quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Felix Mendelssohn (1809-1846) - Complete String Quartets, Quintets, Sextets & Octet (CDs 4, 5 e 6 de 6)

Para concluir a integral da obra de camerística de Mendelssohn. Já informei de minha admiração pelo alemão. Falei no último post sobre as prerregogativas que tornam o compositor especial para mim. Poucos compositores foram tão prolíficos na infância quanto Mendelssohn. Talvez, somente Mozart seja uma contraparte. Compor, por exemplo, o belo e genial octeto aos 16 anos não é para qualquer um. Ele é um dos grandes românticos do século XIX. Poderíamos colocá-lo ao lado de Beethoven, Schubert ou Schumann pela proximidade histórica. Mendelssohn era um indíviduo culto, da alta burguesia germânica. Seu pai era banqueiro. Teve o privilégio de na família ter um filósofo - Moses Mendelssohn, o que de certa forma indica uma reputação intelectual no seio familiar. Seu romantismo é o mais puro, o mais doce, o "mais santo" dos romantismos. Curiosamente, à época do III Reich, Hitler proibiu a execução da música de Mendelssohn pelo fato deste ser judeu. Que pena! A ignorância do Füher impediu que apreciasse belos trabalhos de um dos maiores gênios da humanidade. Isso ensina uma lição: a arte não pertence somente a um povo ou uma sociedade. Ela é um patrimônio imortal para todos os homens. Não deixe de apreciar. Bom deleite!

Felix Mendelssohn (1809-1847) - Complete String Quartets, Quintets, Sextets & Octet

DISCO 04

Four Pieces for String Quartet Op.81
01. Andante sostenuto (with variation) in E
02. Scherzo: Allegro leggiero in A minor
03. Capriccio: Andante con moto – Allegro fugato, assai vivacein E minor
04. Fuga: A tempo ordinario in E flat minor

String Quartet in E flat
05. Allegro moderato
06. Adagio non troppo
07. Minuetto
08. Fuga

Gewandhaus-Quartett

DISCO 05

String Quintet in A major Op.18
01. Allegro con moto
02. Intermezzo, andante sostenuto
03. Scherzo, allegro di molto
04. Allegro vivace

String Quintet in B flat major Op.87
05. Allegro vivace
06. Andante scherzando
07. Adagio e lento
08. Allegro molto vivace

Sharon Quartet

DISCO 06

Piano Sextet in D major Op.110, for piano, violin, 2 violas, cello & double-bass
01. Allegro vivace
02. Adagio
03. Menuetto
04. Allegro vivace

Octet for Strings in E flat major Op.20
05. Allegro moderato ma con fuoco
06. Andante
07. Scherzo,allegro leggierissimo
08. Presto

Amati String Orchestra

Você pode comprar este CD na Amazon

BAIXAR AQUI CD04
BAIXAR AQUI CD05
BAIXAR AQUI CD06

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog vivo!

5 comentários:

Beto Toda Música disse...

Somente após a fruição dos seis cd's que compõem a série, achei-me em condições de enviar este comentário, sobre mais uma fantástica postagem de nosso desprendido e generoso amigo Carlinus!

Assim falou mestre Otto Maria Carpeaux:
"Neto do filósofo judeu Moses Mendelssohn, Felix Mendelssohn-Bartholdy, foi batizado, quando criança, na Igreja Luterana, à qual sempre ficou ortodoxamente fiel; filho de rico banqueiro, recebeu brilhante educação; nunca chegou a conhecer as preocupações materiais da vida; de precocidade extraordinária, obteve cedo o mais completo sucesso como pianista, regente e compositor, sendo idolatrado em vida; fundou os famosos concertos sinfônicos do Gewandhaus, em Leipzig e o não menos famoso Conservatório dessa cidade.
Como regente – o primeiro grande regente de orquestra do século XIX, criou o repertório histórico dos nossos concertos, com as obras de Haydn, Mozart e Beethoven como base. Em 1829 ressuscitou o esquecido Bach, regendo em Berlin a Paixão Segundo São Mateus; mérito que não é possível exagerar. Como admirador de Handel, deu um reflexo da arte dele em seus oratórios Paulus (1835) e Elias (1846). Também foi Mendelssohn um dos poucos que, em seu tempo, reconheceram o valor dos últimos quartetos para cordas de Beethoven; há traços disso em seu próprio quarteto em fá menor, op. 80 de 1847.
Depois de ter sido o compositor mais festejado da época, caiu Mendelssohn em desprezo; em parte porque a crítica acreditava reconhecer nele um epígono da grande época clássica, que só adotou certas feições exteriores do romantismo; em parte por motivos extra-artísticos, pelo furioso anti-semitismo dos wagnerianos. Durante a época nazista, suas obras estavam banidas do repertório alemão.
A música de Mendelssohn é sempre nobre; e hesita-se em chamá-lo de epígono – como é de hábito classificá-lo – porque sua linguagem musical é inconfundivelmente pessoal.”
Ou seja: em Mendelssohn existe uma sensibilidade verdadeiramente romântica, aliada ao sentido da medida de um clássico; como toda sua obra de câmara revela e expressa de forma candente.
Afora o valor de todas estas peças, é absolutamente espantoso o Octeto Op. 20, para quatro violinos, duas violas e dois violoncelos. É uma assombrosa obra-prima da literatura camerística, composta por jovem de apenas dezesseis anos! Nem Mozart chegou perto!
Obras imprescindíveis para todos que amam a música.
Repetindo, como sempre, muito obrigado por mais esta belíssima postagem.

Fabiana disse...

Olá Carlinus, cheguei até seu blog através do PqpBach, procurando conhecer mais obras de Mendelssohn, até agora conheço a Sinf. 4, a op.64 com Zukerman e Sonho de uma noite de verão, ele é mto bom, vale a pena ouvir, sentir e vivenciá-lo. Fico + feliz ainda de encontrar + obras dele e dispor d pessoas como vc q desenvolvem esse trabalho c/ bom gosto, carinho e simplicidade!!!
Td d bom pela música e pelo blog, + uma vez mto obrigada!!!

GRILO disse...

Carlinus
Venho agradecer pela postagens magnificas da obra camerística de Mendelsshon. Após as palavras de O. M. Carpeaux, pouco teria a dizer.
Há um problema com o "link"(Mediafire) do 4º disco. Se puder fazer a gentileza de verificar, ficaríamos muito gratos.

Dirceu Scarparo Vargas disse...

Ouvi até agora sómente o CD 6 e fiquei contagiado e emocionado com o Piano Sexteto Op.110 e o Octeto Op.20.
São peças envolventes e de rara beleza. Grato e um abraço do Dirceu.

Manolo Jiménez disse...

Hola Carlinos

Agradecer antes de nada todo el trabajo que te tomas por acercarnos a la música tan bella que tienes en el blog. Comentarte que el CD6 no está, el link se ha caído.

Gracias por todo