sábado, 12 de novembro de 2011

Dmitri Shostakovich (1906-1975) - Symphony No. 1 in F minor, op. 10 e Symphony No. 3 in E flat major, op. 20 'The First of May' (CD 1 de 12)

Dando uma pequena refrigerada nas ideias nesse feriado prolongado de Proclamação da República. Mesmo assim, as responsabilidades me perseguem. Ainda viajando, estou a elaborar provas. Tentei relexar um pouco. Resolvi ouvir esta caixa maravilhosa que está em meu notebook. Há algum tempo atrás eu tencionei postar as sinfonias do Shostakovich sob o comando de Haitink. Não consegui encetar o projeto - não desisti. Mas, dessa vez, resolvi levar a cabo o projeto com Kitajenko. Conheci esse maestro há muito tempo atrás, numa extraordinária interpretação da sinfonia no. 1 de Sergei Rachmaninov. A sinfonia de Rach ganhou em dramaticidade, em peso e em silêncios pertubadores. Não pude deixar de ficar curioso para ouvir o mesmo Kitajenko interpretando um dos meus compositores favoritos - o russo Shostakovich. O primiro CD traz duas sinfonias, diria "menores" do repertório de Shosta. A número 1, escrita quando Shosta era ainda um jovem estudante; todavia, o "menor" aplicado por mim não o é em sentido depreciativo. Emprego o termo, pois a partir da Quarta Sinfonia há uma sucessão de obras estupendas, de tirar o fôlego, no qual percebemos Shosta revelando Shosta. A número 1 é grande se aplicada a outro compositor, não a Shosta, que tirava mais e mais de si mesmo. A número 3, também conhecida como "Ao Primeiro de Maio" é um trabalho político, ideológico, esboçado numa sinfonia coral, homenageando a Revolução e o Dia do Trabalhador. O camarada Stálin deve ter ficado feliz! Mas o curioso desse trabalho é que mesmo em face de uma data festiva, dignificadora à jovem nação comunista, Shosta insere um aspecto sombrio capaz de gerar complicações e nos fazer chegar a conclusões pessimistas. Isso era Shostakovich. Serão ao todo 10 cds. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Dmitri Shostakovich (1906-1975) - Symphony No. 1 in F minor, op. 10 e Symphony No. 3 in E flat major, op. 20 'The First of May'

Symphony No. 1 in F minor, op. 10
01. I. Allegretto - Allegro non troppo
02. II. Allegro
03. III. Lento
04. IV. Allegro molto - Lento - Allegro - molto

Symphony No. 3 in E flat major, op. 20 'The First of May'
05. Allegretto
06. Piu mosso
07. Andante
08. Allegro
09. Andante
10. Moderato

Você pode comprar este CD na Amazon

Prague Philharmonic Chorus
Gürzenich-Orchester Köln

Dmitrij Kitajenko, regente

BAIXAR AQUI CD01

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog vivo!


2 comentários:

Anônimo disse...

Muito talentoso e de uma vivacidade esplêndida. Um gênio! Mas como a música está intrinsicamente ligada à linguagem, mensagem e sentimentos, não me agrada quando tudo isso está voltado para a propaganda comunista; ideologia tão criminosa quanto foi o nazismo. Shostakovich era uma espécie de funcionário da ex-URSS e se tornou útil a medida que difundia os ideais do Estado comunista.

Eduardo

akon disse...

Podrias publicar los demas cds?
Gracias y un abrazo.