segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Shostakovich - Sinfonia No. 8 em dó menor, Op. 65 - "Stalingrado" - Link Revalidado

Postado inicialmente em 29/05/2009.

*Dessa vez, coloquei duas versões da Sinfonia no. 8 de Shosta - uma com Rostropovich e outra com Mravinsky.


Após alguns dias de não postagem da integral das sinfonias de Shostakovich, eis que volto à ativa. E desta vez apresento a Sinfonia No. 8. Para alguns, a melhor de todos as sinfonias que Shosta compôs. Pelo menos, na minha humilde opinião, penso que a 11 seja indescritível. A Oitava foi escrita por Shostakovich no ano de 1943, no auge da Segunda Grande Guerra, momento em que já haviam se passado 4 anos de assolação no continente europeu. O exército alemão avançava querendo Moscou. Mal sabia o que lhe esperava. À sua frente tinha Stalingrado - nome em homenagem a Stálin. À essa época, Mravinski era o regente da Orquestra Filarmônica de Leningrado. Segundo conta a história, Shosta a teria composto a Sinfonia no. 8 em homenagem ao maestro. Mas penso que o veio artístico de Shosta derramou-se a fim de denunciar os terrores da guerra. Ouvia há alguns instantes atrás. É de impressionar a taciturnidade da peça, cheia de silêncios, de nuances graves e trágicas. É como se fossêmos conduzidos por um cenário de desolação e morte. Na guerra não ha vida; apenas destruição. A gravidade da peça nos insere num ambiente de nebulosidade. Tenho esta sinfonia também com Mravinski. Qualquer dia desses eu postarei, assim como a 5, 6 e a 10. Boa apreciação. Quem quiser sentir um pouco um o que foi a Segunda Grande Guerra deve ouvir este retrato artístico de fidelidade realística.

Dmitri Shostakovich (1906 - 1975) - Sinfonia No. 8 em dó menor, Op. 65 - "Stalingrado"

1. Adagio. Allegro ma non troppo. Allegro. Adagio
2. Allegretto
3. Allegro non troppo
4. Largo
5. Allegretto. Allegro. Adagio. Allegretto. Andante

National Simphony Orchestra
Mstilav Rostropovich, regente

BAIXAR AQUI

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog vivo!

12 comentários:

Murillo Missaci disse...

Carlinus, no link de download diz que o arquivo foi deletado, reposta pra gente por favor, não podemos perder esse disco maravilhoso!

Carlinus disse...

Murilo, respostarei futuramente. Obrigado por ter avisado. O blog dispões mais de 800 links. Eu não saberia dizer quais estão e quais não estão funcionando. Peço, inclusive, a outras pessoas que me avise.

Não respondi à sua pergunta sobre a Cavalaria Rusticana, de Mascagni. Sim, possuo a obra. Inclusive tentarei postar ainda esta semana duas versões - uma versão Highlights com a Callas e a obra completa em outro momento. Se não vier a dá tempo, fica para a próxima semana. Mas pelo menos uma das versões vai saí.

Abraços musicais!

Murillo Missaci disse...

Ah sim, obrigado. Mas corrigindo, é a opereta A Cavalaria Ligeira de Franz von Suppé, e não a Cavalaria Rusticana de Mascagni, certo?

Abraços musicais!

Autumnal Nostalgic disse...

Por favor vuelve a subir esta sinfonía. Gracias

Satyaprakash Shankar disse...

Carlinus, este link es de Beethoven, y no es de Shostakovich...

O Resistente disse...

Acho que o link desta postagem está apontando para o concerto de Beethoven da postagem anterior.

Autumnal Nostalgic disse...

Muchas gracias por la resubida, esta música no desmerece para nada.

Autumnal Nostalgic disse...

Creo que hay un error en el link, pues dice "Beethoven - Violin Concerto - Menuhin, Klempere..rar", por favor verifica que es el link, gracias de nuevo

Carlinus disse...

Caros visitantes, perdoem-me pelo equívoco. Foi um erro carlino!

Um grande abraço!

Autumnal Nostalgic disse...

Ahora sí es, gracias!!!!

André disse...

Carlinus, este CD apareceu na coluna de links revalidados, mas continua com o link do Megaupload. Poderia checar, por gentileza?


Abraços.

Carlinus disse...

Ok! Obrigado!

Link consertado!