sábado, 7 de julho de 2012

Gustavo Mahler (1860-1911) - Symphony No. 5 in C sharp minor (transcrição para órgão)

Mahler sempre foi um paixão inexplicável para mim (e para todo aquele que ama a boa música). Suas sinfonias são verdadeiras obras de arte. São tratados perturbadores. Quatro das suas sinfonias me deixa em estado de transe: as de número 1, 4, 5 e 6. São trabalhos que ouvi muito em minha adolescência. Se afunilasse ainda mais, diria que as de número 1 e número 5 são atordoantes. Possuem uma força magnética profunda; que são capazes de solapar qualquer juízo. Quanto mais as ouvimos, mais ficamos com aquele senso de novidade singular. Por isso, ouvir - quer a sinfonia no. 1 ou a número - é um exercício para que eu me encontre comigo mesmo. É uma acerto de contas com as minhas necessidades mais exigentes. Talvez tenha sido por causa disso que resolvi postar a transcrição para órgão da Sinfonia no. 5 de Mahler - quiça seja a novidade. O órgão sempre me pareceu um instrumento misterioso. Aquele som "fanhoso" sempre me remeteu a atmosferas sacras; ao interior de igrejas milenares, construídas há séculos, mas habitadas por uma atmosfera de profunda espiritualidade. Penso que ao fazerem a transcriação para essa peça tenha desejado externar essa essência mais íntima do mundo mahleriano. Mahler era um homem atormentado por crenças que viviam arraigadas em seu próprio ser. Essa transcrição é um trabalho curioso, mas muito eloquente. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Gustavo Mahler (1860-1911) - 

Symphony No. 5 in C sharp minor
01.Trauermarsch, in gemessenem Schritt, streng wie ein Kondukt Listen
02. Stürmisch bewegt, mit grösster Vehemenz Listen
03. Scherzo, kräftig, nicht zu schnell Listen
04. Adagietto, sehr langsam Listen
05. Rondo-Finale, allegro giocoso

Você pode comprar este  disco na Amazon

The Organ of Gloucester Cathedral
David Briggs, órgão

BAIXAR AQUI

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog vivo!


3 comentários:

Anônimo disse...

Fiquei curioso, tô baixando... Obrigado!

Anônimo disse...

Conheço muitíssimo bem a versão original para orquestra. Estou extremamente curioso para ouvir. Vou baixar JÁ.
:))

Anônimo disse...

Gracias, esta version la estaba buscando, tu blog es fantastico!!!