quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Anton Dvorak (1841-1904) - Complete Symphonic Poems

É importante dizer que Dvorak foi um habilidoso compositor antes de qualquer juízo precipitado. Viveu em um período no qual o estilo que cultivava parecia ter perdido espaço. Era a época dos poemas lisztianos e das óperas wagnerianas. Mas Dvorak parece não se importar com esse fato. Compunha na tradição clássica e com uma facilidade e uma simplicidade invejáveis. O que marca as suas composições é a inserção de temas populares. Ou seja, Dvorak para compor compilou muito das tradições do seu povo, principalmente da Boêmia e da Bavária. Aqui, neste CD, temos a apresentação de um pouco dessa força folclórica. Os seus poemas sinfônicos são belos; repletos de uma musicalidade fácil, que escorre como as águas de um rio que corre graciosamente sem se importar com os obstáculos. Ao todo, Dvorak compôs cinco poemas sinfônicos entre 1896 e 1897. Todos eles possuem o número de opus de forma sequencial (Op. 107 a 111). Ao meu modo ver os mais bonitos e densos são A pomba selvagem e A Roca de ouro. Os poemas estão baseados em lendas tchecas. Em alguns momentos os temas sugerem cenas infantis; e, em outros, impressões sinistras e macabras como, por exemplo, em o opus 110. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Anton Dvorak (1841-1904) - 

DISCO 01

01 - My Home, Overture Op.62
02 - The Water Goblin, Symphonic Poem Op.107
03 - The Golden Spinning Wheel, Symphonic Poem Op.109

DISCO 02

01 - The Noon Witch, Symphonic Poem Op.108
02 - The Wood Dove, Symphonic Poem Op.110
03 - The Hero's Song, Symphonic Poem Op.111

Você pode comprar este disco na Amazon

Scottish National Orchestra
Neeme Järvi, regente
Edwin Paling, leader


*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog vivo!

5 comentários:

Wagner Martos disse...

Caro, agradeço por todo esse maravilhoso conteúdo que vc nos disponibiliza. Posso imaginar o gigantesco trabalho para manter viva essa paixão.

Por obséquio, vc pode disponibilizar o link para o 2o. CD?
Além disso, na maravilhosa coletânea Mahler by Kondrashin, a sinfonia no.2 estará disponível em algum CD? Pelo que entendi vc já postou o cd 7 de 8. Até agora faltam as sinfonias 2, 8, 9 e 10.

Muito obrigado

Wagner Martos
wmartos@estadao.com.br

Kelvin disse...

CD 02 ficou sem link, Carlinus.

Abraço.

Carlinus disse...

Perdoem-me pela distração. Ontem à noite eu estava tão cansado, após ter chegado trabalho, que acabei esquecendo o segundo link. Dormi e negligenciei o link. Agora está certo. Aproveite!

Wagner, a caixa com a interpretação do Kondrashin omite as sinfonias no. 2 e no. 8. Sendo assim, no último CD teremos a sinfonia número 9.

Dá uma olhada no Link da Amazon e você entenderá:

http://www.amazon.com/Mahler-Symphonies-Nos-Kirill-Kondrashin/dp/B000768UX6

Abraços musicais!

Kelvin disse...

Obrigado!
Parabéns pelo blog.

Anônimo disse...

Obrigado! Belo CD!