Sempre afirmei - ou, pelo menos, tive a impressão - de que Prokofiev é compositor o qual preciso ouvir com mais recorrência, mas nunca faço o suficiente. Suas sinfonias são mosaicos complexos e que explicam vários momentos da vida do compositor e do momento histórico em que ele viveu. Neste disco - que escutei mais de uma vez - encontramos duas extraordinárias sinfonias.
A primeira delas é de Número 1, conhecida também como "Clássica". O epíteto explica a intenção. Ela foi escrita em 1917. Prokofiev, ainda jovem, buscava criar algo que Haydn talvez pudesse ter escrito “se tivesse vivido até hoje”, como ele próprio afirmou. O resultado é uma obra leve, transparente, quase travessa: melodias que dançam com um frescor neoclássico, orquestração enxuta e um humor refinado que, mesmo com um pé no século XVIII, carrega o espírito modernista da vanguarda russa do início do século XX. Trata-se de uma música inteligente, que quase sorri, em sua leveza brincalhona.
Já a Sinfonia No. 5, uma das minhas sinfonias favoritas da vida, escrita em 1944, possui uma outra natureza; uma personalidade completamente outra. Escrita nos momentos decisivos da Segunda Guerra Mundial, ela está permeada por um peso dramático que se faz sentir nos primeiros lances de sua abertura. A obra ergue-se como um monumento: temas amplos, orquestra densa, crescendos que parecem carregar não apenas emoção, mas também o peso de uma época.
Não deixe de ouvir este excelente disco do selo Naxos. Uma boa apreciação!
Sergei Prokofiev (1891-1953) -
01. Symphony No. 1 in D Major, Op. 25, Classical - I. Allegro
02. Symphony No. 1 in D Major, Op. 25, Classical - II. Larghetto
03. Symphony No. 1 in D Major, Op. 25, Classical - III. Non troppo allegro
04. Symphony No. 1 in D Major, Op. 25, Classical - IV. Molto vivace
05. Symphony No. 5 in B-Flat Major, Op. 100 - I. Andante
06. Symphony No. 5 in B-Flat Major, Op. 100 - II. Allegro marcato
07. Symphony No. 5 in B-Flat Major, Op. 100 - III. Adagio
08. Symphony No. 5 in B-Flat Major, Op. 100 - IV. Allegro giocoso
Slovak Philharmonic Orchestra
Stephen Gunzenhauser, regente
Você pode comprar este disco na Amazon
*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.
*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!
Nenhum comentário:
Postar um comentário