sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Dmitri Shostakovich (1906-1975) - Violin Concerto No. 1 in A Minor, Op. 77 e Violin Concerto No. 2 in C-Sharp Minor, Op. 129

Dmitri Shostakovich é uma das minhas grandes paixões. Quando olho a imagem daquela figura circunspecta por trás daqueles óculos fundo de garrafa, com aquele ar irremediável de nerd, fico imaginativo. Sua existência como artista não foi fácil. Teve que suportar algumas investidas da censura soviética. No momento em que devia falar, sabiamente, falou; no entanto, no momento em que devia silenciar, ele silenciou. Ele sabia que qualquer movimento mais brusco, poderia ser reduzido a um campo de concentração. Contudo, notamos cada vez que ouvimos as suas obras uma denúncia velada. Quem for sensível à sua música, perceberá dramas indomáveis e uma atmosfera psicológica bastante dolorosa. É o caso de seu Primeiro Concerto para violino, escrito nos anos de 1947 e 1948, época do relatório Zhadov, que buscava "ajustar" as produções musicais e artísticas e transformá-las em documentos políticos a fim de engrandecer o mundo soviético. Nota-se como muita clareza os humores dessa força asfixiante no primeiro Concerto para violino. É uma maravilha! Mais tarde ele seria dedicado a David Oistrkh. Já o Concerto de número 2 foi escrito vinte anos mais tarde. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Dmitri Shostakovich (1906-1975) - 

Violin Concerto No. 1 in A Minor, Op. 77
01. I. Nocturne Adagio
02. II. Scherzo Allegro non troppo
03. III. Passacaglia Andante
04. IV. Burlesca Allegro con brio

Violin Concerto No. 2 in C-Sharp Minor, Op. 129
05. I. Moderato
06. II. Adagio
07. III. Adagio - Allegro

NDR Elbphilharmonie Orchester
Alan Gilbert, regente
Frank Peter Zimmermann

Você pode comprar este disco na Amazon

BAIXAR AQUI

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ajuda a manter o nosso blog vivo!

Today Deal $50 Off : https://goo.gl/efW8Ef

Um comentário:

Dirceu Scarparo Vargas disse...

Tenho o Concerto para Violino nº 1 com Oistrakh / New York Philharmonic / Mitropoulos, que parece estar tocando outra música (Magistral Oistrakh).
Grato. Um feliz Natal, com saúde e paz, junto aos teus familiares Carlinus.
Um forte abraço do Dirceu.