia aos inimigos do seu povo. Dalila, uma mulher belíssima, começa um ciclo de tentativas a fim de que o herói contasse qual era o segredo da sua força. Nas primeiras tentativas, Sansão conseguiu ludibriá-la. Mas, determinado dia, ele caiu em sua emboscada. Enquanto Sansão dormia, Dalila cortou o seu cabelo. Dali em diante, ele perdeu o seu poder e foi capturado pelo exército filisteu, vindo a morrer de forma dramática. Ora, diga se não dar a trama para uma boa ópera!? Absolutamente. Ainda não conhecia o trabalho. E acabei pegando a famosa versão de Georges Prêtre, gravada em 1963. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Camille Santi-Säens (1835-1921) - Samson et Dalila 

DISCO 01

01 - Act I_ Introduction
02 - Act I, Scene 1_ Dieu! Dieu D'Israël ! Écoute La Priére De Tes Enfants
03 - Act I, Scene 1_ Quoi! Veux-Tu Donc Qu'á Jamais On Efface
04 - Act I, Scene 1_ Arrétez, Ó Mes Fréres!
05 - Act I, Scene 1_ Implorons Á Genoux Le Seigneur Qui Nous Aime!
06 - Act I, Scene 2_ Qui Donc Éléve Ici La Voix_
07 - Act I, Scene 2_ C'est Toi Que Sa Bouche Invective
08 - Act I, Scene 2_ Israél! Romps Ta Chaine!
09 - Act I, Scene 3_ Que Vois-Je! Abimelech! Frappé Par Des Esclaves!
10 - Act I, Scene 4_ Seigneur! La Troupe Furieuse... Maudite Á Jamais Soit La Race
11 - Act I, Scene 5_ Lever Du Jour (Daybreak)
12 - Act I, Scene 5_ Hymne De Joie, Hymne De Délivrance
13 - Act I, Scene 6_ Voici Le Printemps Nous Portant Des Fleurs
14 - Act I, Scene 6_ Je Viens Célébrer La Victoire...O Mon Bien-aime, Suis Mes Pas
15 - Act I, Scene 6_ Danse Des Prétresses De Dagon
16 - Act I, Scene 6_ Printemps Qui Commence, Portant L'espérance
17 - Act I, Scene 6_ L'esprit Du Mal A Conduilt Cette Femme

DISCO 02

01 - Act II_ Prélude
02 - Act II, Scene 1_ Samson, Recherchant Ma Présence...Amour! Viens Aider Ma Faib
03 - Act II, Scene 2_ J'ai Gravi La Montagne
04 - Act II, Scene 2_ À Tes Genoux Sa Force Un Jour L'abondonna
05 - Act II, Scene 2_ Mais Sur Son Coeur Déja N'aurais-Tu Pas En Vain
06 - Act II, Scene 2_ Il Faut, Pour Assouvir Ma Haine
07 - Act II, Scene 2_ Samson, Me Disais-Tu, Dans Ces Lieux Doit Se Rendre_...Se Po
08 - Act II, Scene 3_ En Ces Lieux, Malgré Moi, M'ont Ramené Mes Pas
09 - Act II, Scene 3_ C'est Toi! C'est Toi, Mon Bien-Aimé!
10 - Act II, Scene 3_ D'Israél Renait L'espérance
11 - Act II, Scene 3_ Un Dieu Plus Puissant Que Le Tien
12 - Act II, Scene 3_ Mon Coeur S'ouvre Á Ta Voix
13 - Act II, Scene 3_ Mais!....Non! Que Dis-Je_ Hélas, La Triste Dalila!
14 - Act II, Scene 3_ À Moi! Philistins!...Trahison!
15 - Act III, Tableau 1_ Introduction
16 - Act III, Tableau 1, Scene 1_ Vois Ma Misére, Hélas! Vois Ma Détresse!
17 - Act III, Tableau 1, Scene 1_ Hélas! Israél Dans Les Fers
18 - Act III, Tableau 1, Scene 1_ Fréres! Votre Chant Douloureux
19 - Act III, Tableau 1, Scene 1_ Interlude
20 - Act III, Tableau 2, Scene 2_ L'aube Qui Blanchit Déjá Les Coteaux
21 - Act III, Tableau 2, Scene 2_ Bacchanale
22 - Act III, Tableau 2, Scene 3_ Salut! Salut Au Juge D'Israél
23 - Act III, Tableau 2, Scene 3_ L'áme Triste Jusqu'á La Mort
24 - Act III, Tableau 2, Scene 3_ Allons, Samson, Divertis-Nous
25 - Act III, Tableau 2, Scene 3_ Viens, Dalila, Rendre Gráce Á Nos Dieux...Gloire
26 - Act III, Tableau 2, Scene 3_ Dagon Se Révéle!
27 - Act III, Tableau 2, Scene 3_ Pour Que Le Sort Soit Favorable
28 - Act III, Tableau 2, Scene 3_ Dagon Se Révéle!
29 - Act III, Tableau 2, Scene 3_ Souviens-Toi De Ton Serviteur

Orchestre du Théatre National de l'Ópera de Paris
Choeurs René Duclos
Georges Prêtre, regente

Você pode comprar este disco na Amazon

BAIXAR AQUI

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog vivo!

Nenhum comentário: