Que espetáculo de interpretação. Talvez, uma das melhores interpretações que eu já escutei dessa obra. Tenho escutado desde ontem. A Oitava, de Bruckner, é daqueles trabalhos que nos elevam enquanto humanos. Ao escutá-la, somos conduzidos a um mundo de perfeição. É o último trabalho sinfônico completo do compositor. Quando ele a escreveu, havia alcançado níveis de controle da arte de compor. Havia conseguido, finalmente, reconhecimento com a Sétima. A estreia se deu em 1892, quatro anos antes da morte do compositor.
O próprio compositor a chamava de "Die Kronung" - "A Coroação". Ou seja, ele tinha uma compreensão de que o trabalho era o ápice, até aquele momento, de tudo que ele havia escrito. O compositor iniciaria a escrita da Nona, que não conseguiria concluir. O quarto movimento ficou inconcluso.
A Oitava é uma reflexão poderosa que vai da condição trágica que nos conduz à morte à expectativa de transcendência. O primeiro movimento aponta para uma reflexão grave; uma marcha sombria que o próprio compositor associou ao anúncio inevitável da morte. O segundo movimento possui uma reflexão rítmica, quase militar, de evocação mística. Nota-se um contraste de uma beleza onírica e nostálgica. O terceiro movimento é um dos momentos mais sublimes da história do Romantismo. É possível enxergar a beleza, o indizível, o sublime. Bruckner nos aponta a eternidade. O quarto movimento é o triunfo, a apoteose, uma quase transfiguração.
Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!
Anton Bruckner (1824-1896) -
01. Bruckner_ Symphony #8 in C minor (ed.Nowak) I. Allegro Moderato
02. Bruckner_ Symphony #8 in C minor (ed.Nowak) II. Scherzo. Allegro moderato - Trio. Langsam
03. Bruckner_ Symphony #8 in C minor (ed.Nowak) III. Adagio. Feierlich langsam, doch nicht schleppend
04. Bruckner_ Symphony #8 in C minor (ed.Nowak) IV. Finale. Feierlich, nicht schnell
Ed. Nowak Edition
Berliner Philharmoniker
Lorin Maazel, regente
Você pode comprar este disco na Amazon
*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.
*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!

Nenhum comentário:
Postar um comentário