segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Gustav Mahler (1860-1911) - Sinfonia No. 6 em Lá Menor - "Trágica" e Sinfonia No. 8 in E flat major - "Sinfonia dos Mil" (CDs 7, 8 e 9 de 12)

Mais 2 sinfonias de Gustav Mahler. Surgem agora as colossais números 6 e 8. Estas duas sinfonias daria motivos para se escrever centenas de teses de doutorado pelo nível de complexidade. A Sexta, por exemplo, também chamada de "Trágica" é densa, de orquestração maciça e forte, é o resultado da angústia mahleriana frente à morte. O compositor descobrira que possuía um problema cardíaco e isso o levou a escrever este trabalho saturado de angústia. Já a número 8 é um trabalho que impressiona pelos números. Primeiro ela é conhecida como "Sinfonia dos Mil". É um trabalho em que notamos certa megalomania da parte do compositor. Ficou pronta em 1906. Um assomo de inspiração impregnou o compositor. A obra demorou apenas 3 meses para ficar pronta. Em execuções normais, chega a demorar mais de 80 minutos. Ou seja, uma hora e vinte minutos de uma viagem, baseada num poema medieval. Um coro gigantesco. Conforme informações, à primeira vez em que o trabalho foi executado, Mahler reuniu 1023 pessoas no coral. Algo impressionável. Nem mesmo Wagner pensou em algo assim! Sendo assim, não deixemos de ouvir estes dois fáusticos trabalhos! Boa apreciação!

Gustav Mahler (1860-1911) - Sinfonia No. 6 em Lá Menor - "Trágica" e Sinfonia No. 8 in E flat major - "Sinfonia dos Mil"

DISCO 07

Sinfonia No. 6 em Lá Menor - "Trágica"01. I. Allegro energico, ma non troppo
02. II. Scherzo
03. III. Andante moderato

DISCO 08

01. IV. Finale (allegro)

Chicago Symphony Orchestra
Claudio Abbado, regente

Sinfonia No. 8 in E flat major - Sinfonia dos Mil
02. Part I. Hymnus- Veni, creator spiritus

DISCO 09

01. Part II. Schluss-szene aus Faust

Você pode comprar este CD na Amazon

Berliner Philharmoniker
Rundfunkchor Berlin Prager
Philharmonischer chor

Claudio Abbado, regente

*Maiores informações sobre solistas no último post

BAIXAR AQUIparte1
BAIXAR AQUIparte2


*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda o nosso blog a permanecer vivo!

4 comentários:

Roberto disse...

Cara, adorei seu blog!
Parabens!!

Leonardo disse...

Nossa imagino eu o que a combinação do poder da Oitava Sinfonia, mais a maestria da Berliner Philharmoniker e a regência de Claudio Abbado vão resultar...

Autumnal Nostalgic disse...

ambrosia de dioses!!!! gracias de nuevo

Unknown disse...

Caro Carlinus,

Poderias fazer a re-postagem dessa caixa? Ficaria agradecida.