quinta-feira, 25 de julho de 2013

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) - Great Mass in C minor, KV.427 (417a)

Mozart foi um compositor prolífico. Compôs muito para um período tão curto de vida - 36 anos. Somente as missas, tem-se em conta que ele escreveu dezessete ao todo. Suas missas seguem de perto os modelos de Joseph Haydn. Mozart escreveu sua primeira missa aos doze anos. Incrível. Todavia, elas possuem gradações. Existem aquelas que podem ser executadas com um número não tão expressivo de músicos. E, por outro lado, existem aquelas que exigem uma grande orquestra, como é o caso da Grande Missa em dó menor. A Grande Missa é aquela em que Mozart impingiu marcas arcaizantes do barroco, elementos da ópera italiana, bem como uma gama de efeitos ornamentais. A presente gravação com Karajan, não me deixou impressionado. Acredito que a tenha ouvido de forma despretensiosa, o que fez com que eu tenha perdido os matizes exatos da gravação. De qualquer forma, não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) - 

Great Mass in C minor, KV.427 (417a)
01. I. Kyrie
02. II. Gloria - Gloria in excelsis Deo
03. II. Gloria - Laudamus te
04. II. Gloria - Gratias agimus tibi
05. II. Gloria - Domine Deus
06. II. Gloria - Qui tollis peccata mundi
07. II. Gloria - Quoniam tu solus Sanctus
08. II. Gloria - Jesu Christe
09. II. Gloria - Cum Sancto spiritu
10. III. Credo - Credo in unum Deum
11. III. Credo - Et incarnatus est
12. IV. Sanctus
13. V. Benedictus

Você pode comprar este disco na Amazon

Berliner Philharmonic
Wiener Singverein
Herbert von Karajan, regente

BAIXAR AQUI

Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela juda a manter o nosso blog vivo!

3 comentários:

Eduardo Itauna/MG disse...

Quando houve me BH a apresntação dessa missa de Mozart, essa foi a gravação usada como referência. Das que já ouvi e possuo, essa e a de Hogwood, são minhas preferidas.Na minha opinião, a Estrela maior dessa gravação, além do maestro e orquestra fica para a americana Barbara Hendrics. Já havia ouvido ela no Turandot e adorei sua voz. E o Karajan parece que gostava tb, visto que gravou com ela o Requiem Alemão de Brahms, O Don Carlo de verdi (Voz celestial no final do III ato), Liu em Turandot.

Elgatosierra disse...

¡Muchísimas gracias Carlinus!
Una música maravillosa en una versión fantástica.
Me reitero, muchísimas gracias Carlinus.
Salud, paz, sonrisas y muy cordiales saludos.
Elgatosierra

Dirceu Scarparo Vargas disse...

Penso que Karajan, para bem ou para mal,foi o regente mais criticado.
A sua vida pessoal e seu comportamento, pelas fontes escritas, talvez não sejam dignas de devoção. O mesmo se aplica ao cineasta Charlie Chaplin como vida e obra. No entanto, para mim, quando ouço Karajan ou assisto Chaplin, quase tudo se transforma em ouro, admiração, reverência e trabalhos geniais. Nunca joguei pela janela uma gravação de Karajan, assim como revejo Chaplin seguidamente, e pasmem,continuo me surpreendendo, gênios que se tornaram mitos. E essa Missa de Mozart postada, é um exemplo disso, na minha opinião.
Grato Carlinus e um forte abraço do Dirceu.