quarta-feira, 25 de abril de 2012

Sergei Rachmaninov (1873-1943) - Symphony No. 1 in D minor, Op. 13, Symphony No. 3 in A minor, Op. 44 e Symphony No. 2 in E minor, Op. 27

É uma experiência estranha e ao mesmo tempo curiosa ouvir Rachmaninov. Não sei se gosto ou protesto contra as suas três sinfonias. Há quem não suporte o compositor russo; há quem o julgue artificial e "chato". Seu romantismo tardio é uma peça incoerente. Em pleno século XX, nas décadas de 10, 20, 30 e início da década de quarenta, Rachmaninov continuou compondo de maneira "conservadora", quando o mundo da música era trepidado por Schoenberg, Shostakovich, Stravinsky e Bartok. Com relação a Rach eu sou seletista. Não é tudo dele que eu tenho coragem de ouvir. Gosto de suas sinfonias - mais da primeira e da segunda. A terceira é "enjoadinha". Seus concertos, dizem, são obras complexas. Que o sejam. Escuto-os com certa desconfiança. Quando escuto Rach sinto falta de uns bons sustos. Ou seja, aqueles momentos sublimes que certos compositores provocam. Fico pensando, por exemplo, na Rapsódia sobre um tema de Paganini. Acho Paganini um compositor "cacete". Isso mesmo: chato! Mas o Rach teve a ousadia de fazer uma obra sobre o sujeito. Ou seja, a obra ficou duplamente "enjoativa". Claro, isso é a minha triste e humilde opinião. Respeito aqueles que gostam do compositor. Você não é obrigado a concordar comigo. Vai aí um grande post com as sinfonias do russo. Uma boa oportunidade para conhecer mais uma faceta do compositor de A ilha dos mortos - esta, sim, uma grande obra. Uma boa apreciação!

Sergei Rachmaninov (1873-1943) - Symphony No. 1 in D minor, Op. 13, Symphony No. 3 in A minor, Op. 44 e Symphony No. 2 in E minor, Op. 27

DISCO 01
   
Symphony No. 1 in D minor, Op. 13
01. Grave - Allegro ma non troppo
02. Allegro animato
03. Larghetto
04. Allegro con fuoco
   
Symphony No. 3 in A minor, Op. 44
05. Lento - Allegro moderato
06. Adagio ma non troppo

DISCO 02

01. Allegro
   
Symphony No. 2 in E minor, Op. 27
02. Largo - Allegro moderato
03. Allegro molto
04. Adagio
05. Allegro vivace

Você pode comprar este CD na Amazon
L'Orchestre de la Suisse Romande (No. 1)
London Philharmonic Orchestra (Nos. 2 & 3)
Walter Weller, regente


*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog vivo!

5 comentários:

Anônimo disse...

aaaahhh , quê isso ?!
o paganini até que é legalzinho ...

e se não fosse por ele ,
o lloyd webber não teria composto aquelas
variações divertidas - com direito a momentos reflexivos ,
sublimes e outros sensuais -
sobre o tema do caprice no.#24 !

*-*

mesmo assim ...
o post ficou engraçado ;
quanto ao outro , nunca fui além de seus concertos ,
e todas essas suas alfinetadas me encheram
de curiosidade por suas demais obras 'enjoativas' , haha
vou descobrir o que acho d'esse 'romantismo tardio'

parabéns pelo post ,
depois vou conferir ...

Anônimo disse...

Eu tomo vários sustos com seus concertos pra piano... opiniões!

Anônimo disse...

Gracias por compartir, pero los links están muertos, puedes poner otros? Tubarec de Argentina

Anônimo disse...

Hola!
Por favor, restablecer los vínculos en el segundo archivo ha sido eliminada.
Esto lossless?

Public Library disse...

links dead:(
please, reupload!