sexta-feira, 10 de julho de 2009

Duo Galvão - Música Portuguesa para Flauta e Violão

Recentemente recebi um e-mail com a promessa de uma cortesia. Inicialmente não cheguei a fundar a minha fé, certa seriedade, nas palavras depositadas em minha caixa e-mail por um visitante aqui do blogger. O texto apenas informava que após um visita e uma certa identificação, eu seria premiado com um CD do compositor brasileiro Guerra-Peixe e com outro CD com música para flauta. Custei a acreditar, mas remeti algumas informações, ao passo que após alguns dias me chegaram às mãos dois extraordinários CDs, conforme já mencionei. Desde então resolvi postar os dois CDs aqui no blogger. O primeiro eu apresento agora. É da própria pessoa que me enviou. Ou seja, tratava-se de um compositor refinado que me enviou a mensagem. Já ouvi diversas vezes o CD. E devo afirmar: é um registro excelente. É uma música doce, que tem fragrância de campos floridos e solidão outonal, feita para flauta e violão (guitarra, já que foi gravado em Portugal). Pensei diversas vezes em Pã, entidade da mitologia grega. Segundo os gregos, Pã era a divindade dos bosques, dos campos, dos rebanhos, dos pastores. Vivia pelas grutas e vagava pelos vales e montanhas, caçando e dançando com as ninfas. Pã era um amante inveterado da música, por isso sempre trazia consigo uma flauta. Ou seja, o CD revela esses elementos pastorais. Um exemplo claro disso é a primeira faixa que se chama "Écloga" com suavidade e dulcilidade de forte tom campestre. Écloga é uma poesia pastoril geralmente dialogada, que possui elementos bucólicos. É como se estivessemos diante de uma daquelas telas de Antoine Watteau. Um Watteau, claro, sem os elementos burgueses que lhe eram peculiares nos seus quadros. A obra nos remete a um estado de pureza, de reflexão, de nudez natural. A flauta verbaliza e o violão obedece à cadência da música com múrmurios impressionáveis. Destacam-se na obra: "Écloga", "Aquarium", "Suite para Flauta", "Lego" para guitarra", "Deuxs airs para Flauta Solo". No encarte do CD tem-se as seguintes informações sobre a obra: "Desde o seu primeiro Recital em 1987 [o Duo Galvão] tem realizado espetáculos por todo o país. O seu repertório é muito variado e diversificado, estendendo-se desde o século XVI até aos nossos dias. Os seus programas temáticos abordam os seguintes gêneros: Renascimento - Século XV e XVI, Barroco - Século XVII e XVIII. Romantismo - Século XIX. O interesse pela música Renascentista e Barroca, levou o Duo Galvão a optar pela interpretação deste repertório em instrumentos da época". Fica aqui a promesa de um excelente registro, com música, que nos remete às paisagens campestres, revestidas de flores risonhas. Boa apreciação!

Duo Galvão - Música Portuguesa para Flauta e Guitarra

Joaquim Galvão
01. "Écloga" para Flauta e Guitarra

Paulo Galvão
02. "Greensleeves" para Flauta e Guitarra

Joaquim Galvão
Três improvisos para Flauta e Guitarra
o3. Andantino
04. Lento
05. Scherzo

Joaquim Galvão
Suite para Flauta
06. Tranquilo e expressivo
07. Adagio melancólico
08. Vivo

Joaquim Galvão
09. "Aquarium" para Guitarra

Joaquim Galvão
Sonatina no. 2 "Primavera" para Flauta e Guitarra
10. Allegro moderato
11. Adagio cantabile
12. Allegro

Tiago Cutileiro
13. "Lego" para Guitarra
Gravado ao vivo no C.C Lagos - Recorded live at the C. C. Lagos

Lopes-Graça
Deuxs airs para Flauta solo
14. Air tendre
15. Air de bavoure

Paulo Galvão
"A juventude de Vlad" para Flauta e Guitarra
16. Cabtabile piú mosso-Vivace
17. Molto adagio
18. Valsa

Joaquim Galvão, flauta
Paulo Galvão, guitarra (violão)

BAIXAR AQUI

Por Carlos Antônio M. Albuquerque
Have Joy!

5 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber a autoria dessas músicas tocadas pelo Duo Galvão.

Carlinus disse...

Desculpe por não ter respondido antes. As informações de que disponho são aquelas constantes no encarte. Inclusive tive a preocupação de escanear para que todos tivessem acesso às informações.

Seria interessante que os próprios irmãos Galvão se manifestassem acerca da autoria da composições - se eles frequentam o blog.

Abraços!

Joaquim Galvão disse...

Caros amigos

Todas as obras deste CD são de autoria de Joaquim Galvão e Paulo Galvão.
Exceto a obra Lego de Tiago Cutileiro e a obra Deux airs pour flute de Lopes-Graça
Abs
Joaquim

Carlinus disse...

Obrigado, Joaquim - mais uma vez!

Abraços!

Anônimo disse...

Olá, possivel fazer re-upload?
Abraço