terça-feira, 6 de março de 2012

Wolfgang Amadeus Mozart (1756 - 1791) - Concertone for 2 violins & orchestra in C major, K. 190, Rondo for violin & orchestra in C major, K. 373 etc

Ouvir Mozart é como chegar ao cume de uma alta montanha e de lá respirar o mais puro ar de otimismo e alegria. É poder enxergar a falda dos montes afastados, como se em nossa contabilidade, pudessêmos dizer: "Todos vocês existem para alegrar a minha existência!". Há compositores que existiram unicamente para nos fazer mais alegres; para aformosear o universo. Sem essas figuras - mensageiras do eterna - a vida humana seria uma erro absurdo. Ou parafraseando Nietzsche: "Sem esses compositores, a vida seria uma grande erro". Certamente, que Mozart se encaixa nessa "categoria celestializante". Mozart foi o resultado da perfeição dos deuses. Sua música é um hálito capaz de fazer desabrochar as mais belas poesias. Julia Fischer, essa nova celebridade do violino, consegue arrancar notas de muita clareza e expressividade das três peças presentes no resgistro. Demonstra habilidade e uma musicalidade excelente. Mozart é tratado com todo o cuidado possível, o que faz desse CD que ora posto, um material fino, gestador das escadarias que nos faz galgar às grandes montanhas mozartianas. Uma boa apreciação!

Wolfgang Amadeus Mozart (1756 - 1791) - Concertone for 2 violins & orchestra in C major, K. 190, Rondo for violin & orchestra in C major, K. 373 e Concertone for 2 violins & orchestra in C major, K. 190

Sinfonia concertante for violin, viola & orchestra in E flat major, K. 364
01. I. Allegro maestoso
02. II. Andante
03. III. Presto

Rondo for violin & orchestra in C major, K. 373
04. Rondo for violin & orchestra in C major, K. 373

Concertone for 2 violins & orchestra in C major, K. 190
05. I. Allegro spiritoso
06. II. Andantino grazioso
07. III. Tempo di menuetto: Vivace

Você pode comprar este CD na Amazon

Netherlands Chamber Orchestra
Yakov Kreizberg, regente
Julia Fischer, violino
Gordan Nikolic, violino

BAIXAR AQUI

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog vivo!

4 comentários:

GRILO disse...

Caro Carlinus.
Grato por mais essa joia. Suas palavras sobre a musica de Mozart me soam poeticamente assim como muitos de seus comentário. Gosto disso!
Como você, sou rendido incondicionalmente à música de Beethoven, que com Bach e Brhams, são sólidos pilares da Grande Música.
Solicito uma gentileza: Descobri as Sonatas do mago de Viena, com o W. Kempff e mestou baixando-as. No entanto o "link" do CD 5 está quebrado. Poderia de alguma forma revalidá-lo, ou possivelmente me indicar onde poderia encontrá-lo? (Talvez no P.Q.P Bach)

Anônimo disse...

Caro Grilo, eu estou disposto a te ajudar, mas não sei, realmente, quem é o mago de Viena que você se refere. Beethoven e Brahms nasceram na Alemanha mas fizeram a vida em Viena. Assim como Mozart, que foi pra lá depois de ter feito muitos xixis na fralda em sua casa em Salzburg.

Diga aí!

IvanRicardo

GRILO disse...

Caro Carlinus
Agradecido por sua atenção e gentileza.
Com razão. Fica a dúvida ao ter mencionado os 3 grandes mestres que viveram em Viena.
Mas ao mencionar minha paixão por Beethoven associado à interpretação de W. Kempf das Sonatas, me referia a ele, ao incomparável Beethoven. Mas é claro que ainda permaneceria a dúvida.
Observei que os discos 5, 6, 7 e 8(?) estão indisponiveis, sendo que os 3 últimos estão com "links" do Megaupload.

GRILO disse...

Caro Carlinus

Cometi um equivoco; espero que me perdoe.
Solicitei ajuda para obter os discos do W. Kempf interpretando as Sonatas de Beethoven, e outro participante do blog me ofereceu ajuda. Quando respondi me dirigi a você.
Agradeço ao 'anonimo' Ivan e aceito a ajuda como ja disse.
Abraço fraterno