Os Choros de Villa-Lobos são uma declaração, uma afirmação, da imagem do Brasil. São composições belíssimas, exóticas, repletas de brasilidades. Villa declarou sobre o Choro no. 6: "O clima, a cor, a temperatura, a luz, os pios dos pássaros, o perfume do capim melado entre as capoeiras, e todos os elementos da natureza do sertão serviram e motivos de inspiração para esta obra que, no entanto, não representa nenhum aspecto objetivo nem sabor descritivo". Todavia, cada choro funde determinado característica, possuindo uma psicologia própria - que ora ressalta a natureza, ora ressalta a urbanidade de nosso país; os ecos da voz do povo. No Choro no. 8, percebemos "as emanações" telúricas de uma influência stravinskyana (A Sagração da Primeavera), embora Villa não aaceitasse tal assertiva. Ele era inamistoso com influências. Gostava de afirmar que sua música era necessarimente do continente americano. Este disco mostra a música "selvagem" de Villa-Lobos, repleta de florestas, rios caudolosos, cidades povoadas por marchas características, dos ventos do sertão, de essência de capim-gordura etc. A capa é um primor. Traz uma pintura do artista brasileiro Almeida Júnior (O violeiro, de 1899). Fico meio reticente com as consequências dessa postagem, mas sigamos... Boa apreciação!
Villa-Lobos (1887-1959) -
01. Choros No.6 (for orchestra)
02. Choros No.1 (for guitar)
03. Choros No.8 (for large orchestra and 2 pianos)
04. Choros No.4 (for 3 horns and trombone)
05. Choros No.9 (for orchestra)
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São Paulo Symphony Orchestra (OSESP)
John Neschiling, regente
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3 comentários:
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Tem como repostar estas obras de Villa-Lobos? Grato.
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