segunda-feira, 31 de maio de 2010

The Segovia Collection - Rodrigo, Ponce e Boccherini (CD 1 de 4)

Havia separado este box com 4 CDs de peças interpretadas por Andrés Segovia desde o final do ano passado. A beleza dessas interpretações nos comove. Segovia é considerado por muitos estudiosos como o pai do violão erudito moderno. Muitos compositores escreveram para o espanhol. É o caso do nosso Villa-Lobos; Turina ou Tedesco. Neste CD, Segovia toca Rodrigo, Ponce e Boccherini. O destaque ao meu modo de ver fica com a Fantasía para un Gentilhombre de Rodrigo, peça de beleza delicada, ensolarada. A face comovente do trágico e de uma beleza silenciosa torna-se divisável na música de Joaquim. Sou apaixonado pela obra de Rodrigo. Fico a imaginar quais impressões devem ter tomado Rodrigo ao escrever essa fantasia, já que era cego. O que ele não via, desenhou em sua interioridade. Uma manhã com sol envelhecido. Uma estrada pequenina a se perder na distância. Uma igreja antiga a abrigar a sacralidade erigida pelo tempo. O silêncio. A calma. O vento airoso a soprar trazendo nacos de impressões passadiças. O regato que corre por sobre as pedras. A cercanias repletas de campos. Os olhos colhem o colorido da paisagem e, a alma grávida de sensibilidade, torna em som o quadro mística. A melodia infinita se prolonga. Sua alegria é fugaz e eterna, súbita e sem perdão. Boa apreciação!

P.S. Iglesia de la Vera Cruz, Segovia, Espanha

Joaquín Rodrigo (1901-1999) - Fantasía para un gentilhombre, for guitar & orchestra

01. Villano y Ricercar
02. Españoleta y fanfare de la caballería de Nápoles
03. Danza de las hachas
04. Canario

Manuel María Ponce (1882-1948) - Concierto del sur for guitar & orchestra
05. Allegro moderato
06. Andante
07. Allegro Moderato e festivo

Luigi Boccherini (1743-1805) - Concerto n°6 for violoncello and orchestra in D major
08. Allegro non tanto
09. Andante cantabile
10. Allegretto - più Mosso

Na Amazon

Simphony of the Air
Enrique Jorda, regente
Andrés Segovia, violão

BAIXAR AQUI

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante!

6 comentários:

Jpgomes disse...

O texto está bonito, pena que aos olhos de Rodrigo não colhia nada. Rodrigo para mim é um dos grandes compositores do século XX mas infelizmente era cego. Nesse sentido,imagens fortememte visuais não seja o mais adequado. Mas seu texto em geral é muito bom e eu sou um fã desse blog. Um abraço.

Carlinus disse...

É verdade! Devo fazer umas adaptações no texto. Havia esquecido ou não procurei saber desse detalhe. Obrigado pelo aviso.

Anônimo disse...

Dear friend,
Could you please re-upload this?

Obrigado e um abraço

Anônimo disse...

Dear friend,
Could you please re-upload this?

Obrigado e um abraço

Vetor disse...

Olá tudo bem???
Adorei seu site, mas não estou conseguindo baixar esse arquivo, ele da não encontrado, você teria um outro endereço para baixar???
Obrigado...
Ailton Godoy

Anônimo disse...

Podrías subirlo nuevamente. gracias?