sexta-feira, 16 de abril de 2010

Richard Wagner (1813-1883) - Orchestral Favourites

Não gosto de Wagner. Isso mesmo! Não gosto do compositor alemão. Devo apresentar as minhas razões: Wagner me cansa. O aspecto "grandioso", "pomposo", de sua música me enche de uma grande impaciência. Sua música é tão "densa" e "eloquente", que nos mata por asfixia. Emprego aqui uma paráfrase de Brahms, quando se referia a Burckner, um wagneriano pleno. Johannes costumava dizer que "as sinfonias de Bruckner eram grandes serpentes". O mesmo se pode dizer das obras do mestre de Bruckner. Ou seja, aproximam-se de nós e, após ter nos dominado, vai nos apertando, nos comprimindo, espremendo, até que não resistamos - embora eu goste das sinfonias de Bruckner. Encho-me de azia existencial todas as vezes que escuto Wagner. Mas respeito a importância do alemão. Não quero apenas detratá-lo. Sua contribuição para a música é positiva - Bruckner, Mahler, Richard Strauss (corrijam-me se estiver errado). Aqui temos Solti regendo os trabalhos orquestrais de Wagner, extraídos das óperas que escreveu. Boa apreciação!

Richard Wagner (1813-1883) - Orchestral Favourites

Disco 1

01. Rienzi - Overture
02. Der fliegende Hollander - Overture
03. Tristan und Isolde - Prelude, Act I
04. Tannhauser - Overture
05. Tannhauser - Bacchanale

Disco 2

1. Lohengrin - Prelude to Act I
2. Siegfried Idyll
3. Die Meistersinger von Nürnberg - Act 1 - Prelude & Hymn
4. Parsifal - Prelude
5. Götterdämmerung / Dritter Aufzug - Siegfried's Funeral March

Wiener Philharmoniker
Sir Georg Solti, regente

Na Amazon

BAIXAR AQUIparte1
BAIXAR AQUIparte2


*Se possível, deixe um comentário! Sua participação é importante!

3 comentários:

Anônimo disse...

Caríssimo amigo,

Diz a máxima latina que gosto não se discute.
Contudo, faz-se necessário parabenizar a iniciativa da postagem. Isso demonstra o caráter e a verdadeira alma do blog: acompanhar o interesse dos visitantes e difundir a cultura musical sem preconceitos.
Particularmente, fiquei pleno de lisonja ao perceber o atendimento à uma solicitação que fiz quando do comentário sobre o aniversário do Blog. Estava correto quanto aos elogios e ao reconhecimento do trabalho... Não negou a postagem mesmo sem ser do seu gosto pessoal. Isso é caráter. Isso é compromisso com os visitantes e coerência com a proposta do Blog. Mais uma vez, parabéns !
Vale destacar que a postagem ilustra os fragmentos orquestrais gravados pelo monstro sagrado " Sir " Georg Solti, que empreendeu a hoje clássica gravação do ciclo completo do " Anel " pela Decca nós anos 60 com uma constelação de astros da lírica, a meu ver, insuperável.
Agradecemos, todos, de coração !
Um tríplice abraço !

Anônimo disse...

Excellent material; thanks very much for your posting.

Anônimo disse...

Megaupload ya no existe por favor puede restaurar los links.