sexta-feira, 6 de abril de 2012

O SER DA MÚSICA - três anos de existência a serviço do belo

Há três anos atrás iniciamos um projeto despretensioso - como ainda o é - com a finalidade de disseminar a beleza. A imagem inicial que me vem à cabeça é a de uma borboleta que faz o seu trabalho vivendo do belo e no belo. Ao passo que extrai nutrientes das flores que visita, ela mesma sai polinizando a natureza. Esta é uma imagem feliz para um blog pequeno e, às vezes, piegas como é O SER DA MÚSICA. Não sou um profundo conhecedor de estrutura musical, de harmonia, de notas. Não sei tocar um único instrumento. Admiro quem o faz. Trabalho próximo à Escola de Música de Brasília (EBD). Às vezes vou lá e fico ouvindo os sons produzidos pelos alunos da EBD - do piano, de um fagote, de um trompa, de um trompete, de uma harpa, de um piano, de uma bateria, de um violão ou o som melodioso de uma voz humana e me sinto bem com isso. Nasci para a música. Rubem Alves diz que quem não sabe fazer música deve se contentar em apreciar. É o meu caso. Vivo emulado pela música. A música é uma das filhas preferidas da beleza. 

Uma boa música é capaz de curar uma alma aflita. E quando a música possui um forte senso de delicadeza, de carga emocional, aí a coisa fica mais densa e oportuna como é o caso da música erudita. Não sei até quando vai durar este blog. Já pensei em fechá-lo algumas vezes. Não se sabe até quando a SOPA e PIPA serão adiadas. No início deste ano, no mês de janeiro, com o fechamento do Megaupload, uma tristeza enorme me acometeu. Mas após às solicitações de muitos visitantes, acabei cedendo. Saibam que quem mais cresce com este voo polinizador sou eu.

Agradeço a todos os visitantes diários desse espaço. Peço perdão, talvez, pelos erros cometidos ou pela falta de profundidade de alguns posts. Se assim ocorrer, fixe-se na música. Ela é a principal personagem. Termino com duas citações - a primeira de Theodor Adorno e a outra de Arthur da Távola.

(1) "A música constitui, ao mesmo tempo, a manifestação imediata do instinto humano e a instância própria para o seu apaziguamento".

(2) "Música é vida interior e quem tem vida interior, jamais padecerá de solidão".

Obrigado

Carlinus

21 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo aniversário, Carlinus!

Avicenna

Anônimo disse...

Carlinus:
Parabéns pelos 3 anos do blog. Quem recebe o presente somos nós com essa música maravilhosa que é postada aqui. Obrigado.
PC

Anônimo disse...

Thank you, Gracias, Danke Schun, Obrigado, Merci, Grazie, Arigato-nomo...

cássio disse...

Um comentário pra quem não consegue se convencer do privilégio da posição do puro ouvinte:
"Samuel Butler diz que uma semente de rosa, jogada na lama – sem mãos, sem pés e sem nenhum instrumento – é capaz de transformar essa lama na qual ela está inserida em macias e perfumadas pétalas de rosas, de forma magnífica! O que eu estou dizendo, é que as rosas são produzidas pelas sementes; e essas sementes fazem as suas roseiras e as suas rosas com a lama, – a água e a terra -, que é a matéria que elas utilizam para transformar aquilo num determinado ser: a roseira, apinhada de rosas…

Ao fazer isso, a semente não produz nenhuma atividade. A única coisa que a semente faz… – é contemplar!"
(cládio ulpiano)


obrigado pelo trabalho.
de um leitor diário.

Herr Limes disse...

É meu dever expressar meus agradecimentos e congratulá-lo pelo blogue, pois que estive em inúmeros tempos sendo polinizado pela música que postas e pelo seu trabalho.
Muitas das flores que em meu estômago nasceram é devido a esta Arte das Musas que comentas piegasmente e, por vezes, sem profundidade.

Klevin disse...

Parabéns pelo trabalho.
São pessoas como você, Carlinus, que mantém vivas as chamas do humanismo, por mais que não recebam nada em troca e sofram constantemente com a ação de pessoas limitadas intelectualmente que só pensam em lucros.
A arte deve ser vulgarizada, do contrário nossos compositores, escritores e artistas favoritos não divulgariam suas obras. É lamentável que a arte sofra impedimentos e muitas vezes seja obliterada por materiais de péssimo gosto. Quão belo seria o mundo se a arte superior estivesse ao alcance de todos sem impedimentos.
Receba nossa gratidão por tão belo trabalho, e tenha certeza de que enquanto existir, sempre haverá quem dele sinta admiração. Não desanime, pois essa admiração, esse contentamento que sentimos de ter algo do gênero à nossa disposição, é o que liga nós, meros leitores-ouvintes a você por laços indissolúveis.
Obrigado

Anônimo disse...

Parabéns por estar divulgando os mestres da musica, que este blog se mantenha por mais tempo. Ok!

Anônimo disse...

Espero que continue com o blog.

A pouco tempo atrás, a música erudita me tocou. E espero que continue tocando, assim como o seu blog.

Anônimo disse...

parabéns pelo aniversário! q este blog tenha longa vida... alimento diário, oásis em meio à balbúrdia cotidiana. espaço de descobertas artísticas cruciais. enfim, uma jóia. tua iniciativa é louvável, camarada...

Anônimo disse...

Olá. Mais uma vez, parabéns pelo aniversário do seu blog.
Como sou filósofo, eu tinha que mandar uma citação pra vc do filósofo
Cioran sobre Bach. Ele diz "Se há alguém que deve tudo a Bach esse alguém é Deus" Genial, não?
Abs
Alexandre - Porto Alegre

Anônimo disse...

Obrigado por tanta beleza e generosidade!!

Carlos disse...

Estimado Carlinus, su propósito de difundir buena música lo ha conseguido ya con creces. Ojalá siga haciéndolo por mucho tiempo. Mi más sincera felitización por los logros obtenidos hasta el momento.
Un afectuoso saludo.

Lucas disse...

Parabéns meu caro, esse site sem dúvida alguma é o meu mais visitado. Só deve perder para o meu email. Aguardo sempre ansioso cada postagem com o melhor da música mundial! Fora que seus comentários, muita das vezes me levam a ter interesse por compositores das quais antes não tinha nenhuma vontade de ouvir. Parabéns, e não para esse site! Ele é a minha vida!

gpdlt2000 disse...

Parabéns por êste novo aniversário e pelos muitos que virao!

Carlinus disse...

Obrigado a todos pela demonstração de carinho!

Abraços musicais!

P.S. Mestre, Avi, obrigado pelo comentário!

Anônimo disse...

Feliz cumpleaños compañero y también a todos nosotros, un abrazo, Julio, Madrid

breez disse...

Congratulations and thank you.

Ricardo Augusto disse...

Felicidades a ti e ao teu trabalho de divulgar a música. Eu descobri seu trabalho através de uma admirador de Bach. Belíssimo empenho o seu de levar a arte erudita a todos que a possam descobrir e apreciar. Infelizmente os governos do mundo querem acabar com a cultura e conhecimento, isso por quebrarem a liberdade de expressão. O ACTA está aí. Mas não vingará! Continue intrépido e forte. Sua recompensa é muito grande Carlinus!

Anônimo disse...

Meus parabens vao com as lágrimas de não ter conhecido o blog no primeiro ano. E vao com a alegria de ja te-lo conhecido e apreciado cada vez mais. A música é e sempre será necessária para a desarmonia de nossa existencia. Muito obrigado por nos dar de presente seu tempo eo bom gosto para compartilhar o que de melhor existe em matéria de som...
Abraço de paz e alegria. Do Adalberto de Fortaleza.

SDFilipi disse...

Parabéns, Calinus.
Sua dedicação é mereçedora de plausos...

Ouço melodias Clássicas deste Blog.

Anônimo disse...

Luis de Olivos-Argentina

Felicitaciones por el blog,maravillosa musica y muy facil
bajar/escuchar un verdadero milagro
en estos tiempos.
Sigan asi.
Muchas gracias en nombre de los que
gustamos de la buena musica
GRACIAS