quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Wolfgang Amadeus Mozart (1756 - 1791) - Violinos Sonatas - K. 301, 304, 376 & 526

A jovem Hann mostra-se madura e precisa na interpretação dessas sonatas de Mozart ao lado de Natalie Zhu. As duas construíram uma amizade saudável há mais de 10 anos, quando se conheceram no Instituto da Filadélfia de música. O que presenciamos nesse disco é a destilação de doses de emoções profundas, docemente construídas com técnica e maturidade. Quando algo grande é feito com essas qualidades, o resultado pleno é a alegria que brota com beleza e encanto. Com Mozart deve ser assim. Hilary Hann parece conhecer cada sentimento construído por Mozart. Para ela, é como se as gradações de humor estivessem na partitura. Grande gravação! Ela é um bálsamo, uma evolação por paragens de paz e tranquilidade. Lá longe vejo imagens grandiosas! Quase me esqueci do trabalho que me espera. Vamos lá! Não deixe de ouvir esse maravilhoso CD!

Wolfgang Amadeus Mozart (1756 - 1791) - Violinos Sonatas - K. 301, 304, 376 & 526

Sonata for Piano and Violin in F, K.376
01. Allegro
02. Andante
03. Rondo (Allegretto grazioso)

Sonata for Piano and Violin in G, K.301
04. Allegro con spirito
05. Allegro

Sonata for Piano and Violin in E minor, K.304
06. Allegro
07. Tempo di minuetto

Sonata for Piano and Violin in A, K.526
08. Allegro molto
09. Andante
10. Presto

Você pode comprar este CD na Amazon

Hilary Hahn, violino
Natalie Zhu, piano

BAIXAR AQUI (Mega)

BAIXAR AQUI (One)

*Se possível, deixe um comentário. Sua particpação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blogo vivo!

16 comentários:

Anônimo disse...

Oi Carlinus!
Eu não me considero, assim, um grande admirador de Mozart. Na minha listinha de compositores favoritos talvez ele apareça lá pela sexta ou sétima posição, somente, mas eu não posso negar que esse gênio da música por vezes faz coisas que me deixa de queixo caído.
Quando Beethoven tinha seus 15 anos de idade conheceu uma sonata para violino de Mozart em Sol Maior e, inspirado pela grandeza da peça, compôs o primeiro dos maravilhosos Três Quartetos para Cordas e Piano WoO 36. Beethoven nunca teve coragem de publicar essas peças. E para que ninguém suspeitasse de nada, também nunca mais compôs outra obra desse gênero que Brahms dominou de forma absoluta.
O primeiro desses Quartetos de Beethoven é coisa de outro mundo, e a culpa é inteiramente de Mozart, pois a dita Sonata em Sol Maior K.379 deve ter endoidado a cabecinha do jovem que, na mais absoluta cara de pau, concebeu a obra nos mesmos moldes da sonata, inclusive roubando-lhe os temas e as inspirações.
Eu escrevo isso porque quando li que você havia postado sonatas para violino de Mozart a primeira coisa que procurei foi se estava lá a Sonata K.379. Uma pena que não está. É a mais extraordinária de todas as Sonatas para Violino de Mozart, obra muito à frente do seu tempo e de beleza simplesmente estarrecedora, para encerrar de vez o assunto.
Percorri seus posts de Mozart mas encontrei somente uma gravação dela, mas é como se não tivesse nenhuma, pois é executada por uma das piores violinistas que já ouvi tocar Beethoven: Anne-Sophie Mutter simplesmente arruinou as 10 sonatas dele e eu não posso imaginar o que ela pode ter feito com a K.379.

IvanRicardo

Carlinus disse...

Ivan, em alguns dias sairá o box com todas as sonatas de Mozart, interpretadas pelo Baremboim e pelo Perlman. Espero que dessa vez o violinista agrade a você. Recordo-me que você já havia citado esse fato uma certa vez.

Obrigado pelo comentário.

Abraços musicais!!

Anônimo disse...

Carlinus, obrigada pelas sonatas! São estupendas, sem dúvida alguma! Ainda que Mozart não seja o meu compositor favorito, é sempre um grande prazer ouvi-lo.
Parabenizo-te pelos textos e, sobretudo, pela excelente escolha musical. Há algum tempo, descobri o teu blog através do P.Q.P. Bach e, desde então, acompanho tuas postagens com alegria. Entretanto, se não for abusar da tua paciência, tu poderias revalidar o link do CD 5 das sonatas de Beethoven com o Kempff? É uma lástima não poder apreciá-las, não concordas?

Fuchsia Regia

Carlinus disse...

Obrigado pelo comentário, pela presença e pelo carinho. Vou procurar o CD do Beethoven por Kempff.

