sábado, 4 de setembro de 2010

E. Grieg - Concerto para piano e Orq. em Lá menor, Op. 16 e R. Schumann - Concerto para piano e Orq. em Lá menor, Op. 54 e Papillons (200 anos!!!)

Já fazia um certo tempo que eu ensaiava a oportunidade para postar o Concerto para piano e orquestra em Lá menor de Grieg, peça de grande beleza e lirismo. Este concerto para piano, o único de Edvard Grieg, foi composto em 1868, quando o compositor possuía 25 anos de idade. As circunstâncias que rodearam esta obra foram extremamente favoráveis: Grieg era um jovem recém-casado com uma mulher que amava. Tinha acabado de nascer uma filha e a família passava férias de verão numa casa de campo - e tudo isso lá naqueles paisagens norueguesas de cartão postal. O compositor trabalhou nesta obra sem pressas. Costumava interromper a escrita para empreender longas caminhadas, para conversar com amigos ou sentar-se a beber numa taberna próxima. Dormia até tarde e vivia rodeado de uma paisagem idílica. Não admira que os traços mais vivos do espírito norueguês se manifestassem nesta obra, estreada pelo próprio Grieg em Leipzig, em fevereiro de 1872. A obra é dividida em três movimentos: o primeiro movimento possui uma introdução com uma entrada furiosa do piano - a obra prende o ouvinte com sua força melódica e virtuosismo técnico. O segundo movimento é leve, suave, como um cício dos campos noruegueses. O terceiro movimento é repleto de temas populares noruegueses que conduzem a um nobre e majestoso final. A demora para postar o concerto de Grieg se deu, porque eu estava procurando uma boa versão. E Richter, um dos maiores pianistas do século XX, enche de sublimidade este extraordinário concerto. Aparece ainda o também imortante concerto para piano de Schumann. Não deixe de ouvir. Boa apreciação!
Edvard Grieg (1843-1907) - Concerto para piano e Orquestra em Lá menor, Op. 16 01. Allegro molto 02. Adagio 03. Allegro moderato molto e marcato Robert Schumann (1810-1856) - Concerto para piano e Orquestra em Lá menor, Op. 54 04. Allegro afettuoso - Andante espressivo 05. Intermezzo - Andantino grazioso 06. Allegro Vivace Papillons, Op. 2 07. Papillons, Op. 2 Você pode comprar na Amazon Orchestra National del'Opéra de Monte Carlo Lovro von Matacic, regente Sviatoslav Richter, regente BAIXAR AQUI *Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante!

2 comentários:

bernardo baethgen disse...

prezado senhor. parabens pelo blog!!! só uma observaçao: nao consigo baixar esse belissimo disco dos concertos de schumann e grieg com o grande richter. e ha algunso outros que tambem nao consigo baixar
mais uma vez parabens!!!

bethsilva disse...

Não consigo baixar o Concerto em lá menor de Greyk...