quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Dmitri Shostakovich (1906-1975) - Symphony No. 12 in D minor, op. 112 'The Year 1917' (CD 09 de 12)

Mais um CD desta maravilhosa caixa com as sinfonias de Shostakovich. Desta vez surge a controversa sinfonia no. 12. Gosto bastante dela. Embora haja quem não goste. É um trabalho com fins políticos. Foi feita em homenagem ao ano de 1917, data singular para o povo russo. Nessa data, os trabalhadores se unem, materializando o velho bordão de Marx em O Manifesto do Partido Comunista ("Proletários de todo mundo, uni-vos"). A Rússia foi o primeiro país a concretizar isso. Tal reunião de força de operários e homens comuns do povo, deu início a um dos maiores impérios que a humanidade conheceu - a União Soviética. E o mais curiosa de tudo isso é que era um país comunista. Ou seja, era possível construir uma antítese ao capitalismo. A Revolução de 1917 foi orquestrada por Vladimir Lênin, uma das personalidades mais significaticas de todo o século XX. Shostakovich dedicou a Sinfonia no. 12 ao líder da revolução bolchevique. Este trabalho de Shostakovich teve a sua estreia em 1961, sob a regência de alguém que tinha a maior intimidade com Shostakovich - Mravinsky. A leitura de Kitajenko ficou formidável. Sendo assim, não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Dmitri Shostakovich (1906-1975) - Symphony No. 12 in D minor, op. 112 'The Year 1917'
01. I. Revolutionary Petrograd
02. II. Razliv
03. III. Aurora
04. IV. The Dawn of Humanity

Você pode comprar este CD na Amazon

Gürzenich-Orchester Köln
Dmitrij Kitajenko, regente

BAIXAR AQUI

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog vivo!

4 comentários:

Unknown disse...

Este disco ultrapassa o sublime. Uma obra que até então não conhecia tão bem do compositor. Surpreendente! Posso não comentar sempre, mas sempre que possível verifico sua página.

Abraços Carlinus!

Rodrigo disse...

Olá Carlinus tudo bem? Quero te parabenizar pelo excelente blogue,sou seguidor assíduo.
gostaria de te pedir para repostar os cd's de nº 2 e 9 desta caixa das sinfonias integrais do Shosta com o Kitajenko,baixei toda coleção e só me faltam estes dois para completar;é uma pena que a caixa do Rostropovich também esteja com alguns links off,parece ser magnífica também.Desde já agradeço,um grande abraço!!!

Rodrigo disse...

Não sei o motivo de não ter publicado meu pedido mas de toda forma continuo visitante assíduo do blogue.
Obrigado!!!

Carlindo José disse...

Caro Carlinus, me desculpe o incômodo de pedir novamente a restauração de links, mas você poderia repostar este último disco com link off? Desde já agradeço.