Abraços musicais!

Anônimo disse...

olha,

fiz um pack com as interpretações que possuo [5 ao todo] e subi para o 4shared.

uma cortesia para ivanricardo e quem mais estiver interessado em comparar o que fizeram por aí com a k.379!

http://www.4shared.com/file/wuLVhEyu/sonata_k379.html?
rar file - 196mb
mp3 320kbps

Anônimo disse...

Sensacional, Lucio! Já estou baixando. Quando terminar te conto o que achei. Tenho somente duas gravações dela.

IvanRicardo

Anônimo disse...

Ufa! Quanta emoção... Não conhecia nenhuma destas. As gravações são boas e é até difícil escolher uma. Mas eu confesso que senti uma atração a mais pela gravação de Lupu/Goldberg, seu segundo movimento realmente parece ser melhor. E uma coisa eu digo, a maravilhosa 1ª seção do adágio realmente merece uma recapitulação, e apenas a dupla acima mais Banchini/Vasselinova fazem isso.

E obrigado também pela surpresa presente no arquivo “não leia”!

IvanRicardo

Anônimo disse...

mas que beleza...
então tivemos 100% de aproveitamento!!, eu que cheguei a pensar que d'essas você já houvesse ouvido pelo menos uma - que ótimo!

sobre as interpretações, minha subjetividade me leva a preferir a dupla seemann/schneiderhan, a delicadeza e o tempo d'eles me comovem de todo. [suspiro]

e... fiquei curioso!, quem são os interpretes das gravações que você disse ter? eu adoro essas sonatas de mozart [encabeçam minha lista de obras que mais ouço], quanto mais d'elas melhor!

Anônimo disse...

As únicas duas gravações que eu tinha eram justamente as presentes nas duas integrais do compositor: Grumiaux/Klien (Philips 180 CD’s) e Accardo/Canino (Brilliant Classics 170 CD’s).

Agora eu já tenho sete! Valeu!

IvanRicardo

Anônimo disse...

as integrais, claro!

eis aí um torrent que nunca tive coragem de encarar... mas essa do accardo tocando mozart eu quero ver! nunca reparei um cd d'ele que não fosse paganini-barroco italiano-bach.

o torrent da brilliant está devagar mas está indo; já o do grumiaux apresentou falha em dois arquivos... será que você poderia me ajudar aqui? o_O

em caso afirmativo, me faltam:
a faixa 13 do cd 1
12 variations in g kv359
e a faixa 21 do cd 5
sonata in f kv376 - rondo

só!
_____________
at lucio.medeiros@live.com

Anônimo disse...

Com certeza! Mas eu preciso que você me ensine a subir arquivos pelo 4shared. E se você quiser incluo também o Quarteto Nº1 WoO36, caso você não o conheça. É muito interessante compará-lo com a sonata.

IvanRicardo

Anônimo disse...

ivan...

pode me mandar em anexo por e-mail mesmo, ou se você quiser eu posso te dar o login de minha conta.

responde por e-mail que em minha réplica eu já mando a senha e as instruções caso você preferir pelo 4shared - que deve ser bem mais prático, eu acho!, já que muitos serviços de correio eletrônico têm limites de mbs por anexo.

e no quarteto estou muito interessado sim, hahaha! tenho gigas e gigas de beethoven e nada d'esse woo36... what a shame! ¬¬'

agradeço pela disposição.

Anônimo disse...

Rapaz, espera até a semana que vem. Meu computador não está muito bom esses últimos dias. Inclusive estou escrevendo agora de outro.

IvanRicardo

Anônimo disse...

Ah, eu me lembrei de uma coisa: você gosta de torrent? Passo aqui o link do volume 14 da Complete Edition da Deutsche Grammophon: http://isohunt.com/torrent_details/148118405/?tab=summary

Claro, se você quiser, baixe tudo. Tudo de Beethoven vale a pena, mas aqui, para não demorar muito, porque o que nos interessa agora é o maravilhoso Quarteto WoO36 Nº1, selecione apenas as três primeiras faixas do CD 1.

Quero saber da sua opinião!

IvanRicardo

Anônimo disse...

sem problemas!

também tive meus desafetos aqui esta semana - com a internet - e ademais, são apenas duas faixas extraviadas; posso esperar o tempo necessário.

e com os torrents, em verdade, sou traumatizado! haha perdi a conta de tentativas que pararam em x% ou que sequer saíram do zero! é horrível... mas, às vezes, é a única opção. tento tudo, se não der, cedo ao torrent! xD

vou conferir este aí!

Ángel Romero disse...

Hola, realmente aprecio que colocaras el link para descargar su álbum. :)