Sou um profundo admirador das sinfonias de Sergei Prokofiev. Gosto enormemente delas, principalmente da Quinta, que coloco entre as minhas sinfonias favoritas. Este disco apresenta duas sinfonias do compositor. A primeira delas é a "Clássica", escrita entre 1916 e 1917, em pleno contexto da Primeira Guerra Mundial e antes da Revolução Russa. O jovem Prokofiev tinha pouco mais de vinte anos e já desfrutava da reputação de enfant terrible da música russa. Em vez de seguir a tendência dominante de expandir a orquestra e aprofundar o romantismo tardio, decidiu olhar para trás.
O próprio compositor afirmou que imaginou como Joseph Haydn poderia escrever se estivesse vivo no século XX. O resultado é uma obra de proporções compactas, transparência orquestral exemplar e elegância formal admirável. No entanto, seria um equívoco considerá-la apenas uma homenagem ao classicismo. Sob a superfície refinada, encontram-se as marcas inconfundíveis de Prokofiev, principalmente com relação às modulações abruptas e o humor tão característico, tendendo à irreverência.
Já a Quinta, escrita em 1944, percebemos um compositor mais maduro, circunspecto, vivendo em um momento decisivo para o seu país. Após o retorno à União Soviética, experimentara anos difíceis. Os rigores do regime stalinista eram onipresentes. A Segunda Guerra estava em curso.
O compositor descreveu a Quinta como um “hino ao homem livre e feliz, às suas forças poderosas, à sua alma nobre e pura”. Embora essa declaração esteja alinhada com o discurso oficial soviético, a música revela uma profundidade muito mais ampla e ambígua. A sinfonia não celebra apenas a vitória militar; ela parece contemplar a própria condição humana diante da destruição e da esperança. Sua força transcendia a própria dimensão do regime vigente. Era um hino à humanidade, à força luminosa e incontida da expectativa por um tempo em que as grandes questões para o ser humano deveriam ser levadas em conta.
Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!
Sergei Prokofiev (1891-1953) -
01. Jascha Horenstein - Symphony No. 1 in D Major, Op. 25 _Classical__ I. Allegro
02. Jascha Horenstein - Symphony No. 1 in D Major, Op. 25 _Classical__ II. Larghetto
03. Jascha Horenstein - Symphony No. 1 in D Major, Op. 25 _Classical__ III. Gavotte. Non troppo allegro
04. Jascha Horenstein - Symphony No. 1 in D Major, Op. 25 _Classical__ IV. Finale. Molto vivace
05. Jascha Horenstein - Symphony No. 5 in B-Flat Major, Op. 100_ I. Andante
06. Jascha Horenstein - Symphony No. 5 in B-Flat Major, Op. 100_ II. Allegro marcato
07. Jascha Horenstein - Symphony No. 5 in B-Flat Major, Op. 100_ III. Adagio
08. Jascha Horenstein - Symphony No. 5 in B-Flat Major, Op. 100_ IV. Allegro giocoso
Colonne Concerts Orchestra
Jascha Horenstein, regente
Você pode comprar este disco na Amazon
*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.
*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!

Nenhum comentário:
Postar um comentário