domingo, 4 de outubro de 2015

Johannes Brahms (1833-1897) - Piano Concerto No.1 In D Minor, Op.15 e Piano Concerto No.2 In B Flat, Op.83

Este disco saiu recentemente - mês de agosto, se não estou enganado. Há em torno dele grandes expectativas. Primeiro por trazer os famosos e líricos concertos para piano de Johannes Brahms. Diria que são dois dos mais belos entre aqueles que já foram escritos. São por assim dizer a sobre-causa da perfeição. Em segundo lugar traz dois músicos latinos bastante respeitados no cenário da música erudita. Um da Argentina e o outro da Venezuela. Este conseguiu um amplo espaço e se tornou uma espécie de "astro pop" da música clássica; já aquele possui uma carreira de sucesso. Começou como pianista e se tornou, mais tarde, um grande regente. Aqui eles se reuniram em torno de um objetivo: fazer duas grandes apresentações. Acredito, todavia, que em muitos aspectos a gravação não foi assim tão grandiosa. Barenboim em alguns momentos se mostra "tímido". Os dois concertos alternam momentos de força, virtuosismo e muita, mais muita sensibilidade. Mas, parece que houve uma espécie de "dessintonia" entre regente e pianista. Inquiro-me: quem sou eu para tecer críticas a esses dois grandes monstros? Resta a audição! Resta a contemplação! É Brahms! E a simples menção desse nome já é motivo para humildade, para reflexões fundas. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Johannes Brahms (1833-1897) - 

Piano Concerto No.1 In D Minor, Op.15

01. 1. Maestoso - Poco piu moderato (Live)
02. 2. Adagio (Live)
03. 3. Rondo (Allegro non troppo) (Live)

Piano Concerto No.2 In B Flat, Op.83
04. 1. Allegro non troppo (Live)
05. 2. Allegro appassionato (Live)
06. 3. Andante - Piu adagio (Live)
07. 4. Allegretto grazioso - Un poco piu presto (Live)

Staatskapelle Berlin
Gustavo Dudamel, regente
Daniel Barenboim, piano

Você pode comprar este disco na Amazon

BAIXAR AQUI

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog vivo!

3 comentários:

Unknown disse...

O melhor blog de música clássica, parabéns seu trabalho é lindo, a forma como escreve os textos a respeito de cada compositor é magnífico.

Unknown disse...

Versiones muy lentas,por cierto sublimes,pero el mismo barbudo germano los tocaba más presto,me cansan los tempi taaaan largos en estas grabaciones,no me gustan.Tapirman.Gracias por publicar.

Anônimo disse...

Muchas expectativas tuve en este disco.Afortunadamente fueron satisfechas.Pero la grabación que Helene Grimaud realizara con A.Nelson me resulta insuperable de todas las que se realizaron en los últimos años.Saludos