segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Alexander von Zemlinsky (1871-1942) - Symphony No 1 in D minor e Symphony No 2 in B flat

Zemlinsky nasceu em Viena em uma família multicultural. Seu avô Anton Semlinski imigrou de Žilina, Hungria para a Áustria e casou-se com uma austríaca. Ambos eram de famílias católicas, e o pai de Alexander foi criado dessa forma. Já a mãe de Alexander nasceu em Sarajevo de um pai sefardita e de uma mãe Bosníaca muçulmana. Toda a família de Alexander foi convertida para o Judaísmo, e o compositor foi criado também dessa forma. Seu pai adicionou o termo aristocrático "von" em seu nome, ainda que nem ele nem seus antepassados eram de fato nobres. O compositor também passou a escrever seu sobrenome com um "Z". Alexander estudou piano desde cedo. Ela tocava órgão em sua sinagoga nos finais de semana, e foi aceito no Conservatório de Viena em 1884. Estudou piano com Anton Door, ganhando um prêmio em 1890. Na época, Zemlinsky também estudou composição e começou a escrever música.Um dos incentivadores do tabalho do compositor era Johannes Brahms: foi ele que recomendou à Simrock a publicação da obra Trio de Clarinetes (1896) do jovem compositor. Zemlinsky também conheceu Arnold Schoenberg quando este reuniu-se à Polyhymnia, uma orquestra em que tocava violoncelo e que ajudou a fundar em 1895. Os dois tornaram-se amigos próximos, e cunhados quando Schoenberg casou-se com Mathilde, irmã de Alexander. Zemlinsky ensinou a Schoenberg o contraponto, tornando-se o único professor formal de música que Schoenberg teve em vida. Em 1897, a Sinfonia nº 2 (cronologicamente a terceira, e por vezes referenciada dessa forma) foi um sucesso em sua estréia em Viena. Sua reputação como compositor foi auxiliada quando Gustav Mahler conduziu a estréia de sua ópera Es war einmal... em 1900. Um ano antes, Zemlinsky assumiu o posto de Kapellmeister no teatro de Viena. Também em 1900, o compositor conheceu e apaixonou-se por Alma Schindler, uma de suas alunas de composição. Apesar do sentimento ser recíproco, a pressão de sua família e de seus amigos em relação à Zemlinsky a fez terminar o relacionamento, casando-se com Gustav Mahler em 1902. Zemlinsky casou-se com Ida Guttmann em 1907, e seguido do falecimento de Ida em 1929, Zemlinsky casou-se com Luise Sachsel em 1930. Luise era quase trinta anos mais jovem que o compositor, e era sua aluna de canto desde 1914. Seu relacionamento com ele durou até o falecimento de Zemlinsky.Entre 1911 e 1927 foi maestro em Praga, estreando em 1924 com Erwartung de Schoenberg. Zemlinsky então mudou-se para Berlin, onde lecionou e trabalhou como maestro. Com a proeminência do Partido Nazista, foi para Viena em 1933, onde não assumir qualquer cargo oficial, concentrando-se em compor e realizar regência ocasionalmente. Em 1938 mudou-se para os Nova Iorque. Sofrendo uma série de derrames, parou de compor. Zemlinsky faleceu de pneumonia em Larchmont em 1942.

Daqui

Alexander von Zemlinsky (1871-1942) - Symphony No 1 in D minor e Symphony No 2 in B flat

Symphony No 1 in D minor
01. 1 Allegro ma non troppo
02. 2 Allegro scherzando
03. 3 Sehr innig und Breit

Slovak Radio Symphony Orchestra (Bratislava)
Ludovít Rajter, regente

Symphony No 2 in B flat
04. 1 Sostenuto
05. 2 Scherzo
06. 3 Adagio
07. 4 Moderato

Slovak Philharmonic Orchestra
Edgar Seipenbusch, regente

Você pode comprar este CD na Amazon

BAIXAR AQUI

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog vivo!


Um comentário:

Beto Toda Música disse...

Felizmente, redescobre-se este Mestre que foi Zemlinsky!

Situado entre Mahler e a primeira e segunda Escola de Viena, não adotou o atonalismo, tampouco o dodecafonismo, conservando traços da harmonia tradicional, mas chegando em suas últimas obras, aos limites da tonalidade.

Seus quartetos para cordas, revelam-se obras capitais da literatura quartetística.

Em relação as sinfonias 1 e 2, é notável ver como essas obras procuram conciliar influências combinadas de Wagner e Brahms.

Embora não tenhamos nenhuma outra gravação para comparação, achamos estas interpretações absolutamente convincentes no sentido de captarem o espírito do tempo em que foram compostas.

Mais uma vez, uma postagem de extrema qualidade.

Obrigado!