terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Johann Sebatian Bach (1685-1750) - Christmas Oratorio (Weinachts-Oratorium) - Oratório de Natal, BWV 248

Vamos a uma das obras mais bonitas de Bach. Trata-se do Oratório de Natividade ou Oratório de Natal, o BWV 248. Faz parte do conjunto dos três grandes oratórios compostos pelo mestre alemão, sendo que os outros dois são o Oratório de Páscoa e o Oratório de Ascensão. Todavia, este, dos três, é o mais complexo, o mais belo, o mais delicado. Bach escreveu este trabalho na década de 30, do século XVIII. A obra é dividida em seis partes. Fica assim dividido: (1) descreve o nascimento de Cristo; (2) a anunciação aos pastores; (3) a adoração dos pastores; (4) a circuncisão de Jesus; (5) a jornada dos Reis Magos; e (6) a epifania - adoração dos Reis Magos. A obra foi escrita para ser apresentada nas festividades de Natal. Bach era imensamente religioso. Possuía uma devoção apaixonada ao seu Deus. A obra, assim, além de possuir uma beleza estética impressionante, traz ainda as intuições apaixonadas da fé de Bach. E a propósito: uma excelente interpretação do Jochum. São quase três horas de pura beleza. Não deixe de ouvir. Um Feliz Natal a todos. Boa apreciação!

Johann Sebatian Bach (1685-1750) - 

01 Parte I - Coro- Jauchzet, frohlocket
02 Parte I - Evangelista - Recitativo - Alto - Es begab
03 Parte I - Aria - Alto - Bereite dich
04 Parte I - Coral - Evangelista - Wie soll ich
05 Parte I - Coral - Coro - Soprano - Bajo - Er ist auf Erden
06 Parte I - Aria - Bajo - Grosser Herr
07 Parte I - Coral - Ach mein herzliebes Jesulein
08 Parte II - Sinfonia - Evangelista - Und es waren
09 Parte II - Coral - Evangelista - Recitativo - Brich an,
10 Parte II - Aria - Tenor - Frohe Hirten
11 Parte II - Recitativo - Coral - Recitativo - Und das habt
12 Parte II - Aria - Alto - Schlafe, mein Liebster
13 Parte II - Evangelista - Coro - Und alsobald war
14 Parte II - Coral - Wir singen dir
15 Parte III - Coro - Herrscher des
16 Parte III - Evangelista - Coro - Recitativo - Bajo - Und da die Engel
17 Parte III - Coral - Dies hat er alles
18 Parte III -  Dueto - Soprano - Bajo - Herr, dein Mitleid
19 Parte III - Evangelista - Und sie kamen
20 Parte III - Aria - Alto - Schliebe, mein Herze
21 Parte III - Recitativo - Alto - Coral - Evangelista - Coral - Ja, ja, mein Herz...l
22 Parte III - Coro da capo - Herrscher des Himmels
23 Parte IV - Coro - Fallt mit Danken
24 Parte IV -  Evangelista - Recitativo - Bajo - Arioso - Soprano - Und da acht Tage
25 Parte IV - Aria - Soprano - Echo - Flöbt mein Heiland
26 Parte IV - Recitativo - Bajo - Wohlan, dein Name
27 Parte IV - Aria - Tenor - Ich will nur dir
28 Parte IV - Coral - Jesus richte mein
29 Parte V - Coro - Ehre sei dir Gott, gesungen
30 Parte V - Evangelista - Coro - Recitativo - Alto - Coral - Da Jesus geboren
31 Parte V - Aria - Bajo - Erleucht auch meine finstre Sinnen
32 Parte V -  Evangelista - Recitativo - Alto - Evangelista - Da das König Herodes
33 Parte V - Terceto - Soprano - Alto - Tenor - Ach, wenn wird die Zeit
34 Parte V - Recitativo - Alto - Coral - Mein Liebster herschett schon
35 Parte VI - Coro - Herr, wenn die stolzen Feinde schnauben
36 Parte VI -  Evangelista - Herodes - Recitativo - Soprano - Da berief Herodes
37 Parte VI -  Aria - Soprano - Nur ein Wink von seinen Händen
38 Parte VI - Evangelista - Als sie nun den König gehöret hatten
39 Parte VI - Coral - Ich steh an deiner Krippen hier
40 Parte VI - Evangelista - Recitativo - Tenor - Und Gott befahlt ihnen im Traum
41 Parte VI - Aria - Tenor - Nun mügt ihr stolzen Feinde schrecken
42 Parte VI - Recitativo - Soprano - Alto - Tenor - Bajo - Was will der Hölle Schrecken nun-
43 Parte VI - Coral - Nun seid ihr wohl gerochen

Você pode comprar este disco na Amazon

Orchester des Bayerischen Rundfunks
Elly Ameling, soprano
Brigite Fassbaender, alto
Horst R. Laubenthal, tenor & evangelista
Hermann Prey, baixo
Eugen Jochum, regente


 *Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ajuda a manter o nosso blog vivo!

Um comentário:

Eduardo - Itaúna/MG disse...

Feliz Natal!
Essa na minha opinião é das mais belas interpretações dessa grandiosa peça de Bach. Bach aproveitou vários trechos de cantatas na elaboração desse oratório. Quem possui as cantatas completas do Koopman tem a oportunidade de ouvir essas cantatas.
Excelente post!