"Na noite de 3 de março de 1875, a platéia presente à Opéra-Comique de Paris saiu chocada com a estréia de Carmen. O público ficou incomodado com aquele espetáculo inusitado, em que uma cigana desprovida de qualquer moral, sem a menor sombra de remorso ou piedade, enfeitiçava e levava os homens à perdição. Em vez de final feliz, um assassinato em cena. A personagem é morta pelo amante, a punhaladas. A música, tão perturbadora quanto o enredo, foi motivo de igual controvérsia. A crítica se mostraria dividida. A maioria tratou a ópera de Bizet como um espetáculo repugnante e obsceno. "Se fosse possível imaginar o demônio escrevendo uma ópera, Carmen seria o tipo de obra apropriada", dizia o Music Trade Review, de Londres. Houve quem pensasse diferente. "Bizet quer pintar homens e mulheres de verdade, alucinados, atormentados pelas paixões, pela loucura. Assim, a orquestra conta suas angústias, seus ciúmes, suas cóleras e a insensatez geral", foi a crítica estampada no Le National, de Paris. A originalidade de Carmen acabaria triunfando sobre os preconceitos e valores da época". Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!
George Bizet (1838-1875) -
DISCO 01
(01)_[Troyanos,_Domingo,_Van_Dam,_Te_Kanawa,_Georg_Solti]_Act_I-_Prélude
(02)_[Troyanos,_Domingo,_Van_Dam,_Te_Kanawa,_Georg_Solti]_Act_I-_Sur_la_place,_chacun_passe
(03)_[Troyanos,_Domingo,_Van_Dam,_Te_Kanawa,_Georg_Solti]_Act_I-_Avec_la_garde_montante
(04)_[Troyanos,_Domingo,_Van_Dam,_Te_Kanawa,_Georg_Solti]_Act_I-_La_cloche_a_sonné
(05)_[Troyanos,_Domingo,_Van_Dam,_Te_Kanawa,_Georg_Solti]_Act_I-_Mais_nous_ne_voyons_pas_la_Carmencita!
(06)_[Troyanos,_Domingo,_Van_Dam,_Te_Kanawa,_Georg_Solti]_Act_I-_L'amour_est_un_oiseau_rebelle
(07)_[Troyanos,_Domingo,_Van_Dam,_Te_Kanawa,_Georg_Solti]_Act_I-_Carmen!_sur_tes_pas_nous_nous_pressons_tous!
(08)_[Troyanos,_Domingo,_Van_Dam,_Te_Kanawa,_Georg_Solti]_Act_I-_Parle-moi_de_ma_mère!
(09)_[Troyanos,_Domingo,_Van_Dam,_Te_Kanawa,_Georg_Solti]_Act_I-_Au_secours!_au_secours!
(10)_[Troyanos,_Domingo,_Van_Dam,_Te_Kanawa,_Georg_Solti]_Act_I-_Avez_vous_quelque_chose_à_répondre-
(11)_[Troyanos,_Domingo,_Van_Dam,_Te_Kanawa,_Georg_Solti]_Act_I-_Près_des_remparts_de_Séville
(12)_[Troyanos,_Domingo,_Van_Dam,_Te_Kanawa,_Georg_Solti]_Act_I-_Voici_l'ordre;_partez...
DISCO 02
(01)_[Bizet,_Georges]_Entr'acte
(02)_[Bizet,_Georges]_Act_2-_Les_tringles_des_sistres_tintaient
(03)_[Bizet,_Georges]_Act_2-_Vivat,_vivat_le_torero!
(04)_[Bizet,_Georges]_Act_2-_Votre_toast,_je_peux_vous_le_rendre
(05)_[Bizet,_Georges]_Act_2-_Nous_avons_en_tête_une_affaire
(06)_[Bizet,_Georges]_Act_2-_Halte-là!_Qui_va_là-
(07)_[Bizet,_Georges]_Act_2-_Je_vais_danser_en_votre_honneur
(08)_[Bizet,_Georges]_Act_2-_Au_quartier!_pour_l'appel!
(09)_[Bizet,_Georges]_Act_2-_La_fleur_que_tu_m'avais_jetée
(10)_[Bizet,_Georges]_Act_2-_Non!_tu_ne_m'aimes_pas!
(11)_[Bizet,_Georges]_Act_2-_Holà!_Carmen!_Holà!_Holà!
(12)_[Bizet,_Georges]_Act_2-_Bel_officier
DISCO 03
(01)_[Sir_Georg_Solti]_01._Entr'acte
(02)_[Sir_Georg_Solti]_02._Troisieme_Acte._Ecoute,_ecoute,_compagnon_(Contrebandiers)
(03)_[Sir_Georg_Solti]_03._Melons!_Coupons!_(Frasquita,_Mercedes)
(04)_[Sir_Georg_Solti]_04._Quant_au_douanier,_c'est_notre_affaire!_(Frasquita,_Mercedes,_Carmen)
(05)_[Sir_Georg_Solti]_05._Je_dis_que_rien_ne_m'epouvante_(Micaela)
(06)_[Sir_Georg_Solti]_06._Je_suis_Escamillo_(Escamillo)
(07)_[Sir_Georg_Solti]_07._Holà!_holà!_Jose!_(Carmen)
(08)_[Sir_Georg_Solti]_08._Entr'acte
(09)_[Sir_Georg_Solti]_09._Quatrieme_Acte._A_deux_cuartos!_A_deux_cuartos!_(Marchandes,_Marchands)
(10)_[Sir_Georg_Solti]_10._Les_voici,_les_voici_(Marchandes,_Marchands,_Bohemiens,_Bohemiennes)
(11)_[Sir_Georg_Solti]_11._C'est_toi!_(Carmen)
(12)_[Sir_Georg_Solti]_12._Viva!_viva!_(La_Foule)
London Philharmonic Orchestra
Sir Georg Solti, regente
Você pode comprar este disco na Amazon
BAIXAR AQUI (Zippy)
BAIXAR AQUI (Media)
*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ajuda a manter o nosso blog vivo!
Um comentário:
Pra mim esta é a melhor gravação desta ópera.
Postar um comentário