quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Piotr I. Tchaikovsky (1840-1893) - Sinfonia Manfredo em Si menor, Op. 58

A Sinfonia Manfredo de Tchaikovsky foi composta no ano de 1885 e dedicada a Mily Balakirev. É baseado no poema dramático Manfredo de Lord Byron. A obra é o único trabalho sinfônico de Tchaikovsky que não recebeu uma numeração. É uma sinfonia programática de grande complexidade e extensão. No primeiro movimento Manfredo vaga pelos Alpes atormentado por dores espirituais atrozes. O segundo movimento é de um grande colorido orquestral, o que dá a ideia de um mundo mágico, frágil e sedutor. O terceiro movimento traz uma reflexão com elementos alpinos. E aos poucos retoma o tema do primeiro movimento. No quarto e último movimento, Manfredo aparece no mundo subterrâneo no meio de um bacanal. O herói morre após a visão de sua amada. É um trabalho que exige atenção pelas nuances que desperta. Escolhi esta versão com Svetlanov pela satisfação que gerou em mim. Inclusive, enquanto digito estas palavras, estou a ouvir este extraordinário trabalho. Boa apreciação!

P.S. Não achei o CD postado na Amazon, mas encontrei um outro com a mesma Sinfonia Manfredo gravado pelo mesmo Svetlanov

Piotr I. Tchaikovsky (1840-1893) - Sinfonia Manfredo em Si menor, Op. 58
01. I. Lento lugubre
02. II. Vivace con spirito
03. III. Andante con moto
04. IV. Allegro con fuoco

Na Amazon

State Symphony Orchestra of Russian Federation

Evgeny Svetlanov, regente

BAIXAR AQUI

*Se possível, deixe um comentário! Sua participação é importante!

7 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Carlinus. Você sabia que esse Balakirev foi um dos maiores detratadores da música do gênio de Bonn? Para ele, das composições de Beethoven só se salvam a nona sinfonia e os últimos quartetos.

Ivan Ricardo

ELTON CARNEIRO disse...

Magnífica obra de Tchaikovsky! Encanta e emociona a todo o tempo e a toda vez que se escuta... Muito grato!
Na oportunidade, gostaria de solicitar (mais uma vez, desculpe...) se possível que postasse a famosa obra para órgão de Bach: Toccata and Fugue, for organ in D minor, BWV 565. Faz parte de minha vida e não a tenho completa, talvez você até tenha no blog mas não a encontrei. Atenciosas saudações.

Carlinus disse...

Não sabia que Balakirev havia detratado o trabalho de Beethoven. Tinha um material do russo para postar, mas dessa forma eu não postarei mais. Brincadeira. Vou postar sim.

Elton, vou procurar o material. Não postei ainda porque estou meio apertado estes últimos dias. Dá um trabalho danado localizar esse material. Mais assim que eu conseguir localizar, farei subir os arquivos.

Abraços musicais a todos!

ELTON CARNEIRO disse...

OBRIGADO, CARLINUS, ESPERAREI PACIENTEMENTE. E PODE TER CERTEZA QUE SEU EMPENHO TEM UM PAPEL SOCIAL IMPORTANTE, AO INVADIR NOSSAS SUBJETIVIDADES EM INSTANTES DE SUBLIMAÇÃO, CONCORRENDO PARA UM AVANÇO CULTURAL SEM PRECEDENTES NAS NOSSAS (PELO MENOS NAS MINHAS) BUSCAS. ABRAÇOS MUSICAIS...

ELTON CARNEIRO disse...

Obrigado, Carlinus. Esperarei pacientemente. Depois de tanto procurar, encontrei essa fonte de preciosidades, que é seu blog. Carlinus, tenha certeza plena de que você cumpre um papel social importantíssimo, a partir do momento que aguça a sensibilidade do outro em um panorama cultural da sublime musicalidade que invade e perpetua na alma do ser.

hansi-fips disse...

Please, be so kind to renew this link. Thank you very much - with kindest regards from Vienna ! Karl

Anônimo disse...

Por gentileza, se possível poderia repostar essa grandiosa interpretação? Tenho em meus discos a outra gravação que Svetlanov fez dessa sinfonia no Japão... Versão com o final abreviado. Essa versão daqui, a mais antiga, eu nunca ouvi... Agradeço se puder repostar!