segunda-feira, 30 de abril de 2012

Benjamin Britten (1913-1976) - Concerto for Piano and Orchestra, Op 13 e Concerto for Violin and Orchestra, Op. 15

Britten é um compositor surpreendente. Ao meu modo de ver, ele redimiu a música inglesa. Até Britten, os compositores não há nomes de peso. Aquele moralismo e conservadorismo ingleses, acabaram podando a inspiração dos compositores. Britten parece "torcer" tudo isso. O compositor possui feições russas. Seria a amizade com Shostakovich, Rostropovich e Richter? O fato é que a música de Britten impõe respeito. Ainda não conhecia o belo concerto para piano e orquestra, op. 13. Gostei daquilo que ouvi. A outra peça do CD é o concerto para violino, outra obra incrível do repertório britteniano. O time de interprétes é de alto nível, tendo na regência o próprio Benjamin Britten e, no concerto para piano, Sviatoslav Richter executando o instrumento para a qual se consagrou como um dos grandes século XX. Que CD, meus amigos! Simplesmente embasbacante. Não deixe de ouvir. Boa apreciação!

Benjamin Britten (1913-1976) - Concerto for Piano and Orchestra, Op 13 e Concerto for Violin and Orchestra, Op. 15
    

Concerto for Piano and Orchestra, Op 13
01. I. Toccata     
02. II. Waltz  
03. III. Impromptu
04. IV. March 

Concerto for Violin and Orchestra, Op. 15
05. I. Moderato con moto     
06. II. Vivace 
07. III. Passacaglia: Andante lento  

Você pode comprar este CD na Amazon

English Chamber Orchestra
Benjamin Britten, regente
Sviatoslav Richter, piano
MarkLubotsky, violino

BAIXAR AQUI

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog vivo!

6 comentários:

Al Reiffer disse...

Primeiramente, parabéns pelo blog, que é de muita qualidade. Mas, e sempre respeitando tua opinião, permita-me discordar do seguinte: por mais que Britten seja um grande compositor, não se pode considerá-lo como o único nome de peso da música inglesa, não podemos ignorar Purcell. Sou um admirador de sua obra, de imensa originalidade e riqueza melódica. Sua inspiração era viva, abundante, cheia de ideias novas. É claro que não tem a mesma variedade e profundidade da obra de Britten, nem a sua substância é plenamente realizada como a de Britten (um dos motivos, pela morte precoce de Purcell). Porém, historicamente, no sentido da música universal, considero Purcell mais importante que Britten. Foi decisivo para o desenvolvimento do Barroco fora da Itália, inovando em muitos aspectos e contribuindo na consolidação de outros, como na do baixo contínuo. Não é à toa que Handel deve muito a Purcell. Sem falar que a linha melódica de sua música sacra é de uma celestialidade espantosa, muitas vezes tão alta quanto a de Handel e até de Bach. Abraço.

Carlinus disse...

Sabia que alguém citaria o Purcell. Concordo com você, Reiffer. A importância histórica de Purcell é incontestável. São dois compositores muito distintos. Cada um possui a sua singularidade. Em outros posts, já afirmei a importância de Purcell como mestre do Barroco. Se no último post isso foi preterido, reside aí um pequeno deslize de minha parte. Concordo.

Abraços!

Vivelo disse...

Agradeço muito essa postagem, também não conhecia essa obra.

Anônimo disse...

Please, could it be possible to reupload this? Thank you.

Anônimo disse...

Would you mind uploading this one again?

krokodil disse...

Please reup as flac - links are down

Thank you