Venerava Beethoven. Na casa do compositor, um busto de mármore velava
sobre a mesa onde compunha. Obras de Brahms contém o que alguns de seus
contemporâneos consideravam como imitações do gênio de Bonn. Inclusive a
9ª Sinfonia, que possuía temas similares encontrados apenas na 9ª de
Beethoven, na 1ª de Brahms e em sua Sonata para Piano. A afeição de Brahms pelo período clássico pode ter se refletido na
escolha dos gêneros. Preferiu as formas clássicas das sonatas, sinfonias
e concertos. Em geral, pode ser visto como o mais clássico dos
compositores românticos. Outra grande influência sobre Brahms foi a
música folclórica. Escreveu adaptações para piano e voz de 144 canções
folclóricas alemãs. Suas Danças Húngaras estão entre as mais consagradas
composições. Brahms era com frequência rude e sarcástico e costumava se afastar
das pessoas. Foi amigo por toda a vida de Johann Strauss, filho, embora
fossem muito diferentes como compositores. Talvez o maior tributo que
Brahms possa ter prestado a Strauss foi a observação de que daria tudo
para ter escrito a valsa Danúbio Azul. Conta-se que Brahms
descaradamente escreveu sobre a partitura original do Danúbio Azul e ao
lado da assinatura do autor, a expressão: “Lamentavelmente não de
Brhams!”. Brahms era perfeccionista ao extremo. Consta que a sinfonia conhecida
como a 1ª possa não ter sido a primeira a ser composta, haja vista que
costumava destruir completamente obras que não atingissem seu pretendido
padrão de qualidade. Outro fator que contribuiu para o perfeccionismo de Brahms foi que
Schumann anunciara desde cedo que ele se tornaria o próximo grande
compositor depois de Beethoven, uma predição à qual Brahms estava
determinado a cumprir. Ele foi uma junção de opostos: um romântico na
expressão, porém um clássico pela forma e técnica. A emoção que se
manifesta em sua música, fonte de sua popularidade, é contida tanto pela
forma tradicional quanto pela lógica tonal.
Daqui
Johannes Brahms (1833-1897) -
DISCO 01
01. Symphony No. 1 in C Minor, Op. 68: I. Un poco sostenuto - Allegro
02. Symphony No. 1 in C Minor, Op. 68: II. Andante sostenuto
03. Symphony No. 1 in C Minor, Op. 68: III. Un poco allegretto e grazioso
04. Symphony No. 1 in C Minor, Op. 68: IV. Adagio - Allegro non troppo ma con brio
05. Tragic Overture in D Minor, Op. 81
DISCO 02
01. Concerto for Violin and Cello in A Minor, Op. 102: I. Allegro
02. Concerto for Violin and Cello in A Minor, Op. 102: II. Andante
03. Concerto for Violin and Cello in A Minor, Op. 102: III. Vivace non troppo
04. Symphony No. 2 in D Major, Op. 73: I. Allegro non troppo
05. Symphony No. 2 in D Major, Op. 73: II. Adagio non troppo
06. Symphony No. 2 in D Major, Op. 73: III. Allegretto grazioso
07. Symphony No. 2 in D Major, Op. 73: IV. Allegro con spirito
DISCO 03
01. Serenade No. 2 in A-Flat Major, Op. 16: I. Allegro moderato
02. Serenade No. 2 in A-Flat Major, Op. 16: II. Scherzo. Vivace - Trio
03. Serenade No. 2 in A-Flat Major, Op. 16: III. Adagio non troppo
04. Serenade No. 2 in A-Flat Major, Op. 16: IV. Quasi menuetto - Trio
05. Serenade No. 2 in A-Flat Major, Op. 16: V. Rondo. Allegro
06. Symphony No. 3 in F Major, Op. 90: I. Allegro con brio
07. Symphony No. 3 in F Major, Op. 90: II. Andante
08. Symphony No. 3 in F Major, Op. 90: III. Poco allegretto
09. Symphony No. 3 in F Major, Op. 90: IV. Allegro - Un poco sostenuto
DISCO 04
01. Symphony No. 4 in E minor, Op. 98: I. Allegro non troppo
02. Symphony No. 4 in E minor, Op. 98: II. Andante moderato
03. Symphony No. 4 in E minor, Op. 98: III. Allegro giocoso
04. Symphony No. 4 in E minor, Op. 98: IV. Allegro energico e passionato
London Symphony Orchestra
Bernard Haitink, regente
Gordan Nikolitch, violino
Tim Hugh, cello
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