domingo, 1 de dezembro de 2013

Johannes Brahms (1833-1897) - Piano Concerto No. 1 in D minor Op. 15, Scherzo in E flat minor, Op. 4, 4 Ballades, Op. 10, Piano Concerto No. 2 in B flat major, Op. 83 etc (CDs 1 e 2 de 4)

Vamos a mais uma postagem com um dos meus compositores favoritos. Ontem, fiz uma postagem apressada e Al Reiffer acabou me chamando a atenção para o meu "desleixo" para com as palavras. Afinal de contas, eu não estava postando qualquer coisa, qualquer compositor, qualquer música naquele instante. Tratava-se de Brahms - e pelo que pude perceber - o compositor predileto dele - e um dos meus também. O fato é que já estava há um certo tempo querendo postar esta famosa caixa com Stephen Kovacevich. A abordagem do pianista é mais séria. Mais propensa à reflexão grave, o que faz com que a música de Brahms ganhe contornos mais sérios do que já possui. Acredito que Brahms nesse sentido, seja um continuador do espírito beethoveano. Beethoven conseguiu criar em seus trabalhos pianísticos, principalmente com as suas sonatas, um universo complexo e infinito de possibilidades artísticas. Brahms não escreveu muito. Primava mais pela qualidade do que pela quantidade. Escreveu apenas dois concertos para piano, o que é pouco para um compositor que passou quase quarenta anos da vida escrevendo. Mozart escreveu quase trinta e viveu pouco mais de trinta anos. Mas Brahms é uma galáxia onde se fecundavam supernovas de profundidade e beleza; e um tipo de música que cada vez que ouvimos sentimos que a vida se faz mais delicada e humana. Não deixe de ouvir. Os dois próximos discos eu disponibilizarei no meio da semana. Uma boa apreciação!

Johannes Brahms (1833-1897) - 

DISCO 01

Piano Concerto No. 1 in D minor Op. 15
01. 1. Maestoso - Poco piu moderato  
02. 2. Adagio    
03. 3. Rondo. Allegro non troppo  

Scherzo in E flat minor, Op. 4 
04. Scherzo in E flat minor, Op. 4  

4 Ballades, Op. 10
05. No. 1 in D minor  
06. No. 2 in D major   
07. No. 3 in B minor   
08. No. 4 in B major   

DISCO 02

Piano Concerto No. 2 in B flat major, Op. 83
01. 1. Allegro non troppo    
02. 2. Allegro appassionato   
03. 3. Andante - Più adagio  
04. 4.  Allegretto grazioso - Un poco più presto   

Klavierstucke, Op. 76
01. 1. Capriccio in F sharp minor   
06. 2. Capriccio in B minor    
07. 3. Intermezzo in A flat major    
08. 4. Intermezzo in B flat major   
09. 5. Capriccio in C sharp minor    
10. 6. Intermezzo in A major    
11. 7. Intermezzo in A minor    
12. 8. Capriccio in C major    

Você pode comprar este disco na Amazon

London Symphony Orchestra
Sir Colin Davis (Op. 15 e Op. 83), regente
Stephen Kovacevich, piano


*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog vivo!

Um comentário:

Al Reiffer disse...

É, de fato, Brahms é meu compositor favorito. E o Kovacevich executa muito bem estes concertos. Apenas uma correção no meu nome: é Al Reiffer. Abraço.