sábado, 16 de julho de 2011

Nikolai Rimsky-Korsakov (1844-1908) - Orchestral Works

No início da era cristã havia um debate firme sobre a presença da filosofia como ferramenta para se entender a fé. Havia aqueles que defendiam o diálogo entre a fé e a filosofia grega. Estes eram denominados de helenistas. Do outro lado, por sua vez, havia aqueles que afirmavam que a fé prescindia da filosofia. Não admitiam o possível diálogo. Entre os defensores dessa segunda posição havia o teólogo Tertualiano ( de 160 a 220 d.C), um conservador, ardoroso defensor da ortodoxia; combatente das heresias que grassavam contra a estrutura da fé, que precisava de esclarecimento e uma apologia engajada. É célebre uma frase dita por ele: " O que tem a ver Atenas com Jerusalém". Para o ilustre teólogo, a experiência da fé não permitia o colóquio com as investigações da filosofia. Mas por que fiz essa pequena divagação? Justamente para tentar explicar as impressões que me vêm à mente quando escuto o poema sinfônico Scheherazade de Korsakov. O que tem a ver a Rússia com o Oriente? Ou em outras palavras: Como Korsakov conseguiu transpor para a música as emoções da mítica história de As mil e uma noite, sendo que faz parte de uma tradição cultural que não se vincula aos elementos do Oriente Médio? Parafraseio Fernando Pessoa: "O artista é um fingidor". O poema sinfônico Scheherazade é um dos mais belos poemas sinfônicos que conheço. O primeiro movimento é arrebatador. O presente post traz as principais peças do compositor russo. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Nikolai Rimsky-Korsakov (1844-1908) - Orchestral Works

DISCO 01

1 - 4 Scheherazade, op. 35


5 - La Grande Pâque Russe, ouverture


6 - 10 - Capriccio Espagnol

Philharmonia Orchestra
Lovro von Matacic, regente (1-5)
André Cluytens, regente (1-10)

DISCO 02

1 - Le vol du bourdon

2 - 4 - Tsar Saltan, suite d'orchestre


5 - 8 - Le Coq d'or, suite d'orchestre

9 - 12 - Snegourotchka, suite d'orchestre

13 - Doubinouchka

14 - La Nuit de mal, ouverture


Você pode comprar este CD na Amazon Inglesa

Philharmonia Orchestra
André Cluytens, regente (1)
Paul Kletzki, regente (2-4)
Efrem Kurtz, regente (5-13)
Constatine Silvestri, regente (14)

BAIXAR AQUI CD1
BAIXAR AQUI CD2


*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda manter o nosso blog vivo!

4 comentários:

Murillo Missaci disse...

Olá meu amigo Carlinus, eu reparei que no seu blog ainda não há nada de Jacques Offenbach. Queria saber se tem como você postar pra nós, Os Contos de Hoffmann, deste célebre compositor! Abraços!

Visite: www.clas-sicos.blogspot.com

r disse...

Meu prezado, permita-me só uma ligeira correção referente a Pessoa: 'o poeta é um fingidor'
Abraços

Nós disse...

Olá Carlinus, faz um tempo que torço para vc revalidar este cd duplo de Korsakov, o mais completo que já vi deste compositor. Gostaria que fizesse este favor. um abraço e tudo de bom!

bpl disse...

Hi, could you please repost this? Thank you!