segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Johannes Brahms (1833-1897) - The Complete Piano Trios - Clarinet Trio - Horn Trio

A música camerística de Brahms é uma faceta admirável. Sempre gestora de sensações de beleza, ao ouvi-la, sei que vou experimentar momentos de doce e melodiosa poesia. Quando escuto essa música evocadora, recordo-me do escritor gaúcho Érico Veríssimo, um dos grandes nomes da literatura brasileira no século XX. À frente, segue um trecho do livro Solo de Clarineta - vol.1, que recebeu esse nome graças ao "quinteto para clarineta e cordas de Brahms", que para o escritor gaúcho, conservava "a cor, som, a fragrância, o espírito, enfim, o outono". Érico afirma: "Tínhamos comprado um aparelho fonográfico de alta fidelidade de primeira ordem e dezenas (ou centenas?) de discos LP. Estava eu agora em plena fase bachiana e vivaldiana, sem prejuízo de minha afeição e admiração por Mozart. Deliciavam-me também as composições de certos músicos do seicento e do settecento não só italiano como também alemão e francês. Quem andava desconfiado comigo era Beethoven, que de certo modo eu havia abandonado. Eu tentava explicar ao Velho que algumas de suas composições, principalmente os últimos quartetos de cordas, agitavam demais minhas águas interiores, e que era só por isso que eu fugia de ouvir sua voz. Brahms que havia anos rondava a minha casa, acabou por entrar nela e lá ficou como um amigo íntimo, principalmente por causa de sua música de câmara. Duma feita, num clube feminino que nos recebia em sessão especial, a senhora encarregada de nos apresentar às companheiras veio até o canto da sala onde nos encontrávamos, para colher informações a nosso respeito. Impressionada com as inclinações artísticas da família, para guardar na memória as nossas atividades, murmurou: "Vamos ver... Mr. Veríssimo é escritor. A menina é atriz. O rapaz, músico...". Olhou para a minha mulher e perguntou: "E a senhora?". Mafalda sorriu: "Eu cuido dos três gênios" [o destaque é meu]. Uma boa apreciação!

Johannes Brahms (1833-1897) - The Complete Piano Trios - Clarinet Trio - Horn Trio

DISCO 01

Trio in B major for piano, violin and cello, Op 8
01. 1. Allegro con brio [14'51]
02. 2. Scherzo. Allegro molto [6'18]
03. 3. Adagio [8'03]
04. 4. Allegro [6'28]

Trio in E flat major for piano, violin and horn, Op 40
05. 1. Andante – Poco più animato [7'39]
06. 2. Scherzo. Allegro [6'39]
07. 3. Adagio mesto [6'44]
08. 4: Finale. Allegro con brio [6'17]

DISCO 02

Trio in C major for piano, violin and cello, Op 87
01. 1. Allegro [9'26]
02. 2. Andante con moto [7'33]
03. 3. Scherzo. Presto [4'23]
04. 4. Finale. Allegro giocoso [5'58]

Trio in C minor for piano, violin and cello, Op 101
05. 1. Allegro energico [7'07]
06. 2. Presto non assai [3'31]
07. 3. Andante grazioso [4'04]
08. 4. Allegro molto [5'17]

Trio in A minor for piano, clarinet/viola and cello, Op 114
09. 1. Allegro [8'10]
10. 2. Adagio [8'00]
11. 3. Andantino grazioso [4'34]
12. 4. Allegro [4'35]

Você pode comprar este CD na Amazon

The Florestan Trio
Anthony Marwood, violino
Richard Lester, cello
Susan Tomes, piano
Stephen Stirling, horn
Richard Hosford, clarinete

BAIXAR AQUI CD01
BAIXAR AQUI CD02


*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog vivo!

3 comentários:

Audentity disse...

Thank you!

Jorge Luis Argüero disse...

Buen Amigo Carlinus..!!

Muchas, muchas gracias...
Son Obras Maravillosas,
del "inmenso" Johannes Brahms.-
Recibe un Abrazo desde Buenos Aires.-
Saludo Cordial.-

Rodrigo disse...

Feliz por encontrar os links ainda ativos. Brahms é realmente maravilhoso. Abraço, Carlinus!