segunda-feira, 22 de abril de 2013

Johannes Brahms (1833-1897) - Sonata No.1 In F Minor For Clarinet And Piano Op. 120 No.1, Sonata No.2 In E Flat Major For Clarinet And Piano Op. 120 No.2 e Trio In A Minor For Clarinet, Piano And Cello Op.114

Que disco bonito, meus amigos! Trata-se de uma música eivada de sentimentos, beleza e muita delicadeza. Aqui temos o velho Brahms destilando lirismo. Brahms compôs esse ciclo de peças para clarinete quando era um ermitão, já na fase final de sua vida. Interpretação belíssima dessas doces obras tão deliciosas quanto um caqui maduro. Hoje pensava sobre a eternidade. Existem pessoas que passam a vida inteira pensando em uma vida depois da morte e se esquecem de viver a eternidade a partir daqui. A eternidade começa aqui. Há muitos que esperam para vivê-la, para usufruí-la num mundo vindouro e se esquecem dessa realidade. Penso que a eternidade está próxima de nós: em um beijo apaixonado; em um abraço caloroso; no sexo gostoso que fazemos com quem amamos; no sorriso de uma criança; na alegria de um cachorro feliz ao ver o seu dono; em um campo florido; na sensação do vento que bate em nós; no balançar das folhas de uma árvore frondosa; a brisa gelada de uma manhã de outono; na música de Brahms, de Bach ou Beethoven. A eternidade é um convite a olhos sensíveis. Como dizia William Blake: "um tolo olha para uma árvore e ver apenas uma árvore; o sábio olha para árvore e ver um poema". E eu acrescentaria: "O sábio olha para a árvore e ver a eternidade". Ouvir este disco é ser invvadido por esta beleza tão funda, humanizante e eterna. Uma boa apreciação!

Johannes Brahms (1833-1897) - 

Sonata No.1 In F Minor For Clarinet And Piano Op. 120 No.1
01. I. Allegro Appas...
02. II. Andante Un Poco Adagio
03. III. Allegretto Grazioso
04. IV. Vivace

Sonata No.2 In E Flat Major For Clarinet And Piano Op. 120 No.2
05.  I. Allegro ...
06. II. Allegro Appassionato
07. II. Andante Con Moto
08. IV. Allegro

Trio In A Minor For Clarinet, Piano And Cello Op.114
09.  I. Allegro
10. II. Adagio
11. III. Andantino Grazioso
12. IV. Allegro

Você pode comprar este disco na Amazon

Martin Fröst, clarinete
Roland Pöntinen, piano
Torleif Thedéen, cello


*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela juda a manter o nosso blog vivo!

3 comentários:

Dirceu Scarparo Vargas disse...

Caro Carlinus
Hoje nos brinda com um Brahms sereno e um texto poético e existencial.Há muito os filósofos se perguntam De Onde Viemos? Quem somos? Para Onde Vamos? Se é Que Vamos? A maioria deles sugerem viver o presente,pois o passado já não existe e o futuro é incerto. Sómente o presente é real,hoje e agora.Grato pelas sábias palavras.Um abraço do Dirceu.

Carlinus disse...

Obrigado, Dirceu, pelas palavras.

Abraços musicais!

Bill disse...

Obrigado, amigo! Estou apenas recentemente descobrindo a música clássica, não obstante ter sido o primeiro tipo de CD de música que escutei em minha vida (ganhei Beethoven de presente do meu pai). O seu blog tem sido a maneira mais fácil de conhecer essa maravilha! Seus comentários são um plus, que só valorizam essa minha busca. Obrigado